Fizemos uma lista definitiva com os 7 produtos que um barbeiro deve usar para cuidar bem dos seus clientes! Venha com a gente e prepare a sua checklist para conferir se a sua barbearia está com tudo em cima. O que não pode faltar em uma boa barbearia? Além de, claro, barbeiros feras e super capacitados? Isso mesmo, produtos de qualidade, afinal de nada vale um corte maneiro se a finalização não estiver à altura, certo?
Os produtos que um barbeiro deve usar sempre
Para deixar seus clientes com barba e bigodes de respeito e bem satisfeitos, não adianta somente um barbeiro bom no que faz. Se a sua barbearia não investir nos produtos certos para cuidar dos fios e garantir o efeito desejado, há grandes chances de o cliente nem mesmo notar o corte da barba como tão bacana assim — aí está o grande poder dos cuidados que começam desde o lavar até uma finalização de responsa! Bora lá?
1. Shampoo para barba
Amigo, não precisamos nem nos alongar sobre o erro fatal de usar shampoo para cabelos na barba, certo?
Você como barbeiro top que é sabe que os produtos destinados aos cabelos ressecam a pele e os pelos do rosto, podendo causar problemas maiores como caspas, tínea, queda de pelos, entre outros.
Por isso, é indispensável o uso os shampoos específicos para barbas — e até mesmo aqueles 2 em 1 (cabelo & barba), que são desenvolvidos exatamente para serem usados no rosto, suprindo as necessidades específicas que as barbas têm, como: controle de oleosidade, limpeza profunda e, claro, evitando as alergias e coceiras.
2. Gel de barbear
Para fazer o desenho das barbas e retirar os pelos nos locais onde eles não devem crescer, é muito importante usar produtos que amoleçam o fio e preparem a pele para a ação da navalha, certo?
O que muitos barbeiros não sabem é que existem ótimas alternativas às espumas de barbear, que por sua consistência opaca, não permite um acabamento mais exato.
O gel de barbear, além de amolecer os fios, preparar a pele e hidratar, por sua transparência, permite uma melhor visibilidade, garantindo um barbear mais preciso. O resultado? Cortes incríveis e clientes satisfeitos!
3. Balm
Entre os produtos que um barbeiro deve usar, o Balm definitivamente não pode ficar de fora da bancada!
Depois de ter mandado ver no desenho e no corte da barba, nada melhor do que aplicar o Balm para alinhar os fios e dar refrescância e aspecto de barba bonita, macia e bem tratada. Nas barbas mais longas, ele ainda dá volume e textura mais suave, possibilitando que você modele sem perder a naturalidade e o movimento dos fios.
O Balm é a verdadeira carta-curinga dos barbados: dá um acabamento sem brilho garantindo um visual natural, controla os fios, hidrata e o melhor, pode ser usado tanto em barbas curtas quanto em barbas longas, por não causar oleosidade à pele.
Ah, e aqui vai mais uma dica: alguns Balms que possuem consistência transparente, também são ótimas alternativas às espumas de barbear, garantindo hidratação e precisão na hora do corte. Pode apostar sem medo de errar, os clientes vão querer até levar para casa!
4. Pente de madeira
Da série acessórios que um barbeiro deve usar, o pente é indispensável para manter a ordem nos pelos do rosto, seja na hora de finalizar o corte ou simplesmente para desembaraçar antes de começar a cuidar da barba. Mas isso não é nenhuma novidade para você, não é?
O importante aqui é o seguinte: o pente tem que ser de madeira! Isso porque ele retira a eletricidade estática dos fios, reduzindo a rebeldia e diminuindo a incidência dos nós. Além disso, os pentes de madeira distribuem melhor a oleosidade natural da barba, evitando que se acumulem na raíz.
Mais do que na barbearia, o pente deve ser usado pelo cliente também no dia a dia para garantir uma barba alinhada e bem organizada! Deixe a dica para os seus!
5. Condicionador para barbas
Falando em desembaraçar os fios… essa pode ser a parte chata para muitos barbeiros e clientes, afinal, ninguém gosta de pegar uma barba feito ninho de guaxe, para desembaraçar, né? O fio quebra, o cliente sente dor e o aspecto fica horrível.
Para evitar todo esse transtorno, o condicionador para barba pode ser a solução. Ele faz com que a barba fique mais sedosa e macia, facilitando o pentear. Seu uso é bem simples, basta aplicar o produto depois da lavagem e esperar 5 minutos e, em seguida retirar.
Mas, é bom avisar ao cliente que decidir levar o produto para casa: não se deve aplicá-lo frequência diária, pois pode causar oleosidade o aparecimento de caspas. O ideal é usá-lo de 2 a 3 vezes por semana.
6. Óleo para barba
Não é raro que os clientes mais barbudos cheguem à sua barbearia reclamando do ressecamento da barba e aspecto de “lixa” dos pelos, certo? Isso acontece devido o distanciamento do fio da pele, a fonte natural de oleosidade para a barba. Para evitar esse aspecto de desleixo e desordem, o óleo para barba é milagroso!
O ideal é que ele seja usado após a lavagem da barba, depois do corte e quando ela já esteja seca, passando, em seguida, o pente de madeira para que os fios absorvam o óleo. Além do cheiro muito agradável que ele deixa, ajuda a hidratar, fortalecer e dá brilho. Ou seja, é um finalizador e tanto e produtos que um barbeiro deve usar!
Mas, atenção. Não é todo cliente que pode usar o óleo. É importante que ele seja aplicado somente na extensão do fio e não diretamente na pele — por isso, homens com barbas curtas devem optar pelo balm ao invés do óleo para evitar problemas com a oleosidade — e em pequenas quantidades.
7. Cera para bigodes
Mais um da série finalizadores incríveis e produtos que um barbeiro deve usar, as ceras são indispensáveis para barbeiros que querem cuidar bem dos seus clientes e criarem visuais incríveis.
Isso porque o bigode é um ser com vida própria. Pode acreditar! Ele cresce e, de repente, começa a ter suas próprias vontades. E, para contê-las, só existe um produto: as ceras para bigodes!
Seu objetivo é justamente esse, domar os pelos acima da boca e possibilitar visuais marcantes, elegantes e inovadores — ou simplesmente garantir que os pelos não comam junto com seu cliente. É muito fácil de usar: basta uma pequena quantidade, esfregue-a entre os dedos para esquentar e aplique no bigode, moldando como o cliente preferir.
O resultado é surpreendente. Cliente satisfeito e bigode no lugar!
O universo da barbearia tem ótimos produtos que um barbeiro deve usar para cuidar dos seus clientes. Se você apostar nesses que listamos, com certeza seus clientes sairão da sua barbearia com as barbas bem cortadas, incrivelmente finalizadas, com uma textura tão macia que nem eles vão acreditar — suas namoradas/ seus namorados então… vão pirar de vez — e o melhor: vão querer voltar todo mês, indicar para os amigos e… sucesso na sua barbearia!
Gostou das nossas dicas de produtos que não podem faltar na sua bancada? Assine nossa newsletter e não perca outros conteúdos para deixar sua barbearia ainda mais bacana!
Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.
Comments
otima divulgacão amigo, gostei bastante.
vou me tornar um bom barbeiro ainda, até chegar ao meu sucesso.
Sou barbeiro iniciante e essas dicas me ajudam e muito. Sobre os pentes e etc muito bom este artigo mesmo.
Agradeço
BOM DIA AMIGOS BARBEIRO, GOSTEI MUITO DA INFORMAÇÃO, SOU NOVO NESSA NO MUNDO DO BELEZA.
Sou Barbeiro. Usar pente de madeira em barbearia, discordo! Pentes de madeira são ótimos, mas é um item para uso pessoal, pois a madeira absorve oleosidade da barba, portanto não é higiênico o uso coletivo do mesmo (mas é bom ter para venda na barbearia). Uso em barbearia, melhor opção é pente de carbono.
Author
Daniel, falou tudo, alem do pente de carbono, o de osso também é bem bom.