Gasolina ou Etanol? Regra dos 70% mudou? Saiba calcular se vale trocar

Com os avanços tecnológicos e a eletrônica embarcada nos carros, consumo dos combustíveis foi se aproximando e etanol  já pode ser vantajoso se o litro custar até 75% do valor da gasolina.

A Petrobras anunciou mais um aumento na gasolina na última segunda-feira (1º) e como alternativa para economizar na hora de encher o tanque, alguns motoristas têm apostado no etanol por ser mais barato e menos poluente. A famosa regra dos 70% – em que o etanol só é vantajoso se custar até 70% do litro da gasolina – costuma ser considerada na hora de avaliar qual vale mais a pena. Mas, com os avanços tecnológicos e com a eletrônica embarcada nos carros com motores flex, o consumo do etanol e da gasolina foi se aproximando e essa proporção pode ser menor ou chegar até 75%. Atualmente, esses casos variam e uma nova conta mais precisa pode ser utilizada, considerando o consumo de cada veículo com etanol e gasolina.

Gasolina ou Etanol? Regra dos 70% mudou? Saiba calcular se vale trocar

O instrutor de mecânica automotiva do Senai-ES Anderson Gonçalves Pardinho explica que, para saber esse percentual e descobrir qual dos dois combustíveis é mais vantajoso, basta dividir a quilometragem do consumo médio de etanol pelo da gasolina. Ele observa que esse cálculo é o mais recomendado porque, em alguns casos, o consumo médio do veículo com os dois combustíveis pode ser muito próximo.

Para ajudar nas contas, consultamos o valor médio da gasolina comum e do etanol hidratado no Espírito Santo, de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O primeiro, portanto, equivale a R$ 4,986, e o segundo, por sua vez, custa R$ 3,956. Ou seja, em média, o litro do etanol está custando 79% do valor do litro da gasolina. Mas, geralmente, esse percentual é informado em avisos nas bombas de combustível.

Gasolina ou Etanol? Regra dos 70% mudou? Saiba calcular se vale trocar

Agora, vamos a um exemplo hipotético: se nas cidades o veículo consome 10 km/l com etanol e 13,5 km/l com gasolina, a divisão entre esses valores daria 0,74 (ou seja, 74%). Isso significa que o etanol, para ser vantajoso, tem que custar até 74% do preço da gasolina.

Para ajudar na compreensão, fizemos as contas em mais um exemplo, agora com base no consumo médio do Novo Onix Plus 1.0 MT6, um dos carros mais econômicos do país. De acordo com informações da Chevrolet, o consumo desse modelo é de 10,1 km/l com etanol e 14,3 km/l de gasolina na cidade. Quando dividido o primeiro pelo segundo valor, o resultado é 0,70, ou seja, 70%. Isso significa que só vale a pena usar etanol se o litro custar até 70% do valor da gasolina.

Por isso escolher o tipo de carro específico para atender a sua demanda é tão importante. Escolhendo a categoria de carro errado, você pode acabar gastando mais do que gostaria na hora de abastecer o carro.

Considerando esses exemplos e o preço médio dos combustíveis no Estado, mesmo com o aumento dos valores, hoje está mais vantajoso abastecer com gasolina, principalmente em modelos mais econômicos.

Mas é preciso ter atenção nas contas! O valor do consumo médio pode ser consultado no manual do proprietário, na ficha técnica do veículo ou calculado pelo próprio motorista. Já o preço do litro do etanol e da gasolina varia de acordo com o posto de combustível (nos exemplos usamos o valor médio no ES).

MAS COMO CALCULAR O CONSUMO DO CARRO?

Gasolina ou Etanol? Regra dos 70% mudou? Saiba calcular se vale trocar

Para carros equipados com computador de bordo, é fácil descobrir. Esses modelos indicam automaticamente a quantidade de quilômetros percorridos por cada litro. Mas se o veículo não conta com essa ferramenta, então é preciso pegar a calculadora.

O método é simples: encha o tanque do veículo e anote o número do hodômetro total, ou resete o equipamento. Após rodar a quantidade desejada, complete o tanque e divida a quilometragem percorrida pela quantidade de litros abastecida.

“O ideal é realizar essa medição a partir do segundo abastecimento e esperar que a bomba desarme automaticamente. Além disso, é importante que o motorista tenha as condições de alinhamento e calibragem do pneu em dia”, aconselha Anderson.

Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), destaca ainda a importância de fazer uma pesquisa entre os valores dos postos de revenda. “É importante o consumidor notar que os preços variam, pois esses estabelecimentos têm a formação livre em todos os elos da cadeia, ou seja, na produção, na distribuição e na revenda”, comenta Antônio.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *