Campeonato mundial de barba e bigode: Os Campeões

Existe competição para tudo, jovem. Da corrida de galinhas no nordeste do Brasil, até aquelas disputas ensandecidas de quem come mais cachorros quentes nos Estados Unidos, sempre vão haver disputas para ver quem é o melhor em alguma coisa. E você acha que com as barbas seria diferente? O Campeonato Mundial de barba e bigode, “The World Beard and Moustache Championship” está aí para mostrar que mesmo nossos pelos faciais tem sua dose de embates.

O concurso, que rolou entre os dias 2 e 3 de Setembro na cidade de Austin, nos Estados Unidos, reuniu os visuais mais curiosos, bizarros e criativos dos pelos faciais. Dificilmente você vai ver exemplares como o do concurso por aí na rua, então confira a galera e entender o que foi essa competição.

O que é o Campeonato Mundial de barba e bigode – World Beard and Moustache Championship?

Saiba como foi o Campeonato mundial de barbas e bigodes

Assim como diversos esportes e competições lendárias, não existe uma origem clara para o campeonato mundial de barbas e bigodes. Enquanto um grupo italiano afirma ter realizado a primeira edição do evento na década de 1970 no norte do seu país de origem, o grupo responsável atualmente pela competição, o First Höfener Beard Club, mantém a fundação do torneio, em 1990 na sua cidade natal, Höfez, na Alemanha.

A primeira edição foi bem modesta, apenas com os participantes da pequena vila alemã e algumas cidades próximas. A segunda competição só viria novamente em 1995, já com participantes internacionais na cidade de Pforzheim, na Alemanha. Dali em diante, as competições passaram a ser de dois em dois anos, passando por países como Noruega, Estados Unidos e Reino Unido.

Nesse meio tempo, outras competições menores foram organizadas por outros clubes pela Europa, como na Suécia e Suiça, por exemplo. E em boa parte dos campeonatos mundiais de barbas, os europeus se mantiveram dominantes, ganhando uma fatia generosa dos prêmios;

Isso mudou em 2009, em Anchorage. Os americanos venceram nas principais categorias, tirando os alemães do trono dominante, que não saíram desde o início das competições.

Em 2014, tivemos o primeiro campeonato em que não se seguiu a norma dos dois anos, desta vez em Portland, nos Estados Unidos. Os números de inscritos bateram um recorde inesperado, como um reflexo da própria cultura das barbas de volta. Em 2015, o evento voltou para a Europa, na Áustria pelo The East Bavarian Beard Club, e este ano novamente nas terras americanas.

Como foi o evento de 2017?

O Campeonato mundial de barbas e bigodes em 2017 foi memorável

A competição entre os barbudos foi no Long Center for Performing Art, em Austin, Texas. Como de costume, as competições são bem humoradas e exploram o máximo de opções que as barbas longas, parciais ou apenas os bigodes têm a oferecer. E já vamos falar como ela funciona.

Quando falamos de ir até os limites nessas competições, não é brincadeira, jovem. Pelas fotos que você já viu até aqui, dá para ter uma noção do quanto os barbudos se preparam para o momento, desde o crescimento da barba, até a modelação bizarra. Mesmo os cuidados posteriores vão pedir uma boa dose de paciência.

Enfim, vamos ao que interessa: vejamos quem foram os vencedores do Campeonato Mundial de Barbas e Bigodes de 2017.

A Melhor Barba de todo o concurso foi de Jason Kiley. O cara conseguiu criar um estilo completamente simétrico com a barba cheia em anéis, ficou simplesmente foda, como você pode ver na imagem a seguir.

Este é o Campeonato mundial de barbas e bigodes

Outro destaque memorável da apresentação foi de MJ Johnson. Concorrendo na categoria dedicada às Cheek-Beards – barbas mais concentradas nas bochechas -, ele combinou a barba com as costeletas, e fez um estilo no qual as morsas, leões marinhos e o Lêoncio do desenho do Pica-Pau ficariam mordidos de não poderem reproduzir com tamanha dedicação.

Esse é o melhor bigode no Campeonato mundial de barbas e bigodes

E se você não tem muita paciência para deixar a barba crescer, recomendo que observe o exemplo dado por Michael Wollin, com seus nada menos que 60 cm. Não foi por acaso que ele recebeu o prêmio de maior barba do evento.

Uma barba de 60 cm foi a barba mais comprida no Campeonato mundial de barbas e bigodes

Nosso último destaque vai para Isaiah Webb, que ficou em segundo na categoria de barba cheia, perdendo apenas para Jason Kiley. Isaiah simplesmente pegou sua barba cheia, virou de todos os lados, quase que literalmente colando aqui e ali,e adicionando alguns apetrechos, o cara simplesmente virou um cachorro com a barba. Ficou muito criativo, dá só uma olhada.

Isaiah e sua barba de cachorro Campeonato mundial de barbas e bigodes

Como funciona o campeonato?

Funcionando de forma parecida com os concursos de modelos, de moda, e de outros tipos de competições que envolvem avaliações de jurados, o World Beard and Moustache Championship se divide em diversas categorias de barbas, cada uma com seus jurados, particularidades e fatores de aprovação.

Basicamente, as categorias se dividem em três grandes grupos:

Moustaches – São os bigodes, que possuem subcategorias como o Bigode de Dali, o Bigode Inglês, o Bigode Húngaro, e o Estilo Livre. E claro, tem a categoria de Melhor Bigode. Imagine o tanto de cera de bigode que devem ter usado neste ano ein?! rs

O Bigode é uma das categorias mais disputadas no Campeonato mundial de barbas e bigodes

Partial Beard – Barba parcial, são as categorias que envolvem unicamente cavanhaques e suas variações, como os bigodes relacionados a costeletas. São uma das mais criativas atualmente.

Os cavanhaques tem sua própria categoria no Campeonato mundial de barbas e bigodes

Full Beard – Pode ser considerado a principal categoria do campeonato mundial de barbas e bigodes. É aqui que encontramos as barbas mais compridas, os estilos livres, e por fim o título de Melhor Barba.

Aqui está a principal categoria do Campeonato mundial de barbas e bigodes

Em todas as categorias, existe um Júri responsável por observar todas as particularidades dos participantes, dando suas opiniões e notas. O resultado final é dado a partir da média dos jurados, definindo o top 3 de cada categoria. Na página do Campeonato mundial de barba e bigode – World Championship, é possível ver as particularidades de cada categoria.

E para deixar claro quem são os melhores e mais bem qualificados no ranking mundial das melhores barbas do mundo, as organizações responsáveis pelo campeonato possuem um ranking mundial, feito à partir dos resultados de cada edição.

Ficou chateado que perdeu o Campeonato Mundial de barbas e bigodes? Não fique jovem: a próxima edição já está garantida para 2019, na cidade de Antwerp, na Bélgica. Já pode pensar aí numa possível viagem para terras onde as barbas, a cerveja e o estilo são muito bem vindos. Até a próxima!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.

[ninja_forms id=5]


Comments

    1. Post
      Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *