Usar óculos hoje em dia deixou de ser apenas questão de necessidade: as armações também viraram alvo de estilo e de um visual descolado e charmoso. E, se o homem é barbudo, essa dupla pode ser uma combinação incrível, óculos e barba. Tudo ainda alinhado com um ótimo corte de cabelo!

Parece uma missão difícil pensar em combinar todo esse look? No post de hoje daremos dicas de estilos e como combinar cabelo, óculos e barba.

1. Óculos e cabelos

óculos e barbas uma combinação de muitos estilos

Não é uma regra em óculos e barba, mas de maneira geral armações de cores escuras ficam mais harmoniosas com os tons de cabelos e barba também mais escuros. Assim como as mais claras combinam melhor com os fios mais abertos.

Além disso, as armações grossas podem cair muito bem com cabelos compridos. Já os carecas “estilosos” costumam preferir óculos com lentes levemente quadradas ou as arredondadas. A espessura das armações também influencia e parte do mesmo princípio: as estruturas mais grossas para os fios mais escuros; e armações de espessura mais fina para os loiros e ruivos.

Não tome ainda essas dicas como uma regra! Se a composição dos óculos com os cabelos não parece tão importante para você, então escolha uma armação que combine com seu tipo de rosto. O fator principal é que ela se harmonize bem ao formato de sua máscara facial, para gerar a sensação de equilíbrio.

Diante da variedade dos estilos de óculos de grau, é importante escolher bem o contorno das lentes, com atenção às características da peça, a fim de alinhá-la adequadamente à face, pois qualquer informação “adicional” no seu rosto influencia no seu desenho geral.

2. Lentes retangulares e quadradas

Se o seu rosto é grande ou largo, uma boa opção são as lentes retangulares. Elas podem harmonizar bem, proporcionando uma sensação de que seu rosto está mais fino para quem olhar.

Falando em acomodar óculos e barba, se a sua for curta, aparada ou no estilo “barba ralinha”, esse tipo de armação será perfeito para você. Porém, se a barba for mais cheia, bem definida, ou se você tem cabelos volumosos ou dreads, e curtir as armações quadradas, escolha uma de espessura mais encorpada.

3. Lentes levemente arredondadas

Rostos mais ovais e barbas mais longas podem ser uma boa pedida para esse tipo de lentes. As barbas no formato “triângulo invertido” compõem muito bem com óculos mais arredondados.

Se a armação for grande, estilo oversized, a barba pode ser ainda mais longa, porque esse tipo de armação dará destaque aos seus olhos.

4. Lentes redondas e óculos retro

A combinação de óculos e barba de john lennon é uma referência de bom estilo

A ideia aqui é trazer o estilo dos anos cinquenta de volta, e não necessariamente ser chamado de Harry Potter. Esse tipo de óculos cai bem com cavanhaques, bigodes e outros aspectos que não cubram todo o rosto. Que tal investir em um bigode charmoso ou apostar no design de cabelo ao estilo James Dean?

Os redondos dos anos 1970, bem lembrados por John Lennon, voltaram à moda nos últimos anos, sejam com ou sem grau. Eles combinam com as barbas mais compridas, mas caem bem também com barbichas de menor volume.

5. Armações modernas e despojadas

Se você não usa barba e gosta de mostrar o formato do seu rosto, essa escolha poderá ser a ideal. São as armações transparentes, com duas cores ou com formatos de lentes diferentes. Como, por exemplo, um “trapézio torto”. Se o seu cabelo for curto, a opção é melhor ainda.

Por sua vez, o estilo de óculos “brownline”, em que a armação está sobre a linha da sobrancelha, é uma preferência vintage que destaca a barba, focando em seu rosto.

6. Óculos espelhados

Você pode estar pensando: mas e os óculos escuros? Não podemos deixar de fora os parceiros do estilo masculino, colocados há muito tempo como um item fashion.


Esses itens são para quem não deseja passar despercebido na rua. Os óculos espelhados estão sempre na moda, são bem vistos em região de praia, e vão muito bem com barba ou bigode. Se você aderiu à moda do coque alto, eles também combinam.

7. Uso de lentes coloridas

oculos e barbas, com o óculos da beard você fica muito mais estiloso

As lentes coloridas são as preferidas, se o homem em questão tem personalidade e pretende se diferenciar. Nesse contexto, cabem os cabelos e barbas de todos os estilos, bigodes longos, barbas mais cheias, cortes ousados.

A ideia é se destacar, busque experimentar óculos com as lentes azuladas.

8. Estilo aviador

Com ou sem grau, trata-se de um clássico de muito charme que combina com vários estilos de rostos e de barba, menos ou mais cheias.

Já quando o assunto é cabelo, é preferível que seja mais curto. Isso acontece porque o desenho da lente direciona a linha do rosto para baixo.

9. Mais combinações de barbas, óculos e cabelos

Mais combinações de barbas, óculos e cabelos

Se ainda não se sentiu contemplado com os itens acima, não se preocupe. Abaixo trazemos as dicas para estilos mais específicos:

Menos cabelo e barba predominante

Se você tem uma barba predominante (e deseja destacá-la), mas pouco cabelo ou é careca, os modelos de óculos vazados são para você. Eles não pesam no seu rosto e acabam com a ideia de criar uma “máscara”. Óculos mais espessos e que cobrem a sobrancelha não são indicados.

Sobre os óculos de sol, evite os coloridos, pois trazem a atenção para eles. Os modelos vintage, discretos, de tons mais fechados, podem ser sua melhor pedida.

Cabelo e barba longos e cheios

Quem segue um estilo “hipster”, em que a barba e o cabelo praticamente “emendam” um no outro, deve optar por fugir das armações grandes (oversized) e dos óculos coloridos. Esses óculos podem causar muita confusão no seu visual, que já contém duas informações importantes (o cabelo e a barba).

Peças mais simples, modelos clássicos e em tons mais abertos são boas opções. Armações de madeira também podem ser interessantes.


Homens grisalhos e a combinação de óculos e barba

barba grisalha

Os grisalhos cheios de estilo pensam bem no corte de cabelo, desenho do bigode e formato da barba. Não devem usar armações grandes.

Não há o que esconder: as armações mais leves, produzidas em titânio, podem dar o toque de modernidade de que precisam. Se você é iniciante no universo dos grisalhos e deseja deixar o look no melhor estilo, invista em um kit para barba, cabelo e bigode.

Cacheados ao natural e barba rebelde

Quem é despojado assim não está preocupado em enquadrar-se nos padrões da moda. Esses homens combinam com peças divertidas, armações redondas ou coloridas. Elas vão “brincar” com a percepção dos outros.

Não é tão complicado combinar cabelo, óculos e barba, e, na verdade, o mais importante é aproveitar o que o faz se sentir bem! As dicas podem te ajudar, se você não souber por onde começar.

E então, se sentiu bem atendido com essas dicas de óculos e barba? Para saber mais sobre como ter um visual incrível, baixe o nosso e-book sobre higienização para barba, cabelo e bigode!


Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Comments (2)

  1. Avatar for Rodrigo rafael aquatti
    Posted on 08/05/2017
    • Avatar for Rodrigo Rodrigo
      Posted on 10/05/2017

Deixe sua pergunta ou opinião

Ad Blocker Detected

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh