As barbearias estão se tornando ambientes cada vez mais modernos e populares entre os homens. No entanto, até mesmo os tradicionais serviços de corte de cabelo e barba exigem uma gestão eficiente.
Por isso, investir em um sistema de gestão para barbearia tem sido a estratégia mais adequada para administrar o negócio com sucesso.
A boa notícia é que as barbearias já podem contar com a ajuda de um aliado muito importante para o gerenciamento: os aplicativos. Com o auxílio da tecnologia, uma barbearia consegue interagir e se comunicar melhor com seus clientes, mesmo fora do horário do expediente.
Você também quer descobrir por que implementar um sistema de gestão para barbearia é a melhor solução para seu negócio? Então veja os principais benefícios que os aplicativos podem oferecer!
Agendamento automatizado em Gestão de Barbearias
Ligar para a barbearia somente para agendar um horário é uma tarefa que, no mínimo, exige tempo e disposição. Contudo, com a chegada dos aplicativos, ficou mais fácil agendar atendimento sem a necessidade de disputar linha telefônica ou aguardar o barbeiro consultar em sua agenda um horário disponível.
Por meio do autoatendimento, uma das funções mais utilizadas em aplicativos, o próprio cliente pode fazer o agendamento, sem a interferência de consultas manuais, por exemplo.
Vale lembrar que, os smartphones se tornaram acessórios indispensáveis para qualquer pessoa, então disponibilizar esse serviço atrai mais clientes para sua barbearia. Entretanto, é interessante escolher um software adequado que forneça todo o suporte necessário, evitando assim falhas ou possíveis erros no app.
Histórico dos clientes e relatórios
Além de oferecer vantagens para os clientes, os aplicativos fornecem informações que são valiosas para o negócio, como o histórico e cadastro dos clientes. A partir de relatórios mensais a barbearia terá maior controle sobre cada cliente que solicitou determinado serviço.
Além disso, com essas informações em mãos, será mais fácil descobrir os tratamentos mais procurados, horários de pico, dias da semana de maior movimento, perfil dos clientes, entre outros serviços que fazem toda a diferença para a gestão do negócio.
Ter acesso a esse histórico no aplicativo é uma grande vantagem, além de ser uma estratégia para superar os concorrentes, auxiliando principalmente nos momentos de tomada de decisão.
Pagamentos eletrônicos
Foi-se o tempo em que os pagamentos dependiam apenas de dinheiro vivo. Hoje em dia, existem aplicativos que possuem a opção de pagamento online, que possibilitam ao cliente realizar o pagamento no momento do agendamento ou mesmo após o término do atendimento.
Todavia, quando alguns processos manuais são eliminados, existe maior segurança no controle financeiro, já que todos os pagamentos serão registrados via aplicativo, o que também evita problemas e perda de tempo com as máquinas de cartões de crédito que dependem de energia e rede.
Programas de fidelidade
Está difícil reter clientes em sua barbearia? Apesar de o empreendimento apresentar bons índices no mercado, manter a fidelização de clientes sempre é e será um desafio constante. Porém, é bacana saber que alguns aplicativos fornecem programas de fidelidade ou descontos para os usuários.
Este tipo de ação pode fazer um bem enorme ao relacionamento de seu estabelecimento com seus clientes. Recompensar os clientes por preferirem os seus serviços é uma maneira poderosa de aumentar a satisfação de seu público, além de incentivar que continuem sempre voltando.
Portanto, divulgar essa funcionalidade e explicar como os descontos e promoções são emitidos é importante para motivar um maior número de cadastros, pois além de ser uma experiência interessante, esse serviço pode ser útil para atrair mais clientes e aumentar os lucros posteriormente.
Avaliação dos clientes
Saber o que os clientes acham da sua barbearia é, sem dúvidas, importantíssimo. Ainda que as redes sociais sejam um canal eficiente, os aplicativos também podem oferecer essa possibilidade, permitindo que o proprietário acompanhe cada classificação e promova soluções baseadas naquilo que é mais importante para o público, e consequentemente para o negócio também.
Embora algumas reclamações sejam expostas, é natural buscar alternativas que satisfaçam os clientes, mas a melhor maneira de colocar tudo isso em prática e acompanhar de perto o que cada um pensa a respeito dos serviços prestados, considerando que algumas críticas são construtivas e beneficiam o crescimento do negócio.
Mensuração dos resultados
Lidar com números não foi e nunca será uma tarefa fácil, principalmente para quem precisa cuidar da gestão completa de uma barbearia, envolvendo controle financeiro, contas a pagar e receber, total de clientes atendidos em determinado período, entre outros resultados que exigem mensuração.
Claro que, acompanhar todos esses processos manualmente pode ser um grande problema, por isso, contar com a ajuda de um sistema de gestão para barbearias é uma decisão, no mínimo, inteligente.
Por meio dos apps, uma barbearia pode acompanhar cada movimento e mensurar com maior precisão os resultados, em especial, aqueles que estão relacionados ao fluxo do caixa. No geral, essas ferramentas oferecem gráficos e relatórios que facilitam a interpretação de cada informação de forma simples e sem burocracia.
Maior interação com o público
Como já sabe, o cliente é a chave para o sucesso de qualquer empreendimento, no entanto, é necessário oferecer experiências que vão além do corte de cabelo ou a barba.
Atualmente, as barbearias estão investindo em novas tendências para agradar o público, como mesas de sinuca, café, cerveja, estúdios de tatuagem, entre outras opções de entretenimento que tornam o atendimento mais divertido para todos os clientes.
Entretanto, relacionar-se com o público é um processo que precisa acontecer até mesmo fora da barbearia. Desse modo, investir em aplicativos garante maior interação com os clientes, proporcionando a eles serviços incríveis que podem ser acessados por um smartphone. Mas isso não é tudo.
Alguns apps ainda oferecem funcionalidades complementares, como comparativos de preços, dicas de corte, técnicas utilizadas em barbas, entre outras tendências que estão ganhando espaço no interesse masculino. Então lembre-se de que, disponibilizar essas funções é um diferencial importante para se comunicar com os clientes de maneira atrativa.
Após ler todos esses benefícios, temos certeza que você já se convenceu que ter um sistema de gestão para barbearias é um investimento vantajoso para seu negócio. Gostou do nosso artigo? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Então deixe seu comentário em nosso post!
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