Descubra 13 Tipos de bigode estilosos pra você não fazer feio em 2017

Tipos de bigode mexicano, chines, fino e outros
4.4/5 - (1660 votes)

Apresentaremos a você agora os mais variados tipos de bigode, desde os bigodes mais estilosos aos mais excêntricos. Mas não estamos aqui só para falar do bigode, mas sim de todo um estilo de vida em torno desse acessório masculino.  O mustache, como é conhecido nas terras gringas ainda faz muito sucesso, basta você reparar em qualquer filme americano, você verá um frondoso bigode!

Qual homem nunca sonhou em cultivar um belo bigode pelo menos uma vez na vida. Se você discorda, pare e pense bem: quantas vezes você já desejou ter um mustache invejável, mas teve medo da reação das pessoas, principalmente das mulheres?

A  campanha Movember tem com principal característica o crescimento dos bigodes, mais até do que as próprias barbas. Então, está na hora de deixar o preconceito e o medo de lado e cultivar um destes, que é um dos maiores símbolos de elegância e masculinidade. E aqui entre nós: estilosos, ousados e hipsters são os que cultivam os tipos de bigode de formas diferentes do habitual! Eles conseguem com uma parte tão específica da barba a atenção para todo o visual. O homem de bigode Tom Selleck que o diga.

E, se você ainda acha que as mulheres não gostam de bigode, pense quantas você já não viu usando alguma roupa ou acessório com o desenho de um belo mustache? Para se preparar para o grande mês de novembro, além de ter umas boas ideias para o seu visual, aqui vão 13 idéias de bigodes para incorporar na sua barba. Você pode aplicar de uma forma individual, ou com o restante da sua barba, você decide. Se você achar que não consegue modelar barba cabelo e bigode, não se acanhe e procure o amigo barbeiro.

Sumário

tipo de bigode

Recentemente, o bigode voltou com tudo e nos mais variados estilos, desde jogadores de vólei como o Giba, jogadores de futebol Willian bigode e Valdir bigode a musicas de funk “Bigode grosso“. E tem os mais diversos tipos de bigode, como o bigode mexicano, o bigode chines fu manchu, entre outros. Ter bigode é um estio um tanto quando clássico porem requer muita manutenção, seja aparando o bigode, modelando, usando uma cera para bigode, enfim é um tipo de barba que da mais trabalho que as outras na manutenção diária. Mas não somente isso o bigode e barba tem que combinar, assim com cabelo e barba. Quem sabe com tando prestigio a este acessório labial masculino, não descobrimos o canto de bigode?

Qual a origem do bigode?

Caneca bigode mustache Beard

De acordo com o dicionário

Caso provável origem desde “bigoth” é “visigoth” – os visigodos, que viviam na Península Ibérica e eram conhecidos pelos grandes bigodes. Em britânico, “bigot” é alguém intolerante no sentido de opiniões diferentes, o que condiz com em direção a nomeada dos visigodos.

Historicamente, pode manifestar-se que o bigode é um traço facial que tende na direção de identificar diferentes culturas. Na sociedade ocidental o bigode caiu em desuso nas últimas décadas, sendo mudado em uma crescente exigência a limpeza visual. O homem de bigode nesta época entrou em extinção, só os mais ousados usavam o troféu no rosto. Criou-se até uma tendência de usar a barba sem bigode, imagina só…

Não é disparatado manifestar que essa sociedade global associa o bigode em direção a pequeno número de fenômenos sociais que não dependem da geografia. Teve grande prestígio na sociedade do século XIX e primeira metade do século XX. Lá utilização demonstrava ostentação socioeconômica e tinha uso quase que obrigatório entre os homens dentre grande prestígio no interior de período citado.

No século XXI, o bigode virou hit provavelmente graças ao movimento Movember, que o usa para promover com destino a descortino em discordância o câncer desde próstata. Algumas marcas apoiaram o movimento lançando produtos inspirados no bigode e seu formato, principalmente. Assim, o bigode virou moda entre as mulheres (canecas, estampas, adesivos, brincos, colares fantasias de carnaval, mulher de bigode, etc.).

Qual são os tipos de bigode para o seu visual

Os bigodes com pontas modeladas, aqueles penteados, estão na moda. Artistas como Alexandre Nero, Caio Castro e Johnny Deep já deixaram seus bigodes crescerem bem penteados.

Em uma pequena pesquisa feita pelo Hora H, 68% das mulheres entrevistadas falaram que gostam de homens com bigode acompanhados de cavanhaque ou barba completa. Se você tem medo de cultivar um bigode, comece incrementando um visual com cavanhaque ou barba e chegue ao seu mustache com calma.

O bigode depende muito da personalidade do homem. Ele cria características muito próprias que determinados homens não se sentirão bem. Apesar disso, o bigode traz uma forte associação à masculinidade e seriedade do homem moderno.

Confira essas inspirações de bigode para te ajudar a decidir:

1 – O Filósofo

bigodes o filósafo

Inspirado na figura do filósofo Frederich Nietzsche, esse bigode é um dos mais difíceis de manter, e ao mesmo tempo, um dos mais imponentes. Trata-se simplesmente de deixar o bigode crescer até o limite dos lábios, e deixá-lo tão volumoso quanto o restante da barba, o que fica mais chamativo quando apenas ela ostenta o seu rosto. Use uma boa cera para bigode, além de uma tesoura para manter a aparação adequada principalmente quando for comer.

2 – O Velho Inglês

bigode O Velho Inglês que precisa de um pente para barba

Esse é clássico na figura do mordomo inglês. Este é um bigode longo, bem dividido no centro. Quando cresce, ele é puxado para os lados, se afinando. As pontas são puxadas para cima, fazendo uma pequena volta que só não se equipara ao bigode de Salvador Dali, que mostraremos adiante. É uma ótima pedida caso não queira um bigode muito grande. Esse tipo de bigode, o Velho Inglês requer sempre uma boa cera para manter ele fora da boca :).

3 – A Morsa

bigodes A Morsa

Se você achou desafiador o estilo filósofo, vai ver que o estilo Morsa é outro nível. E aqui vai um aviso: este é o visual que só é válido para aqueles caras que possuem a barba mais cheia naturalmente. Aqui o bigode Morsa passa a boca, chegando na linha do maxilar, e fazendo uma volta parecida com a do bigode inglês. Se for careca ou tiver uma cabeleira longa, o visual fica ainda mais foda.

4 – Estilo Dali

bigode Estilo Dali com cera para bigode

A referência ao artista não é a toa, pois foi ele que inventou esse bigode francês . Bem fino acima do lábio superior, e com suas pontas viradas para cima, o característico bigode de Salvador Dalí foi tão icônico quanto a figura do pintor, e até hoje inspira visuais na ficção, e em alguns outros artistas e hipsters que tem nele uma grande inspiração. Este com certeza precisa de muita cera para bigode e quem sabe algo mias?

Para conseguir um efeito como esse é necessário que você use bastante da sua cera para bigodes.

5 – Lápis

bigodes Lápis ou bigode de trocador

Esse é um bigode fino é um pouco mais delicado de ser feito, por pedir um mais cuidado na manutenção. Dividido no meio, esse bigode Lápis faz duas linhas bem finas em cima do lábio superior, mas que devem ser raspadas de forma bem fina. Uma boa referência é o ator César Romero, que fazia o Coringa naquela série antiga do Batman. Este com certeza terá vários comentários, inclusive no Brasil e este bigode fino é conhecido popularmente como “bigode de trocador”.

6 – O Bigode de Charles Chaplin

bigodes estilo Charles Chaplin

Poderíamos dizer também que é o bigode do Hitler, mas não ficaria legal. Lá fora ele também é chamado de “Escova de Dentes”, já que o formato lembra um pouco a cerdas da escova. Bem, independente das referências, o bigode Charles Chaplin é um bigode curioso principalmente para quem tem um rosto mais angular. As pontas são raspadas, deixando o bigode mais fechado em um formato de trapézio.

7 – Handlebar

bigodes Handlebar com cera de bigode

Esse era o bigode mais usado no começo do século XX, e é engraçado que hoje ele se associe a figuras muito características dessa época, como boxeadores, leões-de-chácara, ou mesmo artistas de circo. Seja lá qual for a referência, o bigode Handlebar também é um bigode complicado de ser mantido. Além de ter pelos faciais mais volumosos, você precisa apará-los bem antes de fazer as voltinhas com uma cera para bigode.

8 – Fu Manchu

bigode chines Fu Manchu

Se você tem uma barba mais fina, ou até mais lisa, você pode adotar esse bigode tão expressivo vindo direto do oriente. Ou melhor, de uma história inspirada na cultura chinesa, o Dr. Fu Manchu. Este estilo de bigode chinês é único, bigode fino com seus fios longos e finos também que passam a linha da mandíbula, e que se combinado com um rosto mais triangular, o bigode Fu Manchu pode exaltar ainda mais suas características.

9 – A Ferradura

Giga com bigode ferradura

Se você gostou do Fu Manchu, mas seu bigode é muito mais volumoso a ponto de não ficar da mesma forma, a solução para você é a versão ocidental dele. Também conhecido como bigode Ferradura, ou ainda como uma variação bigode de Mexicano, ele é feito com a mesma ideia do Fu Manchu, com o bigode alcançando a linha do maxilar. E assim como o bigode oriental, é legal que deixe apenas o bigode, tirando todo o restante da barba, para que fique ainda mais chamativo. Esse estilo de bigode causou polemica nacional qual o jogador de vôlei Giba o usou e foi duramente criticado porem, como um bom barbudo disse que ficariam sim com o bigode e pronto!

10 – Estilo Tom Selleck

bigode no estilo Tom Selleck

E claro que não poderia faltar um dos principais representantes dos bigodes nos tempos passados e atuais. Mais conhecido como estilo pincel, esse bigode cobre apenas um pouco a linha do lábio superior, e precisa ser aparado apenas para que não entre na boca. Na dúvida de como fazer, é só dar uma olhada no visual do ator na época que o popularizou, a série “Magnum”. Este tipo de bigode com certeza precisa de uma manutenção com cera de bigode e uma tesourinha.

11 – Bigode Mexicano

Danny Trejo's e seu bigode mexicano

Talvez o símbolo mais icônico da barba mexicana. Do bigode estilizado até o mais volumoso, eles são partes da cultura deste país, mostrando um pouco de como é a visão do homem local: rústica, mas muito honrada. Ao escolher o bigode mexicano perfeito para seu estilo, você deve pensar em mantê-lo sempre bem definido, para isso não esquece de dar aquela moldada e hidratada com ceras de bigode. Ficou mundialmente conhecido depois da popularização da Lutcha Libre mexicana.

Você vai encontrar muitos estilos de bigode mexicano, vamos destacar dois por aqui. Um é o bigode fino, mais extenso, que muitas vezes se confunde com um cavanhaque por passar um pouco da linha dos lábios. O já citado ator Danny Trejo é um dos seus usuários, e durante um tempo, o lutador de Wresting, Hulk Hogan foi outro icônico portador do bigode.

O outro exemplo vai para aquele bigode um pouco mais volumoso, que precisa apenas de uma aparação constante para não ficar exagerado. Entre o melhor exemplo, está o ator Ramon Valdez. “Ah, mas por que você não fala logo que é o…”, não precisa. Digite no Google, e você mata a charada.

12 – Estilo Adolf Hitler

bigode Adolf Hitler

Todo mundo queria saber, mas enquanto Adolf Hitler era vivo ninguém teve coragem de perguntar qual foi a inspiração para manter o bigode que se tornaria a marca registrada de uma das criaturas mais sinistras da face da Terra. Depois de morto, ficou mais difícil ainda descobrir. Em 1923, Dr. Sedgwick, secretário de imprensa de Hitler aconselhou-o a perder a sua imagem de marca, o seu bigode. A resposta firme de Hitler era que “Se não é a moda agora, será mais tarde, porque eu o uso!”. Muita discrepância surgiu em relação a verdadeira origem do famoso bigode desde Hitler. O seu amor por Charlie Chaplin é frequentemente citado como a principal inspiração.

Porem o dado mais confiável está na biografia sobre o escritor Alexander Moritz Frey, que serviu com Hitler nas fileiras alemãs durante a I Guerra Mundial como soldados de infantaria de uma divisão da Bavária. Existem dezenas de fotos que ilustram um Adolf Hitler jovem e de bigode, porém ele usava o estilo clássico prussiano na época, ou seja um bigode comprido para os lados e pontudo. Porém, quando foi enviado para o front francês durante a 1ª Guerra Mundial, Hitler recebeu ordens de cortar o bigode original para que pudesse utilizar corretamente sua máscara anti-gás. O uso de gás de mostarda pelas tropas britânicas obrigava todos os soldados a terem às mãos as máscaras contra gases e seu bigode largo não permitia que o equipamento provesse total vedação ao rosto. Logo, ele teria de cortar seu frondoso bigode prussiano.

Alguns registros históricos descrevem que uma vez finalizada a guerra, Hitler teria gostado mais do seu novo “visual” e assim o manteve até o fim de seus dias.

No entanto, esse estilo curto de bigode foi bastante popular na região da Áustria onde Hitler cresceu. Outros sugerem que atuou predominantemente como um auxiliar visual, na criação de um reconhecimento instantâneo maior que persona vida; a ‘escova’ tornou-se certamente sinônimo de opressão e fascismo, mesmo mais de meio século mais tarde.

13 – Chevron

Freddie Mercury bigode chevron

Já o bigode chevron é o bigode como era utilizado pelo cantor de rock Freddie Mercury, por exemplo. Sem dúvida, um dos estilos mais comuns e mais fáceis de manter. É grosso e largo e cobre a maior parte do lábio superior.  Esse bigode é caracterizado por tomar toda a região acima do lábio e por ser mais volumoso. Geralmente, ele é delimitado pelas linhas perpendiculares ao meio do olho que se encontram com o canto do bigode.

Esse é um dos bigodes mais clássicos e que exatamente por isso nunca sai de moda. É um bigode muito elegante e fica bom em praticamente todo mundo. Além disso, é a opção perfeita para combinar com diferentes tipos de rosto, além de permitir o fato de ser mais curto ou mais longo. Os pelos, entretanto, precisam ter mais volume para garantir o visual.

Seu bigode merece cuidados especiais

Montei essa lista aqui de cuidados com o bigode, afinal queremos ter O BIGODE e não o bigode de cachorro igual o da foto aqui em baixo e nem barba sem bigode.

Cachorro de bigode
  1. Inicialmente você deve escolher um estilo de bigode que gosta e que com bina com o formato do seu rosto;
  2. Veja se seu bigode é o famoso bigode grosso ou ele é mais ralo;
  3. Agora vem o corte. Caso não esteja seguro em como fazer o bigode, pare e procure um barbeiro, afinal qualquer erro acarretará em tirar tudo e começar novamente;
  4. Com uma pequena tesoura, apare os pelos a cada 5 dias em média;
  5. A lavagem deve ser feita com shampoo para barba, assim evitamos ressecamento, caspa e outras coisas mais;
  6. Depois de cada refeição verifique se não tem nada garrado no bigode, e se possível o higienize;
  7. Para fumantes, use um shampoo anti-amarelamento;
  8. No caso de pequenas falhas, recorra a maleta de maquiagem da sua barbudete e use um lápis de sobrancelha, assim você irá disfarçar a falha.

Quais os produtos para o bigode?

Agora que você já é um homem de bigode, gostou dos visuais dos tipos de bigode estilosos, não é? Apará-los e cuidá-los podem ser complicados se você não tiver os produtos certos para fazer os cuidados.

Para os bigodes, além da navalha e da tesoura para fazer a aparação correta, você vai precisar de dois outros produtos muito importantes: a cera para bigode, e o balm para barba. Mas o seu estilo do homem de bigode não para por ai afinal tem que estar em harmonia o cabelo e barba. E afinal com o bigode bem cuidado, que mulher vai resistir ao canto do bigode?

A cera para bigode é mais indicada para os exemplares mais estilizados, que precisam do produto para que se mantenham firmes pelo tempo que desejar. Não são caros, e podem ser usados em uma quantidade pequena, apenas o suficiente para um bigodão vistoso.

Para modelar seu bigode, basta você pegar uma pequena quantidade de cera, esfregá-la entre os dedos para dar uma leve aquecida e aplicar no bigode. No final ainda pode passar um pente para barba se for preciso.

Já o balm para barba é uma excelente opção para que seus pelos faciais cresçam com uma qualidade sem igual. O balm vai ajudá-lo a fortalecer os pelos faciais desde a raiz até a ponta, e já pode fazer a diferença ainda na fase de crescimento.

Como fazer o bigode crescer mais rápido?

E como fazer o bigode crescer mais rápido? Bom, existem várias maneiras mas recomento nosso post de como engrossar a barba para te ajudar. Talvez algum medicamento como o minoxidil seja útil também.

Com essa combinação, os estilos de bigode escolhidos por você ficarão ainda melhores. Continue acompanhando a Beard, e você verá resultados ainda melhores para o bigode e para a barba. Veja também como combinar o bigode e cavanhaque. Até a próxima jovem!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Comments

  1. Post
    Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *