Os Problemas com a Barba, e como Resolvê-los

4.2/5 - (1346 votes)

Você esta tenho problemas com a barba? Todo homem que deixa a barba crescer passa por algumas dificuldades e problemas que muitas levam a uma desistência dos pelos faciais, que por sua vez levam a outros problemas tão ruins quanto – experimente fazer a barba de qualquer jeito, e verá que os efeitos colaterais são tão ruins quanto deixar a barba crescer de qualquer jeito.

Se você esta tendo problemas com a barba, e deseja resolvê-los de forma fácil e adequada, hoje vamos te oferecer um guia completo, e bem prático para acabar com suas dificuldades. Essas e outras dicas você irá encontrar com mais detalhes lá no blog da Beard, então não deixe de fazer uma visitinha por lá depois de conferir nosso guia, certo?

Mas para apresentar as soluções, primeiro precisamos apresentar os problemas mais comuns que envolvem as barbas. Você vai ficar surpreso com quantos detalhes você pode não estar atento.

Os 10 Problemas com a barba mais comuns…

Todo homem passa ou já passou por problemas com a barba. A inexperiência, até mesmo aquele pequeno orgulho em não depender de tantas coisas para deixá-la bonita são algumas das razões que o levam a situações desagradáveis com os pelos faciais.

Se você identificou com pelo menos 3 problemas com a barba das que iremos listar adiante, é certo que seus problemas são bem mais frequentes, e podem ser evitados de maneira muito prática. Veja se não é este o seu caso nas situações seguintes.

1 – Barbas Desproporcionais

Um dos problemas com a barba mais comuns, e que pode se relacionar com o item a seguir, é de que elas podem ficar numa proporção nada adequada se não tiveram cuidados anteriores. Isso incluir assimetrias no bigode, nas costeletas, ou mesmo no pescoço, com áreas mais cheias do que outras.

Isto pode ter ocorrido por uma falta de cuidado anterior, uma má aparação, ou mesmo a um estilo de barba que não se encaixou muito bem ao seu rosto. E sobre este aspecto…

2 – Sua Barba não combina com você

Não é preciso ir muito a fundo para perceber este problema. Por mais que existam muitos tipos de barba, nem todos podem se encaixar ao seu rosto, devido a várias características individuais. Se por algum motivo você se sente incomodado com sua barba, mesmo que ela não apresente falha alguma, é bem provável que o estilo dela não combine com você.

3 – Cuidados exagerados…

Problemas com a barba, cuidados exagerados.

Não há problema algum em cuidar muito bem da sua barba, na frequência certa e com os produtos certos. Porém, mesmo usando tudo que tem direito, você ainda não chegou a um resultado satisfatório, e certos problemas com a barba podem continuar acontecendo.

O exagero nos cuidados nunca é bom, sobretudo se você ainda não sabe como cuidar da barba de maneira apropriada. Mais do que utilizar muitos produtos, é importante usar os produtos certos, nos momentos certos. E vamos te mostrar isto mais adiante.

4 – … E cuidado algum

Indo completamente na contra mão, a falta de cuidados com a barba é tão grave quanto usar produtos sem uma ordem ou de maneira exagerada. Uma barba mal cuidada é bem fácil de ser notada: algumas falhas pelo rosto, desgranhada, talvez até suja, mesmo que a molhe sempre no banho…

Cuidado nenhum, lhe trará muitos problemas com a barba, o que pode com prometer a sua imagem! Já pensou nisto?

Se você quer que ela cresça com qualidade, precisa estar sempre de olho nos detalhes e usar os produtos adequados, tal como fazemos com os cabelos.

5 – No inverno ela pode incomodar bastante

Neste caso o problema com a barba não é necessariamente sua culpa. Mesmo com todos os cuidados, a barba no inverno pode ser um problema e tanto: ainda que ela esquente o rosto, a coceira e o vermelhidão que surgem podem levar todo o cuidado dedicado por água a baixo.

Para que isto não ocorra com você, basta seguir algumas dicas simples:

Desta forma, você consegue proteger sua barba dos rigores do inverno.

6 – Sempre existem aquelas piadinhas

Seja você barbudo ou não, alto ou baixo, gordo ou magro, e qualquer outro detalhe irrelevante, vão ter aquelas situações em que as piadinhas com a barba surgem, e se elas são inofensivas por um lado, por outro a frequência pode ser um tanto incômoda. E se você não tem muita paciência… Bem, já sabe o ponto que queremos chegar, certo?

Aqui, vamos apenas ser maduros o suficiente para não cair nas piadinhas. E convenhamos, existem muito mais motivos para ter barba do que não ter, e isso inclui não apenas salvar vidas, mas deixar sua namorada nas alturas. Dá só uma olhada nesses artigos para saber o quanto.

Deixar a barba mais sexy para a namorada(o)

7 – Não saber quais os produtos adequados

Complementando um problema anterior, o exagero no uso de produtos para barbas muitas vezes está relacionado a falta de conhecimento dos produtos certos para cada momento, levando a escolhas absurdas e bem longe da curva. De forma paralela, está o uso inadequado de poucos produtos, que não geram os resultados que deveriam.

Vamos apresentar uma ordem simples para você, mas já já.

8 – A confusão na hora de aparar ou fazer

Problema com a barba está na hora de aparar ou fazer

Aparar a barba, ou fazê-la? Existem diferenças bem óbvias entre as duas atitudes, mas ambas possuem uma característica em comum: a dificuldades em realizar o processo, principalmente se existem más experiências, ou ainda uma falta delas.

Não é por acaso que uma barba desalinhada, ou pior ainda, os efeitos pontudos ocorram de forma tão fácil. Assim como cabelos cortados de uma maneira errada perdem seu valor ao longo do tempo, as barbas mal feitas levam um bom tempo para se recuperar.

9 – Os pelos adolescentes…

Se você já passou dos 25 ou mesmo 30 anos, e reparou que sua barba não fecha completamente, e mesmo as áreas mais proeminentes não crescem muito, pode ser um sinal bem claro de que sua barba não vai crescer muito além do que já está, mesmo com o auxílio de produtos. Neste caso, a cara limpa pode ser melhor…

10 – Não saber como estimular seu crescimento

Uma barba bonita vem não apenas de um bom tratamento, mas de um estímulo constante da raiz até a ponta dos pelos faciais. Este incentivo aos pelos se dá através dos produtos usados corretamente, e até mesmo de uma boa alimentação. Por isso, saber o que cada um deles oferece a sua barba é necessário para um bom crescimento e tratamento.

… E as 7 Soluções para Resolvê-las

Sem seguir o jargão de uma certa marca de produtos para os cabelos, não vamos apresentar uma, mas sete soluções para a maior parte destes problemas com a barba. Soluções práticas, que todo homem barbado pode e deve ter.

1 – Lave e Apare a Barba com Frequência

problemas com a barba? Então lave e apare a barba com Frequência

A barba precisa ser lavada com uma boa frequência se quiser deixá-la cheirosa, e até mesmo lisa e macia. Um shampoo próprio para barbas, e de preferência de acordo com sua tonalidade, é a maneira mais simples de conseguir este efeito, mas existem outros produtos tão importantes quanto, como veremos mais adiante.

Aparar a barba é outra tarefa que precisa ser feita no tempo certo, para ter uma barba de acordo com seu estilo, e até mais fácil de ser cuidada. Para tanto, é preciso uma tesoura própria para a tarefa, e dependendo do seu estilo, uma navalha. Não é por acaso que, para quem deseja um estilo único, costuma procurar por uma ajuda especializada.

2 – Se não souber apará-la, procure um Barbeiro

Procure um barbeiro para resolver seus problemas com a barba!

Não é vergonha alguma não saber aparar a barba, principalmente se você quer um estilo especia para ela. Nestes casos, uma barbearia de qualidade é a melhor saída para um visual bem feito, que pode ser complementado com seus cuidados em casa.

E quanto a escolha do barbeiro, procure boas referências, e se possível, indicações de amigos barbudos para não cair em armadilhas. Alem do que hoje em dia, ir na barbearia é uma experiêmcia diferenciada!

3 – Saiba qual a ordem para usar os produtos

Você não pode simplesmente usar todos os produtos para barba de uma vez achando que eles vão surtir efeito imediatamente, e ao mesmo tempo. É importante seguir uma ordem dentro da rotina, para que todos os produtos sejam bem aproveitados,

A ideia é seguir os seguintes produtos:

  • Shampoo para Barba:
    Use durante o banho, assim como faz com o shampoo para cabelos. Lava a barba na mesma frequência que lava seu cabelo.
  • Balm para Barba:
    É muito importante para dar nutrientes a barba, e assim deixá-la macia. Passe sempre depois do banho, ao menos 3 vezes por semana.
  • Cera para Bigode:
    Seu uso é opcional, variando com o visual que deseja para sua barba. Assim como o balm, use após o banho, e de preferência antes de sair – assim os efeitos serão mais bem aplicados.
  • Óleo para Barba:
    Uma opção mais cosmética, o óleo para barba vai atribuir mais cheiro para sua barba, e mantê-la protegida de alguns efeitos climáticos. Seu uso também é recomendado antes de ir para ambientes exteriores, para conseguir tais efeitos com mais eficiência.

4 – Escolha os produtos certos para seu estilo de barba

Você não deve escolher qualquer produto para sua barba. Fatores como a tonalidade, o volume da barba, e o estilo que deseja atribuir a ele são importantes ao definir as opções que vão deixá-la do jeito que deseja. E obviamente, marcas e referências também são necessários para seu custo benefício.

5 – Defina um estilo que caia bem em seu rosto

Defina o estilo de barba para evitar problemas com a barba futuramente

Existem vários tipos de rosto, dos mais triangulares e finos, até os mais quadrados e rústicos. Este tipo de detalhe vai ajudá-lo a definir uma barba mais de acordo com seu rosto. Por exemplo, uma barba que destaque o cavanhaque cai muito bem em rostos triangulares, enquanto uma barba cheia é mais adequada para rostos quadrados e redondos.

Tem um post muito bom na Beard sobre os vários tipos de barba, não deixe de conferir.

6 – Crie hábitos regulares para os cuidados com a barba

Mais do que apenas lavar a barba, manter os hábitos de limpeza, assim como faz com os cabelos, dentes ou mesmo unhas, é essencial para conseguir um exemplar bem feito da mesma. Esta frequência pode variar de acordo com o tamanho e tipo de barba, mas é importante seguir as sugestões vistas acima.

7 – E quanto as piadinhas…

Bom humor e irreverência geralmente são as chaves para cortar qualquer tipo de piada ou gracinha. E se cuidar bem da sua barba, escolhendo o tipo que mais combina com você, usando os produtos certos na frequência certa, essas tentativas de desanimá-lo com o tempo serão formas de mostrar o respeito e o apreço pelo seu visual.

Todas essas dicas servem de maneira muito simples para acabar com os problemas da sua barba. Além de garantirem um visual de respeito, você perceberá que as transformações irão bem além da barba.

Experimente buscar novas possibilidades com sua barba, você não vai se arrepender.

Você pode se cadastrar em nossa newsletter para receber os conteúdos com exclusividade.

Newsletter


Comments

    1. Post
      Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *