6 surpreendentes fatos sobre barba para você conhecer!

Existem muitos fatos sobre barba por aí que você ainda não se deu conta, jovem. Confira as curiosidades do mundo da barba!

Você sabe o quanto a barba é uma marca icônica e cheia de símbolos entre os homens, certo? E é interessante que os novos barbudos fiquem espertos com alguns desses fatos sobre barba, não só para terem o que mostrar para os incrédulos, como conhecer a fundo o poder que ela tem.

Só pelo fato de muitos caras por aí adotarem o estilo e mudam totalmente de aparência e até de postura já mostra um pouco desse poder que os pelos faciais possuem. Quer um bom exemplo? Dá uma olhada no que o Jon Krasinski, do The Office, e como ele mudou quando adotou a barba cheia em seu filme, Um Lugar Silencioso. Se você lembra do figura na série, sabe o quanto as barbas tem poder…

E agora você vai saber alguns fatos que endossam esse essa afirmativa.

Fatos sobre barba para deixar seu estilo ainda mais impactante

1.As Barbearias são mais antigas do que você pensa

A navalha romana já não existe mais entre os fatos sobre barba, mas sabe-se que ela era assustadora de perigosa

Eu sei que já falamos aqui sobre a Trufefitt & Hill, certo? Barbearia de requinte, a primeira na história a tirar aquele aspecto andarilho dos barbeiros. Mas estamos considerando apenas as estrutura das mesmas, os aspectos modernos que envolvem os pelos faciais até hoje. Mas a tradição principal, de reunir vários homens em único local enquanto de seus visuais, é bem mais antiga.

Na verdade, ela é de 1100 AC! Já é sabido que os homens romanos se encontravam em vários lugares para trocar ideias de vários tipos, e inclusive para fazer a barba. Só que no caso dele não era bem uma barbearia:  como dissemos, esse conceito moderno só viria muitos séculos depois.

Aqui, os loucos se juntavam para fazer a barba com a navalha romana, uma versão mais rudimentar do que viria ser inventado pelos franceses no século XVIII, e muito mais perigosa. Não era a toa que os sábios da época era um dos poucos que mantinham uma barba cheia e volumosa…

2.O tempo de vida cuidando da barba

Outro dos fatos sobre barba conhecidos é o tempo que de fato você gasta cuidando dos pelos faciais

Contar o tempo da vida em meses, dias e horas é algo bem comum quando você tem vontade de visualizar a imensidão do tempo, e como somos efêmeros diante dela. Poético, não é? Mas também é uma boa para mensurar o quanto nos dedicamos a tarefas que só “levariam 5 minutinhos, nem pesam tanto”. E você consegue imaginar quantas horas você gasta cuidando da barba, seguindo essa matemática de ficar tonto?

O número não é preciso, pois sabemos que cada um tem o seu ritmo, mas estima-se que sejam em torno de 3500 horas. Isso, convertido em anos, daria mais ou menos uns 5 ou 6 meses. Achou pouco? Mas pense o seguinte: você ficaria 6 meses, ininterruptos, fazendo e cuidando da barba. Você não teria vida, além de ficar na frente do espelho  Parece muito tempo agora, não é?

3. Qual é a barba mais bela do mundo?

O campeonato mundial de barbas é um dos fatos sobre barba mais loucos dessa lista

Difícil e muito improvável de responder de uma forma definitiva. Ainda assim, as pessoas gostam de criar títulos pra atribuírem a alguém, só para discordarem da decisão e buscarem elas próprias esse ponto. Criação de tretas à parte, de quem seria esse título, então? Já que nem eu ou você definimos…

Bem, esse título é resolvido pela associação mundial de barbas, em uma disputa realizada a cada dois anos em países diferentes. Isso aí, existe um campeonato mundial de barbas, com diversas categorias de disputas, e estilos que talvez você só encontra em histórias infanto-juvenis ou de algum autor mais maluco, como Neil Gaiman, por exemplo.

A disputa é bem engraçada, como você pode ver nesse post que fizemos no ano passado.

4.A quantidade de fios presentes na barba é de…

Um dos fatos sobre barba mais surpreendentes é a quantidade de fios que temos no rosto

25 mil fios, aproximadamente. E em alguns casos de barbudos, eles podem ser tão espessos quanto um fio de cobre! Sim, em um mundo fantasioso maluco, os fios da barba poderiam ser bons substitutos de fios elétricos. Quer dizer, se fossem condutores elétricos bons o bastante… Enfim. O que importa é que nosso corpo pode produzir barbas realmente resistentes e espessas.

Mas como isso é possível? Cada poro da barba pode produzir um pelo facial, com sua espessura bem definida. Mas esse mesmo poro pode produzir quatro folículos cada um, dependendo do quanto eles são estimulados. Em suma, quanto mais poros da barba estimulados e bem cuidados, mais barba terá no rosto.

5. A maior barba do mundo

Nos fatos sobre barba, Hans Langsteeth tem seu lugar para sempre registrado

Nós já falamos da mulher com a maior barba do mundo, mas até então não falamos do homem que já teve a maior barba do mundo. E não, não foi um filósofo da antiguidade, ou Charles Darwin. O dono desse recorde é o senhor Hans Langsteeth, que morreu em 1927.

Hans teve uma barba de 5 metros e uns 15 centímetros. Sim, é uma puta barba longa pra cacete. Acho que ninguém realmente vai bater esse recorde… E o próprio recordista sabe desse fato! Tanto, que sua barba é preservada até hoje no Smithsonian Institute, como parte da coleção definitiva.

6, Quer ter uma barba na Rússia Antiga? Vai ter que pagar

Barbas russas tinham que pagar tributos. Dá pra acreditar em um desses fatos sobre barba?

Era assim no reinado do Tsar russo “Peter, the Great”: se você deseja manter uma barba, precisava pagar um tributo ao rei daquele inferno gelado. E qual era o motivo para ter de pagar um fucking imposto para manter os pelos faciais? Por incrível que pareça, para modernizar o visual da Rússia! É bem louco, mas esse era o pensamento de Peter.

Barbas eram bem comuns na Rússia no período de Peter The Great. E a intenção dele era trazer a modernidade nas terras russas, e via nos pelos faciais como um retrocesso visual. Imagine o valor para pagar ao rei e ainda cuidar dos pelos faciais…

Ainda existem muitos outros fatos sobre a barba, que você pode conferir por aqui, jovem! Ter essas informações na ponta da língua te tornam um bom conhecedor e sábio dos pelos faciais, e até chamar atenção com suas sapienciais. E isso sempre é muito charmoso. Até a próxima, jovem!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *