Por que a minha barba tem cor diferente do cabelo?

Uma pergunta que muitos barbudos com certeza já escutaram – e talvez você seja um deles – é a seguinte: “Por que sua barba tem cor diferente do seu cabelo?” Alguns se irritam, outros têm prazer em explicar e outros ainda nem mesmo sabem o porquê de serem assim.

O lance não é raridade, não! Isso é mais normal que a gente pode imaginar. Tem muitos caras que não ligam, mas para quem não se acostuma com a barba com a cor diferente do cabelo, vamos esclarecer de vez o segredo desse fenômeno genético e ainda dar boas dicas de como lidar com esse “estilo” e até arranjar uma forma de harmonizar os pelos.

“Por que você tem a barba com cor diferente do cabelo?”

porque a barba tem cor diferente do cabelo?

Ah, meu caro amigo, você sempre ouvirá essa pergunta. Acostume-se, essa é a primeira dica! Por quê? Porque isso é uma mutação genética inalterável.

Calma, calma! Você não é um mutante nem precisa ir correndo para o banheiro desfazer da barba que deu tanto trabalho para cultivar. Há solução. Melhor dizendo, soluções.

O que causa isso, então?

Pense que os genes que determinam a cor de nosso cabelo, barba e outras regiões com pelos vivem em uma sociedade onde a liberdade é a lei, ninguém manda mais que ninguém e todos se influenciam mutuamente.

Esses “genes libertários” são o que a ciência chama de genes dominantes incompletos, ou seja, dependendo da combinação genética da pessoa, o gene responsável pelos tons escuros dos pelos vão predominar, e em outras combinação, as cores claras vão se destacar mais.

Por isso, não é raro encontrar um homem com cabelo preto e barba ruiva, cabelo castanho e barba preta e até mesmo mais de uma cor diferente na barba.

Eumelamina, Feomelanina e MC1R: WTF?

Não. Não estamos falando dos novos personagens barbudos de Star Wars. Já ouviu falar que a diferença nas tonalidades de pele é culpa da tal de melanina? Pois é, ela também é culpada por esse fenômeno capilar que faz com que uma barba tenha até três cores diferentes (e o cabelo outra!).

A explicação é a seguinte. A quantidade de melanina nos folículos capilares é a responsável pela tonalidade do nosso cabelo e barba. Porém, existem dois tipos de melanina:

  • Eumelamina, responsável pelos tons pretos e escuros;
  • Feomelanina, responsável pelos tons claros e avermelhados.

Logo, diferentes combinações destes dois tipos de melanina dão diferentes tonalidades aos cabelos e à barba. Há também quem tenha apenas um tipo de melanina na barba e apenas um no cabelo ou a mesma nos dois.

Por exemplo: Quem tem mais eumelamina que feomelanina na barba terá uma coloração preta ou bastante escura. O contrário resultará em uma barba clara (chegando até no loiro) ou mais avermelhada

Quem tem apenas eumelamina terá uma barba totalmente preta, ao contrário de quem tem só feomelanina, que terá uma barba bastante avermelhada, ao estilo do lendário Barba Ruiva.

E quanto ao MC1R? Bem, ele poderia ser o irmão do R2D2, mas não é: ele é um gene que converte feomelanina em eumelamina e é uma herança genética direta de nossos pais ou avós. Quando alguém herda alguma mutação nesse gene, menos ele transforma os “genes avermelhados” em genes “escuros”, acumulando essa tonalidade nas células de pigmentação. Pronto, é assim que se faz um ruivo!

Elas gostam mais de vermelho?

esta cor diferente é predominantemente vermelha?

Se você nasceu com essa característica genética, meu camarada, levante às mãos pros céus! Além de te fazer um cara com uma barba única no mundo, as mulheres acham super legal e se sentem mais atraídas. É sério!

E existe uma explicação para isso que vai além da estética diferenciada: o hormônio característico dos homens – a testosterona – está mais ligado à eumelamina (a melanina da cor escura, lembra?), enquanto o hormônio característico das mulheres – o estrógeno – é mais ligado à pigmentação vermelha. Então aproveite!

Além do mais, ser chamado de “Barba Ruiva”, “Nando Reis”, “Vermelho” entre outros apelidos é, na verdade, um elogio, não é mesmo? Quem não gosta de ser diferente?

E o sol, faz mudar a cor da barba?

Sim, faz. A exposição prolongada ao sol, principalmente da barba, clareia e resseca os fios. A solução é deixa-la sempre bem hidratada, usando hidratantes e óleos que criem uma camada protetora fina sobre os pelos.

Então, como lidar com esse estilo?

Nossa dica é: Esbanje, destaque e valorize essa característica.

Não há perigo de você ter um cabelo azul e uma barba verde (a não ser que pinte), então essa diferença na pigmentação sempre será suave e harmoniosa. Além disso, é muito estiloso e está na moda. Caras como Chris Hemsworth (o Thor), Michael Fassbander (o Magneto), Christian Bale (que já foi o Batman), David Beckham (o… David Beckham!), Chris Evans (o Capitão América) e vários outros fazem questão de destacar essa diferença.

Por fim, no caso de tonalidades diferentes na barba, isso dá mais volume e textura, deixando sua barba ainda mais cheia, bonita e respeitável.

Posso pintar minha barba ou meu cabelo?

precisa pintar para tirar a cor diferente?

Pode, sim. Talvez o primeiro pensamento que passa na cabeça de quem tem barba de cor diferente do cabelo é pintar a barba. Mas se você gosta mais da cor da barba que da do cabelo, pinte o cabelo! Dependendo do seu estilo e do tamanho da sua barba, será mais fácil pintar as madeixas.

Mas se você não curte muito a tonalidade natural da sua barba, taca-lhe tinta! Mas cuidado: se você nunca tiver pintado a barba, vá no seu barbeiro de confiança e faça a primeira vez com ele. Aproveite para tirar suas dúvidas para quando for fazer sozinho, quais as tintas mais adequadas e quais os produtos para conservar a cor e manter a saúde da barba.

Temos certeza de que agora você não se acha mais uma anomalia, perambulando por aí com os pelos do corpo de cores diferentes. Nada disso, a natureza foi muito benéfica com você!

Mas não pense que é só deixar os fios crescerem sem nenhum cuidado específico que você terá uma bela barba. Isso é um equívoco. Barbas de uma, duas ou três cores, barba comprida, curta ou média, barba grossa, rala ou falhada, não importa. Todas elas merecem cuidados.

Aproveite que você aprendeu um pouco mais sobre esse assunto e conheça os produtos da loja Beard, especializada em trazer as melhores marcas para a sua barba!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Comments

    1. Post
      Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *