Dia internacional da felicidade: Saiba como ser mais feliz hoje!

Dia internacional da felicidade: Saiba como ser mais feliz hoje!

Tem dia para tudo, jovem. Dia da pizza, das mães, dos pais, dos namorados, o seu aniversário… E o dia internacional da felicidade. Parece brega? Exagerado? Ou uma versão diferente do dia da amizade e afins? Calma, cara, não precisa ficar fazendo tantas perguntas se você sabe que a data é uma boa forma de relembrar pontos especiais. A começar pela própria ideia da data.

Antes de explicarmos como você pode aproveitar bem o dia de hoje, vejamos como ele surgiu. Basicamente, o dia 20 de março é uma data comemorada desde 2012, aprovada pela ONU após uma sugestão do Butão, um pequeno país na Ásia. O país ofereceu a ideia inspirada em sua própria estatística, o “Índice de Felicidade Bruta”, um meio de analisar o indice de felicidade da nação através de suas iniciativas sociais.

Hoje em dia, a data é comemorada não apenas como forma de celebrar um sentimento tão único. Também é uma maneira especial de promover a comunhão entre os povos, quebrar barreiras sociais de todos os tipos. Enfim, ter um pouco de paz. Agora, como se faz isso de fato?

Comemorando o dia internacional da felicidade de uma maneira “racional”

Aproveite o Dia internacional da Felicidade

Muita gente se emociona com aquele filme estrelado por Will Smith, “À procura da felicidade”. A história se comunica com muita gente, seja pelas dificuldades encaradas pelo protagonista, seja pela própria mensagem transmitida na trama. Mas não é do filme que quero falar, jovem, mas das suas percepções sobre felicidade.

Esse é um tema que pode ser tão inspirador quanto controverso. Cada pessoa tem suas visões sobre felicidade, e isso é ótimo. Se fosse igual para todo mundo, poderia ser um problema se não visse esse ideal atingido, certo? Pensando por esse lado, pensar no que de fato pode ser esse sentimento tão difícil de por em atitudes pode ser um baita desafio para alguns. Especialmente, para quem precisa delas.

Na descrição do dia internacional da felicidade, a ideia é que aproveitemos o máximo desse sentimento, mas principalmente quebrar barreiras sobre as nossas dificuldades sociais. E isso envolve, mais do que a própria satisfação, entender o que falta na felicidade do outro.

O virtual, o raro, e o outro

Curta o Dia internacional da Felicidade com quem você ama

Não é preciso ir muito longe pra perceber que precisamos mesmo de um dia internacional da felicidade. Ficar um pouco na timeline do Facebook e outras redes sociais similares, vendo toda sorte de notícias, posts e comentários de tudo quanto é tipo pode deixar seu dia desanimador. Se trocar comentários então, o caldo engrossa. Nisso, posso te dizer com propriedade, jovem: comece a usar as redes de outra forma.

A felicidade, diferente da ideia geral de ser um estado perene, se trata de pequenos momentos. E são o conjunto deles que fazem a nossa vida como um todo ser ainda mais especial. Quando gasta seu tempo com o lado mais grosseiro de um lugar, a impressão que fica é que não há mais sentimentos ou possibilidades disso de maneira positiva.

Aì que está o uso diferente das redes, e encontrar esses pequenos momentos de felicidade no outro. Pense em qualquer lugar que frequenta virtualmente como um ambiente que frequentaria na vida real. Pode ser um bar, uma barbearia, uma pracinha, não importa. O que importa é que você faça das suas redes virtuais um ambiente mais ameno, buscando contatos, ou mesmo discussões mais amenas.

São nas novas percepções daquilo que parece meio torto que encontramos momentos únicos de felicidade. Eu sei que você deve estar pensando naqueles vídeos de gatinhos, cachorros e outros bichos, mas não se trata exatamente disso, jovem. Se trata de aproveitar os bons momentos do seu dia com as pessoas e amigos virtuais que fazem da sua vida melhor, mesmo tão distantes.

Faça esse exercício, você vai ver que as redes sociais não são tão ruins quanto ficaram. Sim, saber que elas não são mais aquela coisa legal de antigamente é ser realista. Mas mudar o seu foco diante delas pode ser a melhor saída para o momento.

Pratique de forma diária

No Dia internacional da Felicidade, mude suas atitudes

Ainda sobre esse exercício de percepções, uma coisa que pode te ajudar nesse dia mundial da felicidade é apreciar de fato os bons momentos hoje. Rotina pode ser cansativa em vários momentos, dentro e fora da web, dentro e fora de casa. Mas isso é só uma parte do seu dia.

Os exercícios diários de felicidade é olhar de fato ao seu redor. Sempre tem alguma coisa bacana acontecendo, que por vezes deixamos de lado por observar errado, ou não olhar mesmo. Ver um pai ou mãe brincando com seus filhos pode ser uma coisa. Observar o movimento da natureza pode ser outra.

Ou partindo para coisas mais próximas da nossa realidade, ir ao barbeiro. Quem nunca foi para um lugar desse e já saiu revigorado, mais do que apenas um visual bem feito? Trocar umas ideias, sair da rotina e ouvir umas bobagens costuma ser parte de momentos que consideramos felizes. O mesmo vale para ir a um bar, a um pub, e daí vai.

Encontre a sua felicidade

Valorize o Dia internacional da barba

Felicidade verdadeira é feita de momentos, jovem. Vários deles, únicos e sem horário específico. Acontecem ao acaso, ou podem vir como consequência de suas ações. Ou melhor ainda, das ações daqueles que amamos, pois eles também desejam a nossa satisfação, e vice-versa.

Ao invés de pensar na felicidade como uma meta a ser alcançada, valorize os momentos que fazem parte dela. Tem metas mais fortes e intensas na vida do que perseguir um conceito tão abstrato. Então aprecie as possibilidades que são oferecidas diariamente, vai ver como até mesmo os estreses não ficam tão pesados assim.

Essa é a nossa mensagem para o dia internacional da felicidade, jovem. Relembrar o que te deixa feliz e empolgado com a vida é um exercício essencial. E mais do que isso, é entender os mesmos anseios de quem está próximo da gente. Faz bastante diferença e torna tudo ainda melhor. Até a próxima!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *