Saiba o que é um alinhador de barbas e aprenda a como usar!

Se você vai ao barbeiro com muita frequência, a tendência é que suas aparações constantes comecem a diminuir o ritmo. E com a falta de prática, vem a falta de cuidado, e com a falta de cuidado… Bem, você acaba voltando ao barbeiro para acertar tudo de novo. Mas se você não quer deixar seu velho amigo no salão de lado, e mesmo assim busca ter um bom cuidado na hora fazer as alterações você mesmo, uma boa saída pode ser o alinhador de barbas.

Barbudos que tem o estilo mais volumoso, ou mesmo aqueles caras com a barba cerrada e desejam um estilo mais sossegado, vão se beneficiar muito bem dessa ferramenta. E claro, vamos te mostrar tudo o que precisa saber para começar a usá-lo, e assim acabar com aquela falta de simetria nos pelos faciais.

Acha exagero? Veja só como você vacila várias vezes com sua aparação.

O que é um Alinhador de Barbas?

Descubra o que é um Alinhador de Barbas

Basicamente, o alinhador de barbas é ao mesmo tempo um pente para os pelos faciais e uma régua. Seu formato, mais curvo do que o tradicional, tem justamente essa função de auxiliar o barbudo a pentear a barba mais volumosa e medir o tamanho adequadamente para aparar os pelos de forma simétrica.

O formato do alinhador pode ser estranho a princípio, mas é justamente o fato dele alinhar duas tarefas tão importantes para o barbudo ao mesmo tempo que o faz tão útil e prático. Para facilitar a aplicação da ferramenta, vamos mostrar um passo a passo simples para se habituar ao alinhador de barbas.

Passo a passo para usar o alinhador de barbas

Saiba como usar o Alinhador de Barbas de forma eficiente

  1. Com o pente virado para baixo, isto é, com os dentes para baixo, encoste-o na lateral do seu rosto, alinhando o cabo do pente a sua mandíbula e a costeleta. Ajuste a altura do pente de modo que o cabo esteja exatamente na base da costeleta, com o restante da ferramenta fazendo uma curva na mandíbula, e terminando na boca.
  2. Dependendo do tamanho da barba, você terá o tamanho perfeito para apará-la, já que o excesso estará fora da linha determinada pelo alinhador de barbas. Com a área marcada, tire o excesso de barba que não deseja, e faça o mesmo do outro lado do rosto, respeitando as mesmas alturas.
  3. Para a linha do pescoço, o processo é parecido. Segure o alinhador pelo cabo, antes usado para determinar a linha da costeleta. Você vai usar os dentes do pente para criar uma linha reta entre o fim da orelha e o maxilar. Da mesma forma que na aplicação acima, é só tirar com o barbeador e a navalha tudo que ficar de fora da linha, e puxar aos poucos até deixar a linha do pescoço devidamente aparada.
  4. Se sua barba for muito comprida, a tendência é ficar um “bico” na ponta do queixo até o pomo de adão. Ele pode até ficar estiloso se você gostar de algo diferenciado. Se não for o seu caso, apare usando o restante da barba já aparada como referência.

Parece um pouco complicado no começo, mas é muito tranquilo usar. Conforme a prática aumenta, você estilizar de outras formas, aproveitando a régua disponibilizada pelo alinhador.

Quais as Vantagens do Alinhador do Barbas?

Que tal usar vários tipos de alinhador de barbas

Somente o fato da sua barba não ficar mais desalinhada quando apará-la já é uma boa vantagem no uso do alinhador. É bem complicado ficar com os pelos faciais desajustados e não for possível ir ao barbeiro para consertar.

E as vantagens não acabam apenas aparação mais certeira. Poder combinar a ferramenta com outros itens importantes, como o barbeador elétrico, ou ainda a navalha para os mais experientes, dá a oportunidade de estilizações mais variadas e precisas.

Ah, e ele é um pente muito bom também, e vai deixar aquelas barbas mais longas bem arrumadas. Como não investir em tantos itens em um só?

Como Estilizar sua barba ainda melhor com o Alinhador

O alinhador para barbas pode abrir as portas da personalização do seu estilo. Para tornar o barbear mais suave e sossegado, vamos apresentar algumas dicas extras  para se utilizar junto com o alinhador de barbas.

Não se esqueça dos panos quentes e frios

Use panos quentes e frios junto com o Alinhador de Barba

É ainda mais importante usar os panos corretamente para abrir os poros da pele e facilitar o barbear nessas horas. Como um dos motivos ao desalinhar a barba, além da falta de prática, é essa dificuldade em tirar os pelos faciais, não esqueça de usar aquela prática até bem comum nas barbearias.

Use um pano morno para abrir os poros do rosto, e deixe por alguns minutos. Depois siga o passo a passo que ensinamos acima e, após finalizar, use um pano frio para fechar os poros. Assim a sua pele não fica exposta a perigos microscópicos, e sua barba também.

Use a ferramenta mais segura junto ao alinhador

Tenha cuidado na hora de usar o Alinhador de Barbas

De nada adianta usar o alinhador de barbas  se você não tiver um mínimo de familiaridade com as ferramentas que vai utilizar na aparação. Por isso é bom fazer pequenos testes antes com uma navalha, ou barbeador, ou ainda o barbeador elétrico, para que o uso de duas ferramentas ao mesmo tempo seja natural.

Eu recomendo que os barbudos estreantes usem uma tesoura no caso de barbas mais cheias e longas, e gradativamente vá acrescentando outras ferramentas mais avançadas. A navalha pode ser realmente bem perigosa se não houver um mínimo de cuidado.

Busque dicas extras com seu barbeiro

No mais, vá buscando alguns direcionamentos a mais com o seu barbeiro. É certeiro que os barbeiros vintagers, mesmo que usem ferramentas clássicas da profissão, tenham uma boa noção de como funciona um alinhador de barbas. E se bobear, tanto eles como os mais experientes e clássicos já façam uso também, só para ter aquela certeza de que tudo saiu perfeito.

Gostou da novidade, jovem? Dá uma olhada na Loja Beard, temos uma boa opção de alinhador de barbas para adicionar ao seu kit. Só para completar as vantagens da ferramenta, ela é bem compacta, dá para levar para viagens facilmente. Não deixe de aproveitar essa oportunidade, e até a próxima!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *