A Beta Ecdisterona, também chamada de ecdysterone ou 20-hidroxiecdisona, é uma substância extremamente anabólica encontrada em plantas e insetos, um esteroide muito utilizado como suplemento natural por atletas com o objetivo de acelerar o ganho de massa muscular.

Ficou marcado na memória de muita gente, mas a cena não deixa de ser caricata. Aquele marinheiro um tanto nanico, cachimbo dependurado da boa, está prestes a se dar mal frente a algum grandalhão quando revela sua arma secreta: engole uma lata de espinafre e logo é tomado de uma força tamanha, capaz de dar cabo de toda uma gangue de maus-caráteres.

Alguns estudos mostram que o componente aumenta a retenção de nitrogênio e impulsiona a síntese de proteínas, ajudando a reduzir o tempo de recuperação entre as séries de exercícios. Desta forma, o indivíduo passaria mais tempo focado no treinamento, promovendo o crescimento dos músculos muito mais rapidamente e sem consequências hormonais negativas.

Popeye Ecdisterona

Outros benefícios conhecidos da Beta Ecdisterona além do aumento do desempenho do sistema muscular são a redução do colesterol e da glicose no sangue e melhora na função dos nervos. É ainda recomendável seu consumo a quem quer proteger o sistema cardiovascular melhorando o fornecimento de nutrientes ao cérebro e aos músculos.

Trata-se, afinal, de um desenho animado, embebido de fantasia, mas a força do marinheiro Popeye pode ter alguma explicação científica. Um estudo publicado na revista Archives of Toxicology concluiu que a ecdisterona, hormônio presente no espinafre, pode de fato estimular o crescimento muscular.

A pesquisa envolveu 46 pessoas (seis delas deixaram o trabalho antes de sua conclusão) e testou os efeitos de esteroides no corpo humano. Os participantes, que já tinham hábito de praticar musculação, realizaram durante dez semanas a mesma rotina de exercícios físicos, mas foram divididos em grupos: um recebeu suplementos com Ecdisterona, outro com placebo e o terceiro, nenhum dos dois.

O grupo que ingeriu a substância (200 mg a 800 mg por dia) teve um aumento de massa muscular de 1,5 kg a 2 kg e também melhorou a performance no teste de repetição máxima — quando você coloca a carga máxima com a qual consegue fazer um único levantamento de supino.

“Nós esperávamos uma melhora na performance, mas não achamos que seria tanto”, disse Maria Parr, do Instituto Farmacêutico de Berlim, à imprensa alemã. “Recomendamos à Agência Mundial Antidoping que a substância seja acrescida à lista de doping. Achamos que, se ela melhora a performance, então é uma vantagem injusta e deveria ser eliminada.”

Os pesquisadores se certificaram de que os suplementos tinham apenas ecdisterona em seu composto e reforçaram que o hormônio não mostrou efeitos nocivos no fígado ou nos rins. O resultado pode reforçar o interesse em usar o anabolizante natural na melhora de performance física.

Vários estudos em animais já foram realizados mostrando efeitos maiores da ecdisterona sobre a hipertrofia de músculo em ratos, até quando comparada com anabolizantes mais famosos, como a metandienona (dianabol) e a estradienediona (trenbolox). Parr, o cientista responsável por algumas dessas pesquisas, cita no seu artigo publicado em 2015, que a ecdisterona induz hipertrofia muscular com uma potência comparável, senão superior, aos esteroides androgênicos anabolizantes, moduladores seletivos dos receptores de androgênio e ao IGF-1 (o metabólito do GH, hormônio do crescimento).

Um ponto ainda sem consenso é justamente em relação a dose, pois os trabalhos com animais mostram hipertrofia com doses muito menores do que a dose usada hoje por bodybuilders, que chega a atingir 1 grama por dia. Outro ponto importante é a segurança no uso e os efeitos colaterais, ainda não descritos. Ou por não existirem ou por ainda não terem se manifestado a curto prazo.

espinafre dopping olimpiada

Na década de 1980, houve suspeita que a ecdisterona seria o “segredo russo” e que teria sido usada por atletas olímpicos desse país. Como a ciência vem mostrando evidências de alta atividade anabólica, Parr (um grande pesquisador da substância) afirmou que a potência anabólica da ecdisterona justifica sua inclusão na lista de substâncias proibidas da WADA e que deveria ser considerada doping.

Em 2008, pesquisadores chineses descobriram, em estudo com animais, que o uso de Beta Ecdisterona funcionou aliviando os sintomas de osteoporose sem promover efeitos colaterais. Mais tarde, uma pesquisa alemã concordou com a conclusão deste estudo chinês. Os especialistas concluíram que a Beta Ecdisterona é candidata promissora como opção de tratamento para a doença, apesar de que mais testes são necessários para comprovar o tratamento no corpo humano.

Mas engana-se quem acha que poderia estimular o crescimento muscular comendo espinafre. Para se ter algum efeito, seria preciso tomar doses mil vezes maiores que a média de ecdisterona consumida na dieta ocidental (1 mg). Deixemos a mágica de Popeye apenas para o imaginário.


No Responses

  1. Avatar for Rodrigo Rodrigo
    Posted on 04/02/2021

Deixe sua pergunta ou opinião

Ad Blocker Detected

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh