Truefitt & Hill: A barbearia mais antiga do mundo!

Toda barbearia guarda sua história. Naquelas cadeiras de barbeiro, o que não falta são histórias interessantes sobre as técnicas empregadas, as conversas descontraídas, e os meios nos quais os barbeiros mostram todo o seu potencial. E uma das barberias mais antigas do mundo, ou melhor, “a” mais antiga do mundo, não faltam histórias. Esse é o caso da inglesa Truefitt & Hill.

Para os barbeiros que buscam expandir seus negócios, ou trazer propostas mais diferenciadas para o seu ramo, conhecer a Truefitt & Hill é uma verdadeira aula sobre administração e modernização dos negócios para todos os períodos.

Vejamos como esta clássica barbearia se mantém forte e relevante por mais de 200 anos. Você não leu errado…

Inovação desde sua inauguração – Como surgiu a Truefitt & Hill

A Truefitt & Hill surgiu em nada menos que 1805

A história da lendária barbearia tem um contexto histórico digno das grandes histórias de aventura. Fundada em 1805, o local veio em um intenso período da história britânica: além de grande valorização do Artesanato, essa também foi a época de conquistas importantes, como as de Nelson no Cabo Trafalgar, próximo a Escócia; e o reinado de George III, com uma ligeira rivalidade com o Império de Napoleão Bonaparte, em franca ascensão.

A barbearia foi um grande marco para a sociedade inglesa justamente pela inovação… De se ter uma barbearia! Ainda era um período em que os barbeiros eram mais profissionais de rua, atendendo seus clientes em suas próprias casas ou locais de trabalho. Logo, um ambiente que reuniria todos os clientes do barbeiro em um único lugar foi espetacular para a época.

E seus fundadores não eram barbeiros quaisquer. O primeiro deles foi William Francis Truefitt era estilista da Corte Real Britânica, e atendia particularmente o rei George III. Foi responsável pela criação da barbearia original, e seu segundo fundador viria apenas um pouquinho mais de 100 anos depois.

Edwan Hill só viria em 1911 para fundar a “outra parte” da barbearia. Edwan Hill montara outra barbearia nos arredores do Palácio Real inglês, muito próximo da loja de Truefitt, então comandada pelo velho sobrinho de William, H.P. Truefitt. Em 1935, os dois se uniram para criar a Truefitt & Hill.

Apesar de sua loja bem conhecida ainda estar na região nobre da capital inglesa, a Truefitt & Hill expandiu-se para o mundo inteiro. Desde 1941, a marca se transformou em uma rede mundial de barbearias, com lojas em Beijing, Toronto, Cingapura, Bagkok, Kuala Lampur e Índia.

Hoje, a Truefitt & Hill é uma das redes mais luxuosas e respeitadas do mundo. E em 2014, entrou para o Guinness como a Barbearia mais Antiga do Mundo. E mesmo que alguém conteste a veracidade do título, só a combinação das barbearias dos seus fundadores já tem mais de 100 anos… Não tem como competir.

Os Fatos Históricos e Curiosos

Um dos clientes mais antigos da Truefitt & Hill é o escritor Charles Dickens

Com séculos de existência, a Truefitt & Hill acompanhou transformações históricas na sociedade como um todo bem de perto. E quando falamos de perto, é de perto mesmo, com figuras importantes passando em seus salões. Vejamos alguns dos fatos, não incluindo aqueles que já comentamos por aqui.

  • Um dos motivos da barbearia de William Truefitt ter conseguido um alto prestígio desde sua fundação é sua relação com o Rei George. Por recomendação do próprio monarco, boa parte da alta nobreza inglesa realizava seus cuidados estéticos no local, que rapidamente cresceu em influência.
  • Além dos serviços de barbearia, a Truefitt & Hill também trabalhava com outros serviços para a nobreza.inglesa. Um dos serviços mais comuns no começo do século XIX era a fabricação de perucas, muito utilizadas pelo Império Britânico em suas viagens além mar. Outro produto muito conhecido da barbearia eram perfumes temáticos com eventos históricos e outras particularidades da época, como o Couro Espanhol, a Companhia das Índias Orientais, e Trafalgar.
  • A Truefitt & Hill acompanhou o desenvolvimento do Império Britânico, desde sua fase da Revolução Industrial, até a participação do país em duas guerras mundiais. Foi um marco na época expandir os seus negócios em meio a intensidade do período da Segunda Guerra.
  • A Barbearia Truefitt & Hill foi a primeira a investir nas toalhas quentes como técnica para os barbeiros. Até hoje somos gratos a eles.
  • A localização da “Primeira” Truefitt & Hill é na rua 71 St.James Street, em Londres.
  • Entre seus clientes famosos, temos a Família Real Britânica, incluindo o Príncipe Philip e Duque de Edimburgo. Entre outras figuras históricas, temos membros do Parlamento Inglês, Frank Sinatra, o Ministro Winston Churchill e o lendário escritor Charles Dickens.

A Modernidade da Barbearia

A Truefitt & Hill sempre soube quais os momentos perfeitos para se modernizar

Você deve estar se perguntando como é possível uma barbearia se manter tão relevante mesmo depois de dois séculos de existência. É muito simples: desde sempre, a barbearia investiu em produtos e serviços além do atendimento de cabelo e barba. Um dos negócios mais antigos, além do atendimento na área de barbearia, é a venda de perfumes e fragrâncias, que se mantém até os dias atuais.

Vendendo exclusivamente em suas filiais, a Truefitt & Hill ainda possui uma linha própria de produtos para barba, cabelos e corpo, com acessórios, loções, bem como os demais produtos para atender a refinada demanda mundial. São os que melhor seguem as tradições mundiais da barbearia.

Saber o foco do seu público, bem como trazer sempre os requintes e a valorização que eles gostam e merecem, é e pelo visto sempre será o diferencial da Truefitt & Hill. Suas constantes atualizações quanto ao que impera na época, bem como suas próprias tendências, são muito bem inspiradas por barbeiros do mundo todo. O Dia do Noivo é uma das criações atribuídas a eles.

Algumas ideias de serviços para se inspirar

A Truefitt & Hill é um bom exemplo de mistura entre o clássico e o moderno

Ninguém iria na Truefitt & Hill por tantos anos se não soubessem o apreço e a precisão na qual os barbeiros possuem com suas técnicas. Para que traga esse pedacinho de nobreza a sua própria barbearia, vejamos rapidamente alguns dos serviços que eles trabalham.

Dia do Noivo – Um serviço de luxo e extremamente cuidadoso para deixar o noivo em seu melhor visual para um dos dias mais importantes.

Tratamento Facial – Da clássica toalha quente ao Tratamento facial com produtos específicos, este é um dos serviços mais antigos da Truefitt & Hill.

Grooming Experience – Dividido entre o padrão e Ultimate, o serviço de Grooming é similar ao Dia do Noivo, porém adaptado às inúmeras e específicas necessidades do barbudo, de reuniões de trabalho a reuniões especiais.

Aparação com Navalha – Mais do que apenas aplicar a técnica, a barbearia mostra a seus clientes como usar apropriadamente a navalha, o que fideliza ainda mais os clientes, que se tornam, também, “discípulos”.

Inspire-se na Truefitt & Hill! A barbearia é um grande exemplo de finesse, qualidade e tradição para todos os barbeiros. Com mais de 200 anos de experiência, eles sem dúvida são os mais sábios no que diz respeito aos cuidados com os pelos faciais, bem como toda a atenção masculina. Até a próxima!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.

[ninja_forms id=5]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *