Ecdisterona o Anabolizante do Popeye

popeye Ecdisterona espinafre

A Beta Ecdisterona, também chamada de ecdysterone ou 20-hidroxiecdisona, é uma substância extremamente anabólica encontrada em plantas e insetos, um esteroide muito utilizado como suplemento natural por atletas com o objetivo de acelerar o ganho de massa muscular.

Ficou marcado na memória de muita gente, mas a cena não deixa de ser caricata. Aquele marinheiro um tanto nanico, cachimbo dependurado da boa, está prestes a se dar mal frente a algum grandalhão quando revela sua arma secreta: engole uma lata de espinafre e logo é tomado de uma força tamanha, capaz de dar cabo de toda uma gangue de maus-caráteres.

Alguns estudos mostram que o componente aumenta a retenção de nitrogênio e impulsiona a síntese de proteínas, ajudando a reduzir o tempo de recuperação entre as séries de exercícios. Desta forma, o indivíduo passaria mais tempo focado no treinamento, promovendo o crescimento dos músculos muito mais rapidamente e sem consequências hormonais negativas.

Popeye Ecdisterona

Outros benefícios conhecidos da Beta Ecdisterona além do aumento do desempenho do sistema muscular são a redução do colesterol e da glicose no sangue e melhora na função dos nervos. É ainda recomendável seu consumo a quem quer proteger o sistema cardiovascular melhorando o fornecimento de nutrientes ao cérebro e aos músculos.

Trata-se, afinal, de um desenho animado, embebido de fantasia, mas a força do marinheiro Popeye pode ter alguma explicação científica. Um estudo publicado na revista Archives of Toxicology concluiu que a ecdisterona, hormônio presente no espinafre, pode de fato estimular o crescimento muscular.

A pesquisa envolveu 46 pessoas (seis delas deixaram o trabalho antes de sua conclusão) e testou os efeitos de esteroides no corpo humano. Os participantes, que já tinham hábito de praticar musculação, realizaram durante dez semanas a mesma rotina de exercícios físicos, mas foram divididos em grupos: um recebeu suplementos com Ecdisterona, outro com placebo e o terceiro, nenhum dos dois.

O grupo que ingeriu a substância (200 mg a 800 mg por dia) teve um aumento de massa muscular de 1,5 kg a 2 kg e também melhorou a performance no teste de repetição máxima — quando você coloca a carga máxima com a qual consegue fazer um único levantamento de supino.

“Nós esperávamos uma melhora na performance, mas não achamos que seria tanto”, disse Maria Parr, do Instituto Farmacêutico de Berlim, à imprensa alemã. “Recomendamos à Agência Mundial Antidoping que a substância seja acrescida à lista de doping. Achamos que, se ela melhora a performance, então é uma vantagem injusta e deveria ser eliminada.”

Os pesquisadores se certificaram de que os suplementos tinham apenas ecdisterona em seu composto e reforçaram que o hormônio não mostrou efeitos nocivos no fígado ou nos rins. O resultado pode reforçar o interesse em usar o anabolizante natural na melhora de performance física.

Vários estudos em animais já foram realizados mostrando efeitos maiores da ecdisterona sobre a hipertrofia de músculo em ratos, até quando comparada com anabolizantes mais famosos, como a metandienona (dianabol) e a estradienediona (trenbolox). Parr, o cientista responsável por algumas dessas pesquisas, cita no seu artigo publicado em 2015, que a ecdisterona induz hipertrofia muscular com uma potência comparável, senão superior, aos esteroides androgênicos anabolizantes, moduladores seletivos dos receptores de androgênio e ao IGF-1 (o metabólito do GH, hormônio do crescimento).

Um ponto ainda sem consenso é justamente em relação a dose, pois os trabalhos com animais mostram hipertrofia com doses muito menores do que a dose usada hoje por bodybuilders, que chega a atingir 1 grama por dia. Outro ponto importante é a segurança no uso e os efeitos colaterais, ainda não descritos. Ou por não existirem ou por ainda não terem se manifestado a curto prazo.

espinafre dopping olimpiada

Na década de 1980, houve suspeita que a ecdisterona seria o “segredo russo” e que teria sido usada por atletas olímpicos desse país. Como a ciência vem mostrando evidências de alta atividade anabólica, Parr (um grande pesquisador da substância) afirmou que a potência anabólica da ecdisterona justifica sua inclusão na lista de substâncias proibidas da WADA e que deveria ser considerada doping.

Em 2008, pesquisadores chineses descobriram, em estudo com animais, que o uso de Beta Ecdisterona funcionou aliviando os sintomas de osteoporose sem promover efeitos colaterais. Mais tarde, uma pesquisa alemã concordou com a conclusão deste estudo chinês. Os especialistas concluíram que a Beta Ecdisterona é candidata promissora como opção de tratamento para a doença, apesar de que mais testes são necessários para comprovar o tratamento no corpo humano.

Mas engana-se quem acha que poderia estimular o crescimento muscular comendo espinafre. Para se ter algum efeito, seria preciso tomar doses mil vezes maiores que a média de ecdisterona consumida na dieta ocidental (1 mg). Deixemos a mágica de Popeye apenas para o imaginário.


Comments

  1. Post
    Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *