Leonardo DiCaprio e suas barbas de muito sucesso no cinema!

2016 quebrou um velho tabu na história do Óscar de quase 20 anos: Leonardo diCaprio enfim ganhou seu Óscar, pela atuação em “O Regresso”. Estamos atrasados na notícia? Que nada, a ideia aqui é mais falar da trajetória do ator, e mostrar que ele já deveria ter recebido a estatueta a muito mais tempo. E claro, em várias dessas atuações ele portava uma barba estilosa.

Sim, apesar de Leonardo DiCaprio ser conhecido por seus visuais lisos, seus papéis, ou mesmo seus períodos com os pelos faciais a mostra são muito chamativos. Tiram aquela cara de moleque que inevitavelmente possui, até nos tempos atuais.

Vejamos como as barbas de Leonardo DiCaprio mudaram, literalmente, a face do ator no cinema.

As Barbas de Leonardo DiCaprio no Cinema

Pode não parecer de cara, mas Leonardo DiCaprio tem bem mais atuações com os pelos faciais do que a cara lisa na qual ficou conhecido em Titanic e Diário de um Adolescente. Vamos mostrar uns bons exemplos para você perceber como a barba pode ser um baita diferencial.

Diamante de Sangue

Diamante de Sangue é um dos melhores filmes de Leonardo diCaprio

Foi um dos vários filmes em que Leonardo fora indicado, merecia o Óscar, porém foi dado a outro ator. Aqui, a barba completa do ator, mesmo que mal cuidada, reflete a situação de seu personagem Danny Archer, em meio aos horrores dos conflitos armados que permearam Serra Leoa nos anos 1990, época em que se passa o  longa metragem.

Aliás, recomendo fortemente a quem nunca assistiu Diamante de Sangue conferi-lo. É um filme excelente, e junto a outros longas do gênero, como O Último Rei da Escócia e Hotel Ruanda, mostram as cicatrizes pesadas que a guerra pode trazer a todos, sem exceção.

Rede de Mentiras

Rede de Mentiras é um filme oculto de Leonardo diCaprio, e muito bom

Leonardo DiCaprio trabalhou com praticamente todos os grandes diretores da atualidade. Ridley Scott foi um deles, no longa de espionagem Rede de Mentiras, de 2008. Aqui, a barba de guerra mal cuidada dá lugar a um cavanhaque que denota o caráter dúbio de um investigador, e que diz muito sobre o clima de cinismo e desconfiança presente no filme.

Quanto ao filme, Rede de Mentiras ficou um pouco apagado em relação a vários outros filmes relacionado às tensões entre os americanos e os povos do oriente. Ainda assim, é uma trama excelente, e um prato cheio para quem curte tramas do gênero.

Os Infiltrados

Um dos melhores filmes de Leonardo diCaprio está nas mãos de Scorsese, com Os Infiltrados

Um dos diretores nos quais Leonardo DiCaprio trabalhou diversas vezes foi Martin Scorsese. Só para citar alguns exemplos, temos O Aviador e O Lobo de Wall Street, dois longas nos quais o ator também merecia o Óscar. Mas não vamos nos aprofundar nele aqui, já que o ator está com a cara lisa, e isso não nos importa no momento.

No filme que rendeu o Óscar para o diretor Scorsese, que por sinal é do mesmo ano de Diamante de Sangue, o cavanhaque é um pouco mais ralo, e ao invés de dar o cinismo do exemplo anterior, temos um cara mais duro com a vida, muito por conta da situação em que é colocado logo no começo da trama. Se você quer esse visual mais pesado, é uma boa ideia se inspirar no filme.

Ilha do Medo

Ilha do Medo é um filme controverso do Leonardo diCaprio, mas ainda assim muito interessante

Do cavanhaque a barba cerrada, a outra parceria entre DiCaprio e Scorsese é um tanto controversa. Existem tanto fãs e adoradores do longa como aqueles que acharam um golpe baixo por conta do plot twist. Mas fica tranquilo que não vamos revelar aqui: assista por sua conta e tire suas conclusões de acordo.

A barba cerrada, em um estado crescente depois de ter se barbeado por completo, é um bom sinal da própria condição do personagem de Leonardo DiCaprio, de alguém tentando se renovar diante os traumas que encarou. E ao menos nesse exemplo, eu prometo não me alongar para não estragar a experiência de que ainda não assistiu.

A Origem

Leonardo diCaprio tem um papel incrível em A Origem

Outra grande polêmica, mas esse todos vamos concordar que o filme é realmente muito bom. Até hoje, o final de A Origem, ou Inception para quem está mais ligado no exterior, tem suas discussões e polêmicas. Bem, independente do seu ponto de vista, vamos concordar que a volta do cavanhaque meio cerrado de DiCaprio foi uma boa escolha. Assim como em Ilha do Medo, é uma boa de forma de mostrar o recomeço em construção.

Além de umas boas ideias sobre visuais, A Origem também é uma boa forma de entender como funcionam nossos sonhos de memórias. Se você duvida, dá uma pesquisada na técnica do Palácio da Memória. Te garanto que Christopher Nolan estudou bem sobre o assunto antes de bolar o roteiro do filme.

Django Livre

Leonardo diCaprio tem um papel pesado em Django Livre, e uma barba de acordo

E aqui temos um dos papéis mais memoráveis de Leonardo DiCaprio, e que não foi premiado como deveria. Neste e no longo em que recebeu o Óscar, sua barba ficou tão bem trabalhada, e cheia, que por um instante é difícil reconhecer o ator. Se somar o fato dele ser um vilão, isso fica ainda mais estranho em um ponto.

No papel de Calvin Candy, Django Livre trouxe uma das atuações mais intensas do ator. O senhor de escravos e pirado de carta maior, o captor da esposa de Django tem uma cena muito tensa com Django e Dr.Schultz. E não vamos estragá-la para você. Veja ele e sua barba muito bem cuidada no filme e se surpreenda.

O Regresso

Leonardo diCaprio e sua barba cheia ganharam o Óscar finalmente

E por fim, o grande longa que deu a Leonardo DiCaprio o seu merecido Óscar. E na trama de superação e uma forte mensagem sobre o rumo que estamos entregando ao nosso planeta, temos uma das barbas mais rústicas portadas pelo ator: cheia, bronca e um tanto mal cuidada também devido ao ambiente. Ainda assim, é um visual forte e inspirador.

O filme é um tanto longo, mas a trama vale a pena para quem curte histórias de guerra e de superação. E cá entre nós, só a sequência inicial com o urso já é muito foda.

Além de visuais top, as barbas de Leonardo DiCaprio também são acompanhadas de excelentes filmes. Todas as indicações recomendadas acima são excelentes, e vale tirar um tempo para assistir sossegado. Se você gostou das recomendações, tanto do visual como dos filmes, não deixe de comentar. E se não gostou, comente também, o feedback sempre ajuda. Até a próxima, jovem!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *