Homens precavidos vivem mais, e vivem melhor também. Não tem nada de vaidoso fazer aquelas visitas periódicas ao médico, fazendo aquelas checagens de rotina tão pertinentes. O que acontece é que muitos barbudos, e nós nos colocamos nessa estimativa hipotética, acabam sempre deixando esses exames preventivos pra depois. E depois, e depois… Até que chega uma hora que sempre dá problema, e isso pede por cuidados da nossa parte.

Cuidados que poderiam ser evitados de verdade se você tivesse feito os exames no tempo correto, não é verdade? Mas que tipo de exames seriam esses? Pra quê eles servem, na real? Isso é o que vamos te mostrar, cara. E eles são importantes, inclusive para evitar alguns problemas com seus pelos faciais. Você sabia que pode ficar com uns buracos feios na barba por causa de estresse?

Os exames preventivos mais importantes para um barbudo

Vejamos quais são os principais exames preventivos para os homens fazerem a qualquer momento da vida. E não, não vamos falar sobre o exame de próstata, pois já exploramos bem esse assunto por aqui, vale dar uma checada depois de ler as sugestões a seguir.

1 – Checagem Hormonal

Um dos Exames Preventivos mais importantes para os homens é o hormonal

Antes de levantar aquela sobrancelha em descrédito, cabe lhe ressaltar uma coisa importante aqui: mais do que o “hormônio de macho”, que desenvolve nossos pelos e partes, a testosterona também ajuda a desenvolver nossos músculos, ossos e até no equilíbrio do humor.

A checagem hormonal avalia não apenas a testosterona, como vários outros tipos de oscilações em hormônios importantes para processos do nosso organismo. Se você anda com problemas de estresse constante, dificuldades para perder ou manter o peso, entre outros processos comuns da saúde, aqui está o tipo de exame mais comum a se tomar para evitar esses problemas.

2 – Exame de Sangue

Outro dos Exames Preventivos mais importantes são os sanguíneos

Esse é um dos mais básicos e importantes. Você pode fazer um exame de sangue semestralmente, para checar as taxas de glicose, colesterol, além dos próprios níveis de testosterona, que podem ser avaliados aqui. entre outros tipos de elementos específicos na corrente sanguínea.

A intenção é conferir se não há riscos de desenvolver doenças como diabetes, hipertensão, ou ainda DSTs. Para quem já tem mais de 20 anos, é uma opção válida para garantir não só aquele alívio com sua alimentação e hábitos saudáveis, como atestar outras possibilidades. Se você tiver alguma diferença nesses exames, você não pode doá-lo, por exemplo, bem como não comer uma série de coisas. É provável que você não queira isso, não é?

3 – Exames Odontológicos

Os Exames Preventivos nos dentes são essenciais para evitar problemas no futuro

Isso é importante para homens e mulheres, sem restrição. A saúde dos seus dentes é tão importante quanto de outras áreas do corpo, seja por questões estéticas ou de saúde mesmo. Se você não sabe ainda o que é uma cárie ou ter dores por conta do siso a ser retirado, parabéns: ou ainda não passou por um momento mais tenso, ou realmente sua saúde dentária está muito boa.

Fazer um exame odontológico ao menos uma vez por ano vai lhe dar uns bons redirecionamentos quanto a saúde dentária, bem como evitar aqueles problemas constrangedores e fora de hora. Isso vai não só daquela dor de dente, como o bafo também, jovem. Se precisar fazer algum procedimento mais complexo, o exame anual vai te ajudar a fazer um planejamento melhor, também.

4 – Exame de IMC (Índice de Massa Corporal)

Saber o índice de massa corporal é um dos Exames Preventivos mais importantes para evitar o excesso de peso

Esse é um tipo de exame diferente pra quem só fica de olho em peso e altura, ou mesmo para quem faz exames de sangue com frequência. Acontece que a Massa Corporal é um elemento essencial para quem busca um equilíbrio no corpo em todos os detalhes.

Basicamente, o exame de IMC atesta a quantidade de gordura presente no seu corpo em relação a altura e peso. Em outras palavras, ela vai avaliar com mais precisão se você está obeso, ou com risco de desenvolver doenças relacionadas aos padrões de massa corporal fora o ideal, como doenças de coração e diabetes, por exemplo.

É bom ressaltar um ponto: a massa corporal não se relaciona a massa muscular, beleza? Isso quer dizer que, se ambos não estiverem em equilíbrio, você pode estar acima do peso, ou até “corpo”, mas sem ter força ideal para atividades físicas.

O índice de Massa Corpo ideal está entre 18,5 e 24,9, dependendo da sua altura e peso. Fique esperto com isso, e terá um corpo saudável em qualquer momento de sua vida.

5 – Exames Íntimos

Os Exames Preventivos íntimos são essenciais para os cuidados masculinos

Não tem como sair disso, jovem. É sua saúde para a posteridade que estamos falando, e não é especificamente do exame de próstata, o mais conhecido e que ainda existem tabus e polêmicas quanto a ele. Já falamos sobre em outras oportunidades, e que vale a pena você dar uma olhada depois. Aqui, vamos falar de outros exames pertinentes para que tenha não apenas uma vida sexual tranquila, como prevenir uma série de outros males.

Basicamente, esses exames são feitos em um urologista, com uma frequência no mínimo trimestral. Nela, são avaliadas possibilidades de doenças sexualmente transmissíveis, bem como a saúde dos órgãos íntimos. Um deles, mais específicos, é feito nos testículos.

Além de avaliar a fertilidade do paciente, que pode ser responsável por um casal não gerar filhos, por exemplo, os exames ajudam a identificar alguns tipos de doenças perigosas ao organismo, como o cancro, por exemplo. Doenças como essa, ao serem identificadas ainda cedo, evitam aquelas situações desagradáveis que todo homem não quer passar.

Viu como os exames preventivos fazem toda diferença, jovem? Claro que não precisa ficar tão paranóico a ponto de fazer todos os exames o ano inteiro. Porém, se você dispõe dos recursos e do tempo, se programe para separar ao menos um mês ou dois do ano pra fazer tudo o que precisa, e garantir mais tranquilidade pra sua vida. Quando se tem certas experiências, os cuidados anteriores se tornam ainda mais válidos. Até a próxima!

Deixe sua pergunta ou opinião

Ad Blocker Detected

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh