Tipo de carro: guia completo de estilo e carroceria

É muito fácil reconhecer um automóvel. Mesmo uma pessoa que não se interessa muito por veículos sabe as características gerais de um tipo de carro. Porém, esse conhecimento muitas vezes é superficial e a falta de noção quanto aos carros e carrocerias pode dificultar uma escolha adequada.

Se você está na fase inicial da compra de um veículo, provavelmente pode estar com dúvidas de qual opção é mais apropriada para a sua rotina, não é mesmo? Afinal, com o considerável número de tipos de carros, modelos e montadoras, pode parecer desafiador tomar a decisão perfeita. Entretanto, a escolha não precisa ser difícil. 

Para deixar clara essa distinção, o que se torna ainda mais importante na compra do primeiro veículo e no tipo de financiamento do mesmo, preparamos esse pequeno guia com os principais modelos existentes hoje no Brasil. Com um conhecimento mais adequado, você pode definir a escolha do seu veículo com mais praticidade. Vejamos os tipos de carros.

Quais os tipos de Carrocerias disponíveis?

O que define um carro e suas características gerais é a carroceria. É possível definir a qualidade do mesmo com um olhar direto a ela. Além disso, fatores como a qualidade do material de produção, marca e preço estão diretamente relacionadas ao tipo de carro.

Mas conhecer o tipo de carro e suas características, você consegue adequar qual mais se encaixa com seu estilo e necessidade.

Algo que define muito bem as particularidades dos carros é o seu tipo. Podemos falar em mais de 10 variedades de veículos disponíveis, isso só para uso “doméstico”. Porém, só os mais fanáticos sabem diferenciar os carros pelo tipo e mesmo assim algumas dúvidas ainda podem se manter. Por isso, preparamos este guia completo dos tipos de carros. Confira e se aprofunde nesse universo do automóvel.

Cupê

Cupê

Também chamados de coupé, são carros mais compactos, “esticados”, com sua carroceria explorando mais a aerodinâmica e velocidade do veículo em detrimento do espaço. Possuem apenas duas portas e seu espaço pode variar entre 2 e 4 ocupantes.

Crossover

Crossover

É a combinação de características de vários tipos de carrocerias, o que torna o veículo relativamente versátil, apesar dos custos serem um pouco mais altos do que a média. Os modelos mais conhecidos nos quais ele se inspira são o hatch, o sedan e o SUV para criar um modelo novo.

Esportivo

Esportivo

É um dos veículos com custo mais alto, não apenas pelos recursos internos, mas pelos detalhes empregados na carroceria. Possuem variações com ou sem teto e possuem mais itens de série que a média. Também são projetados para serem mais velozes e com desempenho mais alto.

Hatch e Hatchback

Hatch e Hatchback

São modelos mais compactos, porém sua diferença em relação aos cupês está principalmente na traseira. O vidro traseiro é acoplado ao porta malas, o que torna o espaço do bagageiro mais reduzido. Por outro lado, é um veículo acessível na questão de valor. Uma variação do hatch, o hatch médio, possui motores mais potentes e uma carroceria mais robusta.

As vantagens…

  • Por serem compactos, esses carros tornam a hora de estacionar e manobrar muito mais simples;
  • O carro hatch, por ser leve, não exige a instalação de um motor muito potente. Porém, não perde em performance;
  • Em linhas gerais, são carros mais econômicos do que outros modelos;
  • Os veículos do tipo, comparados com outros tipos de carros, possuem um valor de aquisição mais atraente. 

…e os pontos de atenção

  • Como não possui uma parte de sua carroceria dedicada ao porta-malas, esse carro possui um bagageiro de tamanho compacto. Entretanto, existem alguns hatches com mais espaço; 
  • Falamos anteriormente que esse tipo de carro é mais leve, não é mesmo? Sendo assim, normalmente, seu motor não oferece muita potência. 

Jipe

Jipe

São projetados para lidar com terrenos acidentados e de difícil locomoção. Sua carroceria é relativamente curta, porém alta, com o motor potente e tração nas quatro rodas. É o melhor veículo para off roads.

Picape

Picape

Picapes possuem uma carroceria alta, com uma caçamba externa na parte traseira para cargas mais pesadas. O espaço interno pode variar entre 2 a 4 passageiros, fator que exerce influência no valor.

Sedan

Sedan

Voltados principalmente para os meios urbanos, o sedan tem uma carroceria larga, mas sem exageros, com espaços bem distintos entre o motor, os assentos e o bagageiro. A principal diferença entre ele e o hatch é a presença do bagageiro, não colado ao vidro traseiro, o que valoriza o espaço interno.

As vantagens…

  • Ótimo espaço interno;
  • A última parte da carroceria do sedã foi desenvolvida com o intuito de oferecer maior espaço no porta malas. Assim, facilita o transporte de mais bagagem;
  • Estáveis, principalmente em estradas. Dessa maneira, a direção é bastante confortável;
  • Com boa potência, o sedan tem um motor acima da média; 
  • A maioria dos modelos de carros sedan são mais equipados do que os de outras categorias. 

…e os pontos de atenção

  • O sedan é maior, mais pesado e comprido do que um hatch, por exemplo. Desse modo, pode gerar certa dificuldade para trajetos em áreas urbanas mal planejadas;
  • Seu valor de aquisição é normalmente mais alto, assim como seu IPVA;
  • Na maioria dos casos, esse tipo de carro consome mais combustível do que opções em categorias similares. 

SUV

SUV

É um dos modelos mais robustos e modernos. O SUV é um utilitário esportivo, com uma carroceria alta e ampla, sendo bem fácil para transportar várias pessoas e cargas. Também é equipado com tecnologia de ponta, sendo versátil em vários tipos de ambientes.

As vantagens…

  • Com muito espaço disponível, vai ser difícil encontrar um condutor ou passageiro que não se sinta confortável dentro desse tipo de carro;
  • A direção do SUV é mais elevada. Ou seja, o motorista tem uma visão privilegiada de todos os pontos do veículo; 
  • Esses tipos de carros tem melhores suspensões. Desse modo, conduzir em ruas mal pavimentadas se torna menos desafiador;
  • Os carros SUV são reconhecidos por sua potência. Assim, com mínimo esforço, fazem os mais variados trajetos.

…e os pontos de atenção

  • Modelos de carros nessa categoria são grandes. Assim, com um tamanho bem acima da média, dirigir em espaços restritos e estacionar se tornam atividades um pouco mais complexas;
  • Como são potentes, normalmente, consomem mais combustível do que os sedans ou hatches, por exemplo;
  • Os preços desse tipo de carro variam. No entanto, na maioria das vezes, possuem um valor agregado relativamente alto. Desse modo, tenha atenção antes de comprar;
  • Por sua altura, o SUV pode ser considerado mais instável em sua direção. Desse modo, é preciso ficar ainda mais atento em trajetos considerados difíceis.

Van e Minivan

Van e Minivan

Vans são conhecidas por sua versatilidade de espaço. Possuem uma carroceria alta, mesmo nas minivans, com um espaço modular para transporte de pessoas e cargas, já que é possível retirar ou compactar os bancos. São veículos estritamente comerciais, mas que encontram um bom uso nas famílias caso a opção do SUV esteja mais distante.

Elétrico

Elétrico

Este tipo de carro é como o diesel, se diferencia pelo seu combustível. Ele usa energia elétrica para funcionar, armazenando-a nas suas baterias. Os carros elétricos vão desde compactos até carros maiores e de luxo. O custo de manutenção pode ser menor que um carro normal. Eles também são bem espaçosos.

Como dependem de uma estação de recarga, exigem uma estrutura que talvez não permita a viagem por longas distâncias. Carros elétricos podem ser mais adequados para o futuro.

Híbrido

Híbrido

Estes são os carros que oferecem emissões baixas de gases poluentes e gasto otimizado de combustível. O híbrido combina um motor que usa eletricidade e gasolina. Surgiram no começo dos anos 2000. São mais autônomos que os carros elétricos.

Conversível

Conversível

Os conversíveis são um dos tipos de carros mais antigos do mercado. São de uma época em que as pessoas queriam sentir o vento causado pela velocidade. Geralmente possuem porta-malas pequeno para guardar a cobertura recolhível. São identificados como carros de verão e carros esportivos. Muitas vezes só carregam duas pessoas.

O conversível não é utilitário, mas é uma das experiências mais singulares que um carro pode oferecer.

Luxo

Luxo

O segmento de carros de luxo oferece uma enorme variedade de acessórios e diferenciais e os carros mais caros. Como é o caso deste Bugatti ai da foto que vale míseros R$53 milhões. As últimas novidades do mercado chegam primeiro neste ramo. O luxo chega à maioria dos tipos de carros que relatamos aqui. Mesmo que o mercado popularize algumas funcionalidades de luxo, sempre são criados novos diferenciais para esse ramo.

Agora que você conhece com maiores detalhes alguns dos principais tipos de carros e carrocerias, fica bem mais fácil investir em um novo veículo, não é verdade? Não deixe de postar suas dúvidas, estamos à sua disposição.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *