Campeonato Mundial de CS:GO 2018 em BH! Teremos barbudos?

Entre os dias 15 e 17 de junho, vai rolar a ESL One, evento de E-Sports organizado pela conhecida liga ESL para o Counter-Strike: Global Offensive, ou apenas CS:GO. O evento é bem conhecido lá fora nos Estados Unidos e na Europa, e já faz algum tempo que estava para vir ao Brasil, e vai vir com tudo no estádio do Mineirinho, em Minas Gerais.

Se você ainda não viu nosso artigo sobre eSports, talvez esteja caindo de paraquedas aqui, não é?

Caso tenha curtido a ideia, pode ficar tranquilo que não vamos te deixar na mão. Aqui você vai ficar sabendo de tudo o que precisa para ir ao estádio e curtir o evento sem ficar perdido. E vai por mim, CS:GO é mais tranquilo de entender do que LoL, mas outro dia se te interessar falamos mais dele.

Campeonato de CS:GO e E-Sports: um breve resumo.

O CS GO começou ainda na versão 1.6

Podemos dizer que Counter-Strike, junto a outros games de sua época, como Starcraft, Warcraft, e mais para frente o primeiro DOTA, foram as bases para as competições eletrônicas modernas. no caso do gênero de FPS, isso começou pra valer no começo da década passada.

Counter-Strike, até então, nem era um jogo propriamente dito, mas sim um mod. Mods são jogos alterados ou construídos pela comunidade de jogadores em cima de engines de empresas, alterando alguns detalhes aqui e ali para criar algo novo.

Aqui, CS era um mod do game Half-Life, e fez tanto sucesso que a Valve, a desenvolvedora do game, não só apoiou a comunidade, como contratou seus desenvolvedores para dar início a série. Ao longo da década, as lan houses explodiram com uma quantidade massiva de jogadores disputando em servidores locais, no chamado CS versão 1.6.

Em 2012, a Valve lançou a versão praticamente definitiva do competitivo deste game, com Counter-Strike: Global Offensive.

Como funciona o ESL One?

O ESL ONE é um grande major de CS GO

A ESL ONE é um dos vários Majors de CS:GO. Os Majors são torneios de alto prestígio e premiação, em que as principais equipes do cenário competitivo participam. Além deles, outras competições conhecidas são a PAX, a Eurogamer, e a Eleague, que também realiza competições de outros games.

As competições ocorrem em três grandes fases. Na primeira, as equipes são divididas em grupos, com disputas em chaves, com dois classificados em cada uma. Na ESL ONE, os resultados são definidos em Melhores de 3, com disputas de 5 contra 5, até os playoffs e por fim a Grande Final, com uma Melhor de 5.

Se ainda está com dúvidas, pense no formato de pontuação de Vôlei, mas sem um Tie Break.

As Equipes de destaque

A SK Gaming é uma das equipes de destaque no ESL ONE de CS GO

Ao todo, 8 equipes disputarão a ESL ONE, sendo quatro delas convidadas, e outras quatro que já disputaram as vagas restantes em classificatórias abertas. Vamos conhecê-las um pouco mais a fundo.

SK Gaming – São os nossos representantes internacionais de CS:GO. A equipe brasileira, que tem sede nos Estados Unidos, é uma das 5 maiores do mundo, e tem como destaque o seu capitão, Fallen.

Mousesports – Os europeus da mousesports já tem uma história longeva no competitivo de Counter-Strike, e uma rivalidade tanto com a SK Gaming como a FaZe Clan. A equipe atual conta com membros de vários cantos da Europa.

Team Liquid – Os americanos da Team Liquid tem atletas em vários games, e uma carreira de altos e baixos no CS:GO. A última reformulação do time trouxe o brasileiro TACO, ex-SK Gaming, bem como o técnico Zews ao time, e prometem uma disputa acirrada para a ESL ONE.

FaZe Clan – São um dos rivais mais notórios da SK Gaming atualmente. Antes proeminentes da cena do game Call of Duty, o FaZe teve uma ascensão incrível do ano passado para cá, e os pequenos ajustes vão deixá-los ainda mais perigosos.

BIG – Venceram a qualificatória europeia. Os alemães tem resultados um pouco inconstantes, mas prometem vir com força depois da recente vitória no ESEA

Space Soldiers – São os segundos representantes europeus, e uma das potências no Leste Europeu e Oriente Médio. Com base na Turquia, a equipe tem apresentado resultados bem consistentes desde o final do ano passado.

Torqued – Venceram a etapa norte-americana das preliminares. Não apresentam nomes expressivos entre os seus, mas estão sempre presentes nos playoffs.

Não Tem Como – É a única equipe com sede no Brasil, e vencedora da etapa sul-americana. Além de forte dentro do cenário nacional, foi a que revelou o brasileiro TACO, presente em vários outras equipes.

Os jogadores (barbudos) de destaque

E só para você não ficar perdido com os nomes dos jogadores, e não levar suas proezas a sério, separamos alguns nomes conhecidos e barbudos do CS:GO, para você ficar esperto quando for no Mineirinho em Junho.

Havard “Rain” Nygaard

Rain é um dos destaques na CS GO de ESL ONE

Atua pela FaZe Clan, e não só foi um dos destaques da equipe na temporada de 2017, como é um dos caras com a maior taxa de headshots do competitivo até o momento. E parece que não, mas essa barba na linha do queixo faz muita diferença na concentração.

Fernando “Fer” Alvarenga

Fer é uma das forças da SK Gaming na CS GO

É considerado o terceiro melhor jogador do mundo. Um dos vários membros de destaque da SK Gaming, acumulou vários prêmios na última temporada, e tem se provado um jogador consistente em todas as áreas cobertas por ele na equipe. E a barba meio rala só ajuda para essa postura de atirador virtual nato.

Gabriel “Fallen” Toledo

Fallen é a lenda CS GO que aumentou a competição aqui no Brasil

É o nome mais conhecido, dentro e fora da comunidade de CS:GO, a participar do evento. É o líder da SK Gaming, e uma das figuras mais emblemáticas tanto na liderança da equipe, como figura até de influência na comunidade. Seu canal do youtube tem muita informação útil sobre o game e o cenário. E parte desse respeito todo também vem da barba bem feita.

Marcelo “Coldzera” David

Coldzera é considerado um dos melhores jogadores de CS: GO do mundo

Sim, falamos praticamente só dos brasileiros da SK Gaming, mas não seria sem motivos. Os caras são mitológicos no CS:GO, e muito disso se deve ao jogador #1 do game atualmente. Coldzera é o astro do time, com resultados e estatísticas impecáveis. E o estilo de indústria do rap bem desenhado contribui para essa postura meio fria e calculista do jogador.

Pronto para o ESL ONE? Então não deixe de adquirir os ingressos para acompanhar os playoffs entre os dias 15 e 17 de Junho no Mineirinho. É uma ótima experiência se ainda não conhece o competitivo de CS:GO. Até a próxima, e bom evento!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *