4.6/5 - (1358 votes)

Você sabia que a barba oleosa existe? Você já deve ter percebido estes efeitos no rosto, mas a barba fica também fica oleosa, principalmente em situações onde a temperatura corporal aumenta. O resultado é um rosto bem “ensebado”, algo que muitas vezes passa desapercebido nos cabelos, mas que na barba fica bem evidente. E traz aquele constrangimento.

Primeiro, para que não tenha com que se preocupar mais com isso, basta tomar cuidados com a barba da mesma forma que faz com os cabelos e o rosto, e assim não terá tantos problemas. E se você não tem ideia de como fazer isso, pode ficar tranquilo que vamos te ajudar a acabar com a barba oleosa na sua vida. Ou pelo menos diminuí-la muito bem.

Quais os motivos que levam a barba oleosa?

Barba Oleosa

Só para constar um ponto importante: exceto por um dos motivos listados a seguir, todas as demais causas ocorrem por conta do seu próprio organismo, e que mesmo amenizado por produtos ou mesmo uma boa alimentação, não deixarão de ocorrer. Entre as causas que levam a sua barba a ficar oleosa, estão as seguintes.

Nervosismo

Barba Oleosa

Nervosismo, independente da situação (medo, insegurança, concentração, dúvida, etc), pode levar uma pessoa a suar muito, o que por consequência deixa a pele oleosa e a barba fica também. De todas as causas, esta é a que menos tem a ver com seus cuidados pessoais com os pelos faciais.

Aqui, o melhor a se fazer é identificar as fontes do nervosismo, e depois de cuidar delas diretamente, só então procurar pelos produtos para cuidar da barba e do rosto. Desta forma, você economiza uma grana, e ainda por cima tem uma boa qualidade de vida.

Uso exagerado do Óleo para Barba

Em um outro post, comentei pra você que em caso de barbas muito secas e ressecadas, o ideal é passar o óleo para barba antes de sair de casa, para mantê-la bem hidratada. E falei também que é bom não exagerar na dose, principalmente tomando cuidado para que não caiam na raiz dos pelos faciais.

Pois bem, a consequência por não tomar cuidado é uma barba e todo o rosto em seguida ficar oleoso, gerando entre outros problemas estéticos o surgimento de espinhas. E pior ainda, espinhas próximas ou mesmo entre os pelos faciais, exigindo um cuidado mais apropriado.

Pele Oleosa

Barba Oleosa

A pele oleosa pode levar tanto a barba como o cabelo a ficarem desta mesma forma. Este é um fator genético, que pode aparecer com maior ou menor intensidade nas pessoas – tudo depende de pontos psicológicos e físicos.

Como a pele pode ficar bem oleosa, a consequência é que ocorra o mesmo na barba, já que sebácea presente na pele faz o mesmo caminho dos bulbos capilares. Em outras palavras, de cara lisa ou barbada, a sua pele oleosa vai deixar a barba do mesmo jeito, então é bom se cuidar com um creme para o rosto.

Altas temperaturas

O clima quente em muitas regiões costuma ser um dos responsáveis pela barba oleosa. Como o corpo precisa produzir suor para manter a temperatura do corpo nos níveis aceitáveis, as glândulas que formam a oleosidade sobem junto com o suor. O resultado disso é uma pele gordurosa, que fica bem complicado quando não se tem formas de limpá-la.

O melhor a se fazer nestes casos, além de ter um pano limpo para cuidar da barba e do rosto, é se prevenir com os produtos certos. Assim, os cuidados vão ajudá-lo a ter uma saúde facial e barbuda mais adequada.

O Produto ideal para acabar com a barba oleosa: o Shampoo para Barba

Barba Oleosa

Para todas os problemas ali em cima, tem uma solução bem simples. É, igual aquela propaganda: o shampoo para barba. Os shampoos específicos para os pelos faciais possuem propriedades que hidratam a barba, e protegem da raiz a ponta os efeitos externos, incluindo a oleosidade.

Algum tempo atrás, era comum os homens usarem o mesmo shampoo para os cabelos e para a barba. O problema é que, mesmo que os cabelos tenham características parecidas, suas propriedades são bem diferentes, e isso é refletido no produto.

Vendo esta necessidade de cuidados, os shampoos para a barba oferecem uma proteção e qualidade extra para qualquer tipo de barba. E se usar na frequência correta, ela muda de um estado oleoso para um estado bem macio.

Para conseguir bons resultados com o shampoo para barba, o ideal é manter a mesma rotina de uso que os shampoos para cabelo. A cada 2 dias é o bastante para ter uma boa barba. Entre as sugestões de shampoos para barba que você pode encontrar na Beard, estão o Shampoo para Barba Beard Brasil, acessível e eficiente; Don Alcides, uma das melhores no mercado; e a linha O Barbudo, recentemente lançada e de enorme qualidade.


Dicas extras para um barbudo oleoso

Barba Oleosa

Agora que você sabe como uma barba oleosa surge, e os problemas que elas proporcionam, dá muito mais vontade de cuidar da barba, não é verdade? Para melhorar ainda mais seus cuidados, aqui vão mais algumas dicas extras que você já deve estar acostumado, o que é muito bom.

Não esqueça dos outros cuidados

O shampoo para barba é muito útil para manter os pelos faciais hidratados, mas ele é apenas parte do processo. Não deixe de usar outros produtos importantes para a barba, como o balm, uma boa navalha para manter o desenho, e até mesmo um outro produto…

Não precisa deixar de usar o Óleo para Barba

Barba Oleosa

O óleo para barba não precisa sair da sua lista, mas sem dúvidas pode ter o seu uso reduzido. Mesmo que sua barba seja oleosa, ela também pode ficar ressecada, e nem mesmo o balm pode ajudar nessas horas. Deixe sempre um óleo para barba em casos de emergência.

Controle as demais dificuldades

Problemas como nervosismo e as causas que o levam estão além de qualquer produto para barba. E aqui vai um conselho de amigo: se você está com dificuldades emocionais de qualquer tipo, procure ajuda para desabafar. Não necessariamente um psicólogo, mas um amigo, alguém que ama, ou faça atividades que o deixem mais sossegado, e assim essa consequência do nervosismo passa.

Gostou das dicas? Conseguiu tirar a barba oleosa? Deixa aí nos comentários pra gente, e se gostou das nossas indicações de shampoos, existem outras opções tão interessantes quanto em nossa loja, confira lá!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Deixe sua pergunta ou opinião

Ad Blocker Detected

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh