As barbas são boas para a saúde, CONFIRA!

4.7/5 - (1236 votes)

Você já viu um texto por aqui sobre uma das melhores vantagens do uso nas barbas, que está na proteção de várias doenças graças a ações de alguns anticorpos presentes na mesma. Agora que você já sabe que manter uma barba limpa e bem cuidada pode protegê-lo de doenças, é o momento para descobrir outras vantagens para a saúde que as barbas oferecem.

Sim, existem outras e ótimas vantagens, para acabar com aquele mito de que barbas são considerados sinais de descuido. Mas antes, cabe um aviso: estas vantagens só são bem exploradas quando a barba é bem limpa e cuidada, então procure manter os cuidados numa boa frequência.

Dito isso, vamos descobrir como uma barba limpa é boa para a saúde.

As vantagens da barba limpa para a saúde

Protege a pele dos Raios UV

Barbas são boas para saúde 1

Um dos benefícios mais práticos a saúde oferecidos pela barba estão a proteção natural contra os efeitos dos raios solares. Em uma pesquisa direcionada pela Universidade de Southern Queensland, foi descoberto que as barbas, quando bem fechadas, conseguem absorver até 95% dos raios UV.

Graças a esta simples façanha, a pele do rosto é protegida contra o câncer de pele, e consegue manter uma aparência muito mais jovem ao longo dos anos. Para você que estava preocupado em se sentir mais velho com a barba, saiba que a aparência de garotão estará garantida pelos próximos anos com a barba limpa.

Previne doenças Respiratórias

Barbas são boas para saúde

 

Outra excelente vantagem das barbas para a saúde, e que de certa forma se relaciona com aquele aspecto que mostramos aqui, é a proteção que as barbas oferecem para o sistema respiratório.

Uma barba limpa e bem cuidada ajuda na proteção do organismo contra problemas de garganta, já que os pelos faciais funcionam como um filtro extra contra bactérias. E esta ação é tão importante que uma das doenças respiratórias mais graves, a asma, também pode ser bem protegida. Se você sofre de problemas constantes neste sentido, conservar uma boa barba é um grande passo.

É um aquecedor natural no inverno

Barba são boas para saúde

Este não é bem um benefício para saúde, mas um efeito natural ao conservar os pelos faciais em grande quantidade. Em épocas mais frias, a barba pode mantê-lo bem aquecido, o que torna a passagem por estações como o inverno mais sossegadas.

Com esta vantagem, a pele fica mais protegida de potenciais ressecamentos, principalmente em regiões onde a temperatura já é geralmente mais fria. Mas para que estes efeitos sejam realmente bem aproveitados, convém usar um óleo para barba antes de sair de casa, para evitar que efeitos como a coceira atrapalhem tanto sua saúde, como seu visual.

Veja este post para ter outros cuidados mais apurados com as barbas no inverno.

Aumenta a Autoestima

Barba são boas para saúde 5

Uma outra pesquisa, realizada pela empresa alemã Braun, constatou que, ao deixar a barba crescer, e cuidar apropriadamente, os homens se sentem mais confiantes com sua aparência, e acabam por receber mais elogios.

Claro que receber elogios é interessante, mas não resuma autoestima a este aspecto, certo? O simples fato de manter uma barba limpa e cuidada denota um cuidado especial consigo mesmo, o que torna as relações sociais bem mais amigáveis. Ou não, dependendo de certos contextos… Entenda o que estamos dizendo aqui, assim você pode descobrir novos aspectos de sua personalidade até então não percebidos.

Aumenta as possibilidades… Daquilo

E não somos nós que estamos dizendo, viu. O fato de se sentir mais atraente, não torna apenas mais viável o uso da barba, mas a possibilidade de ter mais relações sexuais estimula o aumento de testosterona. E como a própria é essencial para o crescimento da barba… acaba por se tornar um ciclo virtuoso.

Além disso, elas gostam e muito da barba. Há alguns anos atrás, uma outra pesquisa, realizada pelo Telegraph, mostrou que as mulheres se interessam mais pelos homens barbudos, seja para uma relação casual, ou para longos relacionamentos, pois eles oferecem uma maior sensação de segurança, e virilidade. Não é por acaso que alguns movimentos femininos lá fora, como o “Make Love, Do not make Beard” e o “Beard's Pornography” tornem o incentivo tão interessante.

Como é possível ver, as barbas oferecem grandes benefícios para a saúde tanto social como física. E para ajudá-lo a manter bons cuidados com elas para garantir estes efeitos, temos algumas sugestões a seguir.

Dicas rápidas para manter um bom cuidado com as barbas

Barbas são boas para saúde

  • Estimule os pelos faciais com um bom balm e Shampoo: se você ainda não tem uma barba muito grande e quer fazê-la crescer, ou já tem uma boa barba e quer mantê-la mais macia e fácil de manusear, a combinação entre Balm e Shampoo para Barba são as mais adequadas para conseguir os efeitos desejados.
  • Use um óleo para barbas, mas com moderação: óleos para barba é uma boa escolha para evitar problemas com coceira, e até mesmo dar um bom cheiro a ela. Mas a longo prazo, ela não protege de verdade a barba, pois não oferece os mesmos nutrientes que a combinação acima garante. Portanto, use apenas em situações específicas, em que os cuidados mínimos fazem toda diferença.
  • Não se Esqueça da Aparação: aparar a barba deve ser um hábito frequente, não apenas para manter seu visual intacto, mas para manter a higiene. Sua frequência é um pouco menor pois os pelos faciais levam um tempo para crescer, mas ainda assim deve ser mantida. Uma tesoura própria para barba é o suficiente, mas você pode buscar o auxílio de um barbeiro se preferir. Ainda mais quando está procurando um estilo novo para a barba.

Os hábitos de higiene são essenciais para manter uma barba saudável, que beneficie o organismo como um todo. Para acabar de vez com o esteriótipo de que ter uma barba significa desleixo, é preciso manter uma boa frequência com cada atitude.

No final, você sai beneficiado por ter uma autoestima e saúde melhor, e as pessoas ao seu redor terão muito mais segurança e confiança. E não se esqueça dos outros benefícios…

Quais outros benefícios para a saúde que a barba já te ofereceu? Deixe nos comentários para aumentarmos ainda mais esta lista. Até a próxima!

 

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *