7 dicas incríveis de decoração para quem mora sozinho

Quem está sempre envolto às correrias e atribulações cotidianas, raramente tem tempo para pensar em como deixar o próprio espaço mais despojado e bem decorado, não é verdade? Mas, ao contrário do que possa parecer, transformar o visual de um lar não é nenhum bicho de sete cabeças. Algumas medidas simples fazem toda a diferença para que seu cantinho fique mais aconchegante e charmoso. Pensando nisso, reunimos, no artigo de hoje, algumas dicas de decoração criativas e funcionais para quem mora sozinho. Curioso? Então, continue a leitura!

1. Seja eco-friendly

dicas incríveis de decoração para quem mora sozinho

Na hora de planejar a decoração da sua casa, um dos pontos mais interessante é a possibilidade de estimular o seu lado criativo transformando sua decoração em algo pessoal e único. Você pode utilizar materiais recicláveis como garrafas, caixas ou até mesmo objetos do seu dia a dia que foram deixados de lado, deixando o ambiente adaptado ao seu próprio estilo. O melhor: com custo praticamente zero.

As garrafas PET podem ser utilizadas para decorar seu lar e existem diversos tutoriais pela internet com várias opções para ajudá-lo. Mas não se esqueça das garrafas de vidro, com um pouco de trabalho manual, você pode transformá-las em decorações sofisticadas para a sua casa.

Caixas de papelão podem ser multifuncionais e após dar seu toque, seja pintando ou cobrindo com algum papel estampado de sua preferência, tornam-se ótimas para organizar o espaço que você tem, guardando tudo aquilo que fica jogado pela casa.

Procure por materiais que iriam ser descartados ou desperdiçado, e transforme-os em peças decorativas. Sua criatividade é a maior ferramenta para decorar sua casa de forma sustentável e econômica!

2. Prime pela flexibilidade

dicas incríveis de decoração para quem mora sozinho

Caso a sua casa ou apartamento não possua muito espaço livre, a disposição dos móveis será determinante não só para o visual, mas também para o quão confortável e bem aproveitado será o seu espaço. Ao adquirir a sua mobília, dê preferência às peças menores e que sejam de fácil locomoção.

Caso você encontre móveis que possuam mais de uma função, melhor ainda — como é o caso de cadeiras ou bancos que possam ser utilizadas tanto na cozinha quanto na sala de estar.

Sofás-cama ou sofás retráteis que se expandem também são excelentes alternativas, principalmente para quando você quer assistir a um filme com conforto ou receber os amigos ou familiares e não tem um quarto de hóspedes.

3. Priorize a funcionalidade na sua decoração

Quem mora sozinho geralmente tem a maior parte das horas diárias ocupadas com trabalho. Afinal, os boletos e faturas estão sempre chegando, não é mesmo? Para que a manutenção da ordem e limpeza da sua casa não se torne outro peso para atribular ainda mais a sua rotina, priorize uma decoração que associe estética e funcionalidade.

Caso o seu orçamento permita, invista na aquisição de máquinas que otimizem o preparo e organização das suas coisas e refeições. Cafeteiras, sanduicheiras, máquinas de lavar louça e aspiradores de pó, por exemplo, são itens bonitos que aceleram o preparo das suas refeições, bem como da limpeza da sua casa.

4. Atente-se à iluminação dos cômodos

dicas incríveis de decoração para quem mora sozinho

Para utilizar da melhor forma ambientes pequenos, uma boa dica é aproveitar toda luz natural possível.

Para isso, tente maximizar a entrada da luz utilizando cortinas de tecidos mais leves e finos como voil ou linho. Lembre-se de optar pelas mesmas cores da parede para manter a decoração harmoniosa.

Use ao menos 3 pontos de luz distribuídos pelo cômodo, dessa forma é possível obter a sensação que o espaço é maior do que ele realmente é.

5. Use e abuse das prateleiras

Móveis altos não são boas opções para espaços reduzidos pois bloqueiam a luz natural — o que além de deixar sua conta de luz mais cara, compromete a circulação de ar e arejamento do ambiente.

Por esse motivo, não hesite em utilizar prateleiras para os mais diversos fins: livros, recipientes da cozinha, porta-retratos e outros objetos de decoração, etc. Existem diversas opções e formatos de prateleiras no mercado e uma delas, com certeza, será a sua cara!

6. Dinamize os cômodos

dicas incríveis de decoração para quem mora sozinho

Outra dica incrível para um melhor aproveitamento do seu espaço e, ainda, para deixá-lo mais bonito e agradável, é atribuir mais de uma função para cada espaço.

A sua cozinha, por exemplo, pode ser transformada em um espaço para um jantar intimista e para se reunir com amigos. Para tanto, aposte em mesas estilo bar e bancos altos que deixam a cozinha moderna e despojada.

Outra opção bem legal é utilizar determinados móveis, como sofás e mesas, para separar um ambiente grande em dois. Com isso, salas, por exemplo, podem se transformar em espaço para TV e, ao mesmo tempo, escritório.

7. Aposte nos espelhos

O espelho tem uma utilidade incrível: a de passar a impressão de que o espaço é muito mais amplo do que ele realmente é. Além disso, ele também pode exercer o papel de ornamentar objetos, ampliando a exposição destes, e, é claro, potencializar o jogo de iluminação que você escolher utilizar. Isso sem falar da função primária de auxílio para que você se arrume para sair, não é?

Outro ponto importante: a grande responsável por adaptar o espelho ao ambiente é sua moldura. Sua sala pode receber a decoração que precisava com a escolha da moldura mais apropriada e que seja a cara da sua casa.

Para que sua moldura fique ainda mais estilosa, você pode apostar na vibe eco-friendly e customizar você mesma sua própria moldura, utilizando materiais recicláveis, como revistas ou estampas da sua preferência.

Lembre-se, no entanto, que ao maximizar o espaço disponível utilizando um espelho, uma atenção maior é voltada para ele próprio. Por isso, escolha um que se encaixe com a decoração desejada. Cuidado, apenas, para que a sensação de ampliação do ambiente não seja excessiva e, com isso, a harmonização do cômodo seja comprometida.

E aí, gostou das nossas dicas de decoração para quem mora sozinho? Já colocou alguma em prática ou tem alguma outra ideia que gostaria de compartilhar conosco?

Que receber mais dicas incríveis como essas? Assine a nossa newsletter para receber diversas outras dicas como essas diretamente no seu e-mail! Você não vai se arrepender!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *