4.5/5 - (4031 votes)

O outono está em seu auge, jovem! Para os reles mortais que trabalham muito, a estação é ótima para colocar os serviços em dia, dar aqueles passeios mais tranquilos em feriados ou fins de semana, e guardar uma grana para viagens mais longas. Mas e se você tiver a chance de encontrar uns ótimos lugares, e bem tranquilos de passear durante o outono?

Para os que pretendem fazer esse rolê com a barbudete em outro estado ou mais próximo de casa, as dicas a seguir são perfeitas para você colocar essa barba para passear mais, e também testar algumas novidades no visual, como aquele gorrinho que você tanto quer usar… E mais importante de tudo, dar um descanso na cabeça que eu sei que tá puxado por aí.

Vamos às indicações de viagens. E aproveite, pois o que não falta são opções para deixar essa estação bem mais interessante.

Saiba onde passear durante o outono

1 – Petrópolis (Rio de Janeiro)

Petrópolis é um ótimo lugar para Passear durante o outono

A Região Serrana do Rio de Janeiro é cheia de pontos interessantes, principalmente do ponto de vista histórico. E com a temperatura um pouco mais quente por lá no outono, é uma boa ideia considerar uma de suas cidades para um passeio, mesmo que só de fim de semana.

Ir para Petrópolis, partindo da capital carioca, leva umas 3 horas de carro, o mesmo vale para quem vem de Minas Gerais. Além de conhecer um pouco da cidade com um clima meio europeu, também é uma boa para conhecer o Museu Imperial, um dos melhores lugares para ter uma ideia do Brasil de D.Pedro II.

2 – Jalapão (Tocantins)

Jalapão é uma opção diferenciada para Passear durante o outono

Se você é bem encantado pelas dunas de Tocantins, mas não curte nada o verão, Jalapão é uma boa ideia de visita seria período mais ameno. O parque estadual do Jalapão é quase um tracking, mas daqueles mais sossegados de fazer ao longo dos dias. Sim, dias, pois o roteiro completo, para você curtir todas as opções do lugar, leva mais ou menos uns 5 dias.

Além das dunas e das piscinas naturais, o que já é bem legal por si só, o parque de Jalapão também reserva umas boas visitas a áreas mais verdes. Começando pela cidade de Palmas, você pode ter aquele roteiro perfeito e diferente no inverno.

3 – Gramado (Rio Grande do Sul)

Gramado é uma opção bem famosa para Passear durante o outono e no inverno também

Eu sei, pode parecer um tanto clichê indicar um lugar mais frio em uma época mais amena para você dar uma visita, especialmente antecipando o inverno quando todo mundo resolve ter a mesma ideia, e lota a cidade. A menos que você goste mesmo de multidões, visitar Gramado no outono pode ser uma ótima ideia.

Passeios ao ar livre, pontos históricos ricos em detalhes, e uma arquitetura que dá a entender que você está na Europa, visitar Gramado é como dar um pequeno pulo naquelas vilas estilo Nuremberg, na Alemanha, mas compreendendo o que todos falam caso você não manje de alemão. É um excelente local para ir principalmente quando estiver perto do inverno, para dar aquele clima mais romântico.

4 – Ouro Preto (Minas Gerais)

Ouro Preto é um lugar bem pertinho para Passear durante o outono

Talvez você não queira ir para tão longe para passear durante o outono. Por vezes é melhor uma cidade mais próxima apenas para quebrar a rotina, e economizar uma grana também. Nesse caso, Ouro Preto é uma alternativa bem boa, tanto para quem mora em Minas Gerais, como na região sudeste, já que o acesso a cidade é bem tranquilo.

Eu sei que a semana santa já passou, época em que a cidade realiza a maior quantidade de eventos e festividades em meio a solenidade católica da região. Aliás, fica a dica para o ano que vem.

Mas Ouro Preto é bem mais do que isso: seus pontos turísticos históricos são bem preservados, e o clima na cidade é bem tranquilo. Se você quer principalmente escapar da loucura da cidade grande, aqui é um bom lugar.

5 – Pantanal (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul)

O pantanal é um lugar incrível para Passear durante o outono

Essa era uma opção indispensável. É um dos lugares mais interessantes para se visitar no outono! E o por que disso? Simples, jovem: a região Centro-Oeste já é conhecida por ser relativamente quente e úmida ao longo do ano, e seca nos períodos de calor. No outono, com as temperaturas medianas, você pode aproveitar o máximo do clima sem extremos.

Além de uma culinária bem gostosa e intensa em sabores, o Pantanal mato grossense tem muitas áreas verdes para explorar. E se você nunca se imaginou numa praia de rio, é uma boa oportunidade. Vale muito a pena.

6 – Foz do Iguaçu (Paraná)

Foz do Iguaçu é um destino emocionante, isso só para Passear durante o outono

Curitiba não é a única cidade chamativa no Paraná. Na verdade, Foz do Iguaçu é igualmente interessante e chamativa para turistas, mas é no outono que vale ainda mais a pena uma visita. Suas quedas d’água são a principal atração sempre que se vai a cidade, mas existem outros pontos tão bons quanto.


A começar pelo comércio. Como é uma cidade bem próxima da fronteira paraguaia, Foz do Iguaçu é um ponto bem interessante para conseguir umas quinquilharias únicas, ou apenas visitar suas muitas lojas. Foz do Iguaçu é já foi palco de muita coisa por aí, jovem. Vale a pena visitar nas épocas de outono, não só para curtir a cachoeira, mas para pegar o bom clima ameno da época.

Arruma suas malas logo, jovem! O inverno não está muito longe, e apesar de você poder marcar mesmo de ir no período mais frio, perde-se todo o sentido de passear durante o outono. E ainda tem uns feriados aí que vão te permitir isso. Até a próxima, e boa viagem!


Deixe sua pergunta ou opinião

Ad Blocker Detected

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh