O que fazer diminuir a caspa nos cabelos masculinos

Você cuida da barba, se veste com o terno preto alinhado e passado, a camisa branca social, sapatos e relógio mas, quando chega na reunião, o seu terno está cheio de pequenos pontos brancos. Caspa nos cabelos masculinos, esse problema é muito comum entre os homens, infelizmente. Por isso, vamos descobrir como diminuir a caspa e cuidar melhor do couro cabeludo.

Aqueles “flocos brancos” que mancham a roupa e sujam os cabelos nada mais são do que partes do couro cabeludo, que sofreu descamação. Não estão ligados exclusivamente à falta de higiene, mas a muitos fatores diferentes como estresse, alimentação ruim e até a alguns hábitos.

Ficou curioso para saber como diminuir a caspa nos cabelos masculinos? Vamos falar um pouco mais sobre o assunto. Confira abaixo!

O que é a tal caspa?

Caspa no cabelo masculino

A caspa é um tipo de dermatite seborreica que atinge o couro cabeludo, ou seja, a cada 14 dias, as células da nossa cabeça se renovam naturalmente, e normalmente essas escamas passam despercebidas. A caspa é a renovação acelerada dessas células.

Mas por que o seu corpo está descamando mais rápido? Temos os fatores internos e os externos. Os internos podem ser estresse, aumento da oleosidade do couro cabeludo, alimentação ruim. Já os externos podem ser uso de secador, alergia a shampoos, uso de tinturas ou má higiene do couro cabeludo.

A dermatite seborreica é causada por predisposição genética, mas para se manifestar no homem, de acordo com a existência direta dos fatores citados acima. Por isso, preste atenção nos seus hábitos alimentares e na sua rotina para não piorar ainda mais a caspa.

A caspa provoca coceira, vermelhidão e descamação do local, por isso, é um incômodo social. Afinal, nenhum homem quer ir para uma reunião coçando a cabeça e deixando as roupas com pontos brancos, certo? Muitas vezes, a caspa passa uma imagem de sujeira, quando pode ser baixa imunidade ou consequência de pele oleosa.

Por que os homens têm caspa?

A caspa é um problema recorrente tanto em homens quanto mulheres, já que é algo do próprio corpo. Porém, os homens tendem a ter mais caspa por possuírem maior número de glândulas sebáceas, que são responsáveis pela oleosidade, e maior produção de hormônios, como a testosterona. Afinal, a testosterona tem mil qualidades, mas um dos seus problemas é que ela afeta diretamente o aumento de sebo no couro cabeludo, o que faz com que as escamas da pele saiam mais facilmente.

A caspa pode causar uma queda maior dos fios, pois provoca um processo inflamatório nos folículos do couro cabeludo. Por isso, diminuir a caspa é essencial para todos os homens, principalmente para aqueles com predisposição à calvície.

Caspa no homem

E como faço para diminuir a caspa?

Muitas vezes, na nossa rotina diária temos hábitos que podem piorar a caspa sem perceber. Tomar banhos muito quentes, uso excessivo de shampoo ou uso de produtos que não são próprios para você são três fatores que não ajudam a resolver o problema. Por isso, vamos às dicas!

Tome banho mais frios e mornos

A água quente pode ser ótima no inverno, mas assim como faz com a nossa pele, ela resseca o couro cabeludo e causa o efeito “rebote”, aumentando a oleosidade. Por isso, ele fica mais propenso a formar as caspas. Tome banhos mornos a frio, assim você ajuda o seu couro cabeludo e sua pele que não sofrem.

Use produtos próprios

Como o problema é comum, o mercado de beleza masculino criou produtos ótimos para caspa. Por isso, não economize e invista em um shampoo próprio para tratar seu couro cabeludo. Alguns produtos podem ser de uso diário e outros intervalados para prevenir o aparecimento da caspa.

Você pode notar a quantidade de produtos com menta — que é para aumentar o frescor do couro e diminuir a irritação nele —, produtos anticaspa e alguns hidratantes capilares específicos para conter a irritação.

Outra dica é: deixe a raiz respirar. Não coloque produtos direto na raiz do cabelo, pois podem aumentar ainda mais a oleosidade do local. O único produto que você deve passar na raiz é o shampoo!

Evite tabagismo e álcool

Hábitos saudáveis deixam o nosso corpo bem. Isso é um fato. Por isso, ingestão de bebidas alcoólicas e o vício do cigarro podem aumentar a caspa indiretamente. A dermatite seborreica ocorre devido a uma inflamação da pele e o hábitos não saudáveis podem acelerar ainda mais esse processo.

Procure um especialista

Além de comprar produtos que ajudem a prevenir a caspa, procure um médico dermatologista e faça exames. Muitas vezes, a caspa é uma resposta do seu corpo a outros fatores externos e internos que devem ser vistos.

Então fica o resumo para você que sofre com a caspa: água gelada ou morna nos banhos, shampoo e condicionador anticaspa, vida mais saudável e boa alimentação. Se não for suficiente para diminuir a caspa, o mais indicado é que você procure um especialista para avaliar o uso de loções e remédios específicos.

Gostou das nossas dicas de como diminuir a caspa no seu cabelo? Que tal assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de todas as novidades do blog, dicas de beleza, cuidados masculinos e lançamentos de produtos?


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *