4.8/5 - (2814 votes)

4.8/5 - (2814 votes)

Barbudos podem ser reconhecidos por diversas coisas: figuras de sabedoria, vikings, motoqueiros e outras figuras masculinas que se relacionam a uma certa dose de brutalidade ou profundidade intelectual. Agora, pare para pensar um pouco: você já imaginou esportes radicais para barbudos? Tipo rapel, rafting, montanhismo… são atividades que dão aquele frio na espinha, e são tão bons quanto andar de moto.

Se você olhar fotos e imagens dos caras que praticam esses esportes mais arriscados, a maioria deles tem uma cara lisa e até meio sorridente para algo que nem todo mundo tem coragem. Mas a pergunta é: por que diabos um barbudo não pode deixar um pouco da sua vida cotidiana de lado e praticar esses esportes também?

Esse é o tipo de coisa que, quando um barbudo começa a se questionar, realmente não faz sentido não fazer. Mas para aqueles que ainda não consideraram a possibilidade, vamos te mostrar tudo o que precisa para praticar esportes radicais sem deixar a boa aparência de lado.

E antes de mais nada, você pode praticar esportes radicais para barbudos tranquilamente. Os pelos faciais não atrapalham de forma alguma.

Esportes radicais para barbudos: qual a razão deles serem tão atrativos?

O que faz os esportes radicais para barbudos tão interessantes

Existe uma explicação científica para tantas pessoas curtirem um perigo desse tipo. Quem já fez algum tipo de atividade em que se assustou de verdade, correu aquele risco, e depois de sair ileso se animou de fazer novamente, como uma montanha-russa, por exemplo, sabe do que estou falando. Um dos motivos que fazem dos esportes radicais tão atrativos se resume em apenas uma palavra: adrenalina.

Basicamente, as ações que envolvem perigo, segurança e excitação são gerenciados pelo Sistema Nervoso Simpático e Parassimpático. É ele, inclusive, que regula as atividades de pulmões, coração, estômago e outros órgãos que nós “não controlamos”.

Assim, quando praticamos esportes radicais, o Sistema Nervoso Simpático entra em ação, para colocar nosso corpo pronto para o estado de perigo e alerta. É nessa hora, quando vários processos fisiológicos são ativados para se adaptar ao momento, que a Adrenalina é liberada.

Na verdade, existem vários outros neurotransmissores importantes na ativação desse estado de perigo, como o Cortisol e a Noradrenalina. Mas a Adrenalina é a que mais agiliza o nosso corpo a se preparar para os momentos de estresse.

O Medo e Controle do Medo

Você já deve ter sentido algo do tipo no trabalho, quando o seu chefe fica mais irritado com alguma tarefa ainda não pronta, e você precisa correr contra o tempo para entregá-la. A diferença do pessoal que pratica esportes radicais para quem não está habituado a essas atividades, é que a exposição a essas situações incentivam a encarar a tensão, já que os praticantes estão melhor preparados. Quem não está geralmente fica com um medo descomunal.

Quando realizamos uma atividade bem sucedida nesse nível de adrenalina, de uma forma que encaramos o medo diretamente, o cérebro recompensa nossa atitude com uma boa dose de dopamina e endorfina, hormônios relacionados ao bom humor e ao prazer.

E é por isso que os praticantes de esportes radicais estão sempre em busca de novos desafios. Eles olham para o perigo com excitação, a ponto de certas atividades não soarem tão perigosas como antes. Enquanto os que nunca praticaram olham para tudo isso com uma boa dose de loucura.

Agora que você entende os motivos da adrenalina agir de forma tão intensa no nosso organismo, a ponto de incentivar a prática dos esportes radicais para barbudos, por quais razões você iria se arriscar tanto? Quer dizer, fora o desafio em si?

Os Benefícios de Praticar esportes radicais

Os Esportes radicais para barbudos lhe torna mais corajoso e animado com a vida

Fora o fato de quebrar o sedentarismo e a rotina diária de um trabalho, praticar esportes radicais com frequência traz muitos benefícios para o organismo. Vejamos alguns deles, só para você ter uma ideia das vantagens e já considerar pelo menos uma das opções que vamos apresentar a seguir.

Melhora no Humor e no Bem-Estar

Nós meio que falamos sobre esse benefício mais acima. Quando praticamos esportes radicais, e “sobrevivemos” a eles no sentido fisiológico da coisa, o cérebro libera uma boa dose de hormônios relacionados ao humor e ao prazer.

E essa sensação não dura apenas alguns minutos ou horas depois de você quase arriscar sua vida de forma segura. Aqueles que praticam constantemente costumam ter uma vida mais ativa e bem humorada em diversos sentidos. E quando se trata dos esportes radicais para barbudos então, nem se fala: é a combinação de dois grandes alicerces para uma vida saudável.


Afinal de contas, a rotina ganha outra forma, já que o direcionamento é sempre para o dia em que você vai deixar o serviço de lado e aproveitar bem os seus momentos de adrenalina.

Aumento da Força Muscular

Um dos processos promovidos pelo aumento de adrenalina no organismo ao praticar esportes radicais para barbudos é o aumento das atividades musculares. Em suma, a produção constante do hormônio ajuda os músculos a se tornarem mais fortes e mais resistentes. E esse é fruto das necessidades do organismo de se manter ativo para sobreviver.

Para um barbudo radical, isso é muito importante para não sofrer acidentes graves durante suas atividades. Por isso, é bom manter essa produção de adrenalina, em níveis menores, com outras atividades. Uma boa caminhada ou corrida diária, por exemplo, ajuda a manter essa produção constante e ativa para o corpo.

Tornam o corpo mais flexível

Praticar esportes radicais com frequência tornam seu corpo não apenas mais ativo e resistente, como mais flexível e equilibrado também. E nem é preciso ir muito longe para entender esse aspecto: atividades como rapel, escalada ou mesmo trekking são arriscadas o bastante para exigir uma boa dose de alerta e cuidado.

Conforme a prática aumenta, o corpo se adapta a esses ambientes inóspitos, e até aquelas tarefas mais simples do dia a dia são ainda mais tranquilas de realizar graças a essas atividades mais intensas. Nessa categoria, os reflexos se tornam muito eficientes, também.

Previnem diversas doenças

Por fim, os esportes radicais para barbudos ajudam a fortalecer o sistema imunológico do corpo. Na prática, você sofre menos riscos de pegar doenças, sobretudo as relacionadas ao sistema cardiorespiratório. Aliás, a consequência desse reforço auxilia igualmente os seus pelos faciais, já que eles também dependem de uma boa circulação sanguínea.

Além de doenças relacionadas a falta de exercícios, a prática de esportes mais arriscados afasta o risco de doenças de origem psicológica, como a depressão, por exemplo. Uma vez que o organismo está bem equilibrado com hormônios relacionados ao bem estar, as disfunções causadas por esses distúrbios caem drasticamente.

9 Sugestões de Esportes Radicais para Barbudos

Se você viu vantagem em todos os benefícios que já oferecemos até aqui, vamos a uma lista de esportes radicais para barbudos que vão tornar sua vida muito mais excitante, ativa, e sem perder o visual bem cuidado. Para tornar tudo bem democrático, pegamos os esportes mais “simples”, até aqueles mais insanos, e que precisam de um pouco mais de planejamento.

Por falar em planejamento, aqui vai uma dica essencial: não se meta a besta de buscar um esporte radical sem o auxílio de um profissional preparado, jovem. Instrutores se especializam justamente para lhe dar um gostinho de uma boa adrenalina sem correr riscos reais. E mesmo o esporte que vai aos seus limites possuem todo o aparato necessário para se manterem ativos.

Dito isso, vamos às sugestões.


Rafting

O Rafting é um dos Esportes radicais para barbudos mais restritos por região, porém um dos mais divertidos

É uma daquelas atividades em grandes grupos que valem a pena fazer quando se viaja para regiões com rios desafiadores. Basicamente, é uma descida em corredeiras em botes infláveis. A equipe, geralmente composta por 8 pessoas, além do instrutor, devem manobrar o bote em meio a correnteza para saírem bem sucedidos.

É uma atividade que pode ser feita do mais amador ao profissional de vários anos, uma vez que existem vários níveis de rios para realizar o rafting.

Parapente e Asa Delta

Asa Delta é um dos Esportes Radicais para barbudos mais legais de fazer

O parapente é um pouco diferente do paraquedismo, que falaremos mais adiante. Ele está numa categoria similar a Asa Delta: em ambos, os aventureiros saltam de grandes alturas e, aproveitando a velocidade e direção dos ventos, voam por um bom período até aterrissar em um local seguro.

Na maioria das vezes, as cidades que oferecem essas atividades possuem morros e picos, além de praias, que oferecem as condições necessárias para a atividade. O custo é um pouco salgado, mas para quem curte algo um pouco mais arriscado, vale a pena.

Bungee Jumping

Bungee Jumping: Esportes Radicais para barbudos de respeito

Saltar de grandes alturas, preso a cordas elásticas capazes de suportar até 4 toneladas, vendo o mundo diminuir e aumentar enquanto se balança de alturas colossais… À primeira vista, é um dos esportes radicais mais malucos para barbudos. Porém, tal como outros tantos nesta lista e além, só o “risco” de saltar dessa altura, com a garantia de que irá voltar, compensa os perigos.


E tal como Rafting, o Bungee Jumping também possui categorias variadas para iniciantes e caras mais experientes.

Skateboarding e relacionados

Skates e Esportes Radicais para barbudos tem muito a ver

Não parece por ser um esporte mais urbano em comparação a outros, mas o Skate e seus relacionados, com o patins e o bike BMX, são esportes radicais que podem ser facilmente praticados por barbudos. Inspirado no Surf, os skates procuram trazer o máximo de adrenalina através daquelas manobras e equilíbrio nas rodinhas.

Nem todos os lugares possuem pistas de skate, mas uma de suas vantagens é justamente conseguirem aproveitar o espaço para realizar várias de suas atividades em quaisquer lugares que permitam boas manobras.

Paraquedismo

Que tal testar os Esportes radicais para barbudos como o paraquedismo? É uma experiência única

O paraquedismo é um dos esportes radicais mais caros de se realizar, e pedem por um treinamento por parte dos interessados. Mas sem dúvidas, é um dos que mais chamam atenção pelo grau de atenção com a segurança, e a adrenalina que gera.

Basicamente, você pula de um avião a muitos pés de altura, e devidamente equipado com um paraquedas, ativá-lo no momento certo. É uma oportunidade única de apreciar a vista e as nuvens do lado de fora do avião. isso se você tiver coragem…

Surf

 

Os Esportes radicais para barbudos podem ser mais simples, como o surf

Se o paraquedismo e o parapente são atividades um tanto extremas no céu, o Surf é o seu equivalente no mar. De ondas pequenas e singelas, até as competições profissionais em países cujas ondas chegam a 5 metros de altura, o surf é uma das atividades que exigem mais cuidado por parte dos surfistas. É um desafio intenso de equilíbrio, e ao mesmo tempo de liberdade.

Não vamos nos estender muito sobre o surf. Ao invés disso, recomendo que leia o artigo que fizemos sobre os barbudos que fizeram história nesse esporte.

Trekking

Os Esportes radicais para barbudos podem ser mais simples, como o trekking

Combinando esportes radicais com sobrevivência, trekking é o tipo de atividade que se leva um bom tempo praticando, e que pode começar nas trilhas locais de sua cidade. Basicamente, são atividades de trilhas, que dependendo do terreno, podem ser muito desafiadoras. No Rio de Janeiro, por exemplo, a Floresta da Tijuca oferece uma boa oportunidade trekking sem viajar para muito longe.

Os desafios começam a ficar mais pesados quando o trekking visa regiões mais afastadas, que engloba outras atividades, como rapel e escalada, por exemplo. Para os barbudos que desejam praticar essas atividades a longo prazo, é muito importante conhecer alguns cuidados não apenas com o trekking em si, mas com acampamentos também.

Rapel e Escalada

Rapel é um dos Esportes Radicais para barbudos mais divertidos e fáceis de achar

Muitas vezes, elas são realizadas em conjunto, ao menos quando envolvem montanhas e ambientes do tipo. O rapel e a escalada pedem um pouco mais de paciência e cuidado, pois mesmo com o auxílio de um instrutor, e com todos os equipamentos de segurança, eles exigem uma boa dose de confiança dos próprios praticantes.


Para quem deseja se aventurar em outras atividades dentro da natureza, o rapel e a escalada são ideais.

Parkour

O Parkour é um dos Esportes radicais para barbudos com mais popularidade nos últimos anos

Se você não leu o subtítulo com a voz do pirado Michael Scott da série “The Office”, e deu aquela risada singela, sabe que o Parkour é um dos esportes radicais que mais tem chamado atenção nos últimos anos. Tal como foi o skate antes de se popularizar, o esporte era bem conhecido na França.

Atualmente, você o encontra com facilidade nas grandes cidades do Brasil e do mundo, com seus praticantes realizando manobras evasivas em grandes alturas de prédios, pontes, construções… Eu disse que era um esporte radical, não?

Então jovem, o que está esperando para começar? Existem esportes radicais para barbudos, só nos exemplos que demos aqui eles podem ser aplicados tranquilamente sem você perder o visual. Então não deixe de experimentar pelo menos um deles, e tornar sua vida mais ativa do que nunca. Acredite, você terá muitas histórias para contar… Até a próxima!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.

[ninja_forms id=5]

 


Deixe sua pergunta ou opinião

Ad Blocker Detected

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh