Conheça os produtos certos para alisar o cabelo

Tem muita moda e técnicas de estética atualmente que os homens estão adotando, sem aquela estigma do passado quanto ao que pode ou não pode. E uma dessas técnicas é alisar o cabelo. Ou você acha que todo cara, com uma cabeleira longa e lisa, tem de forma natural igual o Wesley Safadão? Bom, independente da referência que você tenha, é bom tomar cuidado caso decida alisar os cabelos dessa forma.

Assim como qualquer técnica estética, existem vários cuidados e produtos adequados para alisar o cabelo. E não, usar o ferro de passar na falta destes não é uma saída viável. Você precisa ficar ciente deles para que não estrague os fios a longo prazo, e se bobear de forma permanente. Por isso viemos ajudá-lo com tudo que precisa para ficar com o cabelo lisão por aí. Mas antes…

A Ciência para Alisar o Cabelo

alisar o cabelo

Basicamente, alisar os cabelos é queimar ou esticar as queratinas presentes nos fios, pois são elas que muitas vezes são responsáveis pelos cabelos encaracolados, entre outros nutrientes. Porém, como esses nutrientes são repostos com frequência, a queratina aos poucos se regenera, e trazem os cabelos de volta ao seu formato original.

E é por isso que não se pode molhar os cabelos quando são alisados. Como seus nutrientes foram “esticados” ou mesmo queimados completamente, o cabelo fica exposto a qualquer substância, inclusive as que seriam benéficas para o mesmo. Pergunte a alguém que alisa os cabelos o resultado que foi gastar uma bola preta no alisamento em um salão, e depois molhá-los por qualquer motivo. O resultado é literalmente bizarro.

Quais são os Produtos para Alisar o Cabelo?

Por determinação da anvisa, os produtos para alisamento não devem conter uma quantidade acima de 0,2% de formol. Por muito tempo a técnica com formol era o mais utilizado por conta da escova progressiva, e não foi raro ter alguns casos sérios de pessoas que tiveram problemas de saúde por conta disso.

Os barbeiros e cabeleireiros já seguem a norma faz uns anos, mas isso não quer dizer que você não deva ficar esperto, principalmente se for fazer por conta própria. Com esse fato bem explicado, vamos te mostrar os produtos mais seguros para você alisar os cabelos tranquilo.

Ah, aqui vai um detalhe importante: você pode alisar o cabelo tranquilamente sem necessariamente ter os cabelos longos. Alguns tipos de alisamento cabem perfeitamente para penteados mais curtos, e não são tão invasivos. Agora sim, dá só uma olhada.

Hidróxido de Guanidina

alisar o cabelo

Olha, esse produto já foi descartado faz um tempo entre as opções mais efetivas para alisamento de cabelo. Mas isso não quer dizer que ela seja totalmente descartável: na verdade, ela é uma boa opção para relaxamento capilar, o que por si só é uma forma de alisar o cabelo. Nesses casos, os cabelos curtos são os mais beneficiados com esse tipo de alisamento.

Hidróxido de Sódio

alisar o cabelo

Esta só deve ser usada junto a um barbeiro ou cabeleireiro! Por mais eficiente que ela seja para o alisamento – na verdade é o mais eficiente dessa lista -, é uma substância que precisa ser tratada com muito cuidado. Se for mal manipulada, os resultados vão ser permanente nos cabelos, e não de uma forma positiva.

Tioglicolato de Amônia

alisar o cabelo

É mais comum entre o pessoal que costuma alisar os cabelos em casa, e procura por um método fácil. Apesar de ser uma boa saída para quem está começando a se aventurar por estas técnicas para o cabelo, ela não é a melhor.

Escova Inteligente

alisar o cabelo

Não, não é uma escova que conversa com você sobre diversos assuntos (não podia perder a piada, desculpe). Essa é a solução para meses de um cabelo liso sem que você precise fazer tantos sacrifícios como não lavá-lo. Porém, assim como o Hidróxido de Sódio, ele só deve ser usado por um barbeiro ou cabeleireiro qualificado, por ser um material de manipulação delicada.

Pomadas de Modelar

alisar o cabelo

Tá certo que não é exatamente um tipo de alisamento, mas uma das funções que as pomadas de modelar fazem com eficiência, sobretudo com os penteados curtos, é manter o cabelo fixo e fácil de modelar da forma que quiser. Fizemos um artigo recente com várias indicações de pomadas para estilizar bem seu cabelo, dá uma conferida depois.

Dicas e Cuidados Extras na Hora da aplicação

Não basta só alisar o cabelo e aproveitar o seu visual novo por aí. Existem alguns cuidados extras para não deixar seu visual ruim para todo sempre, ou pior ainda gastar notas pretas por anos para reconstruir o cabelo que certamente não será da mesma forma.

Confira e tome o devido cuidado.

  • Sempre busque referências com barbeiros e/ou amigos que já façam alisamento em busca do produto ideal, e não fazer besteira com seu penteado. Lembre-se sempre que está manipulando produtos químicos que demandam um pouquinho de cautela.
  • Quanto a lavar os cabelos, fique uns 3 dias sem fazê-lo antes de aplicar o alisamento, e alguns dias depois também. O tempo exato vai variar de acordo com o produto e com a técnica. Depois desse tempo, hidrate para que ele não fique quebradiço.
  • Alguns tipos de alisamento pedem por atualizações constantes, e isso pode pesar um bocado na carteira. Caso decida manter o alisamento, escolha um tipo de aplicação cujas atualizações sejam mais espaçadas, como a escova inteligente, por exemplo.

Curtiu as dicas? Agora você vai alisar o cabelo com mais segurança e facilidade, principalmente se for em um barbeiro, já que pode escolher sua opção com mais nitidez. Se você já fez alisamento no cabelo, deixe nos comentários suas impressões, vai ajudar bastante. Até a próxima, jovem!

 

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *