A barba, além de ser um pedaço da sua personalidade e parte de quem você é, também pode ser utilizada como uma ferramenta para deixar seu rosto mais harmônico e equilibrado.

Formatos diferentes de rosto pedem tipos diferentes de barba, isto faz parte do visagismo, porem tem ficado conhecido popularmente como Harmonização Facial com a Barba. Por isso, nós selecionamos as principais dicas para você descobrir qual é o melhor estilo para as proporções do seu rosto!

O tipo de barba para seu rosto

Optimal beard” é uma expressão que os gringos usam para nomear a barba perfeita. Para traduzir para o português, a gente precisa de mais palavras. Seria algo tipo: “o estilo de barba ideal para combinar com o formato de rosto”.

Fato é que, entre os diversos estilos de barbas, há aqueles que se harmonizam melhor com determinados formatos de rosto (oval, quadrado, redondo, triangular, diamante ou retangular), ajudando a disfarçar ou valorizar as linhas faciais. Alguns são reservados apenas a quem tem barba cerrada e outros liberados para quem tem pelagem rala e falhada.

O rosto oval é o modelo clássico considerado ideal para as proporções faciais masculinas. É mais largo nas bochechas e o queixo não é largo nem fino e simétrico à testa. Por isso, barbeiros, cabeleireiros e visagistas usam o rosto oval como referência ao sugerir um corte de cabelo ou estilo de barba para quem tem rosto muito quadrado, redondo ou triangular.

Escolha o estilo ideal para o formato do seu rosto:

O objetivo final de seu estilo de barba é adicionar contraste e dimensão ao rosto. Formas diferentes de rosto devem destacar certas características faciais – nem todos os estilos combinam com todos os homens. Confira como escolher o estilo correto para seu rosto.

Estilos Quadrados

Como no rosto redondo, a meta também é alongar o formato facial. Para isso, deve-se optar por ter a barba mais estreita possível nas laterais do rosto.

Deixe os pelos mais longos no queixo e o mais curtos que puder na mandíbula e nas bochechas.

Barbeie ou apare em linhas precisas perto das maçãs do rosto. Mantenha sua barba curta nas laterais e mais cheia na área do queixo para aproveitar seu queixo quadrado.

Para amenizar os ângulos duros do quadrado, procure aparar a barba periodicamente em formato arredondado ou ovalado.

Barba circular

Barba circular

Uma barba no queixo e um bigode formando um circulo unindo os dois.

Cavanhaque

Cavanhaque

Uma pequena barba que cobre o queixo.

Barba real

Barba real

Um bigode centralizado e um pequeno cavanhaque que não se liga ao bigode.

Pequeno cavanhaque

Pequeno cavanhaque

Como o anterior, uma pequena barba no queixo porem somente a parte inferior.

Estilos Redondos

Caso tenha rosto muito arredondado, seu objetivo deve ser encompridar e deixar as linhas faciais mais angulosas. Enfatize a parte de baixo do rosto deixando os pelos mais compridos no queixo e na mandíbula e o mais curtos que conseguir nas bochechas.

Afine o rosto com um barbear angulado ao longo das maçãs do rosto. Manter a barba cheia no queixo também ajudará.

Apare a barba em formato mais quadrado ao queixo ou opte pelo formato pontudo, com os pelos mais longos no queixo, em V.

Barba Van Dyke

Barba Van Dyke

Um cavanhaque mais cheios e comprido com um bigode que não se conecta a ele. Veja mais

Barba balbo

Barba balbo

Uma barba ceia mas curta, sem costeletas e um bigode aparado que não se conecta à barba.

Barba curta encaixada

Barba curta encaixada

Uma barba curta com laterais fina e aparadas com cuidado.

Barba âncora

Barba âncora

Uma Barba curta e pontiaguda que segue a linha do maxilar emparelhada a um bigode.

Estilos Ovais

É considerado o formato facial masculino mais bem proporcionado, largo nas têmporas e afunilado na direção do queixo. Se é seu caso, você tem sorte, porque todos os tipos de barba, longas, médias ou curtas, combinam com seu rosto.

O estilo de barba sombreada ou “por fazer” é perfeito para você, porque deixa aparentes suas linhas faciais privilegiadas.


Você tem o rosto ideal para quase todo tipo de barba. Experimente uma, experimente todas as 15 e deixe um comentário aqui para nos contar que estilo de barba é o seu favorito.

Chevron

Chevron

Um bigode cheio que cobre todo lábio superior somente.

Bigode ferradura

Bigode ferradura

Um bigode com barras longas apontando para baixo.

Barba curta de três dias

Barba curta de três dias

Uma barba aparada de maneira rente que simula uma barba curta de três dias.

Bigode Original

Bigode Original

Um bigode aparado que fica bem acima do lábio superior.

Estilos Retangulares

Como suas linhas faciais são estreitas, acrescente largura deixando os pelos mais longos em ângulo reto nas laterais do rosto e e mais curtos na mandíbula.

A opção acima é melhor do que deixar a barba muito pontuda no queixo, como muitos homens usam para disfarçar o rosto muito retangular. Mas pelos mais pronunciados no queixo também ajudam a afunilar o rosto.

Mantenha a barba mais curta na parte inferior e mais longa nas laterais para exibir sua estrutura facial robusta.

Barba costeleta de carneiro

Barba costeleta de carneiro

Longas costeletas que se unem a um bigode cheio e volumoso.

Tira no queixo

Tira no queixo

Uma linha vertical de pelos no queixo logo abaixo do lábio inferior.

Barba e bigode de pistoleiro

Barba e bigode de pistoleiro

Costeletas alargadas emparelhadas com um bigode ferradura.

Barba com estilo tira no queixo

Barba com estilo tira no queixo

Uma Barba sem bigode que circula o queixo

Os estilos de barbas da moda

Pois é, os estilos de barba também mudam de acordo com a moda. Uns entram em ascensão, outros em declínio. Basta lembrar que antigamente o bigode era muito mais popular do que é hoje. Um exemplo mais recente é a barba longa estilo “lenhador”, que fez furor há alguns anos e agora já não tem tantos adeptos. Veja abaixo os estilos de barba em alta.

Barba cheia curta

É a versão atualizada da barba “lenhador” ou “lumberjack”, mais curta e desenhada. Para cultivá-la, é preciso paciência, porque dependendo da sua genética pode levar alguns meses até o comprimento dos pelos chegar ao tamanho ideal.

Os pelos mais longos, na mandíbula e no queixo, têm de 3 a 5 centímetros, aproximadamente.

Barba cheia curta
Barba cheia curta

Ideal para homens que têm…

  • Barba cheia, cerrada, sem grandes falhas.
  • Rosto redondo ou quadrado, porque alonga as linhas faciais.
  • Papada no pescoço, queixo duplo ou muito pequeno.

Barba curta

 Faz o mesmo efeito do que a barba longa (descrita acima) e é mais fácil de manter e cuidar. Versátil, confere um visual que pode ser elegante ou “rústico”, dependendo do seu estilo de se vestir e se pentear.

O comprimento dos fios (aproximadamente 1 cm) é o mesmo em toda a extensão, nas laterais, no queixo e na mandíbula. Se o objetivo é alongar o rosto, os fios podem ser deixados um pouco mais longos à medida em que se aproximam no queixo.

Também é um estilo adequado a quem tem bastante barba, mas ela não precisa ser tão cerrada e dura do que na barba longa.


Barba curta
Barba curta

Ideal para homens que têm…

  • Bastante barba, mas não tão cerrada e dura.
  • Rosto redondo ou quadrado, porque ela afunila as linhas faciais.
  • Queixo pequeno ou duplo.

Barba sombreada ou “por fazer”

Todo mundo sabe o que é: fica no meio do caminho entre a cara limpa e a barba cultivada. Dá um certo ar relax, casual e “rústico” que agrada às mulheres mas pode ser excessivamente descontraído para usar em ambientes de trabalho mais formais.

Uma vantagem é que ela não requer maiores tratos do que mantê-la aparada num comprimento homogêneo por todo o rosto. Exige, porém, cuidados redobrados com a pele, que vai ficar aparente.

Não deixe os pelos crescerem a esmo: apare-os rentes ao rosto com aparador elétrico com regulagem de altura.

por fazer
por fazer

Ideal para homens que têm…

  • Barba rala ou falhada ou não querem cultivar barba longa.
  • Rostos com linhas harmônicas.
  • Vontade de adotar um visual mais relax ou “rústico”.

Sua barba é rala e falhada?

Meu conselho: procure um dermatologista ou tricologista (especialista em cabelo), em vez de ir atrás de produtos ou receitas caseiras no Google. Além de jogar dinheiro fora comprando algo que não vai dar resultado, você corre o risco de agredir sua pele. Melhor investir uma graninha consultando um especialista, porque ele pode identificar a causa da pelagem incipiente e apontar o melhor tratamento para estimular seu crescimento. Ou, na pior das hipóteses, deixar claro que seu caso não tem solução.


Deixe sua pergunta ou opinião

Ad Blocker Detected

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh