em

Como deixar sua barba macia? Guia simples

Para ter uma barba macia, é necessário disciplina e cuidado com os fios.Uma rotina de limpeza e hidratação dos fios é fundamental para mante-los macios e comportados e com um bônus, muito cheirosos!

Todo homem com barba já passou por uma situação no mínimo constrangedora, ou engraçada dependendo do ponto de vista: ao beijar uma mulher, ela reclamar que barba está machucando ou espetando. Dependendo da companheira, pode ser um bom sinal, mas na maioria das vezes não é. Nestes casos, ter uma barba macia é bem melhor.

 

  1. Descobrindo as causas da barba pontuda ou espetada
  2. As técnicas para deixar a Barba Macia
    1. Use Espuma para Barbear
    2. Use Shampoo para Barba
    3. Faça uma boa Manutenção
    4. Use Balm para Barbas
  3. O que NÃO Fazer para deixar a barba macia
    1. Não tire demais a barba
    2. Não use produtos que não foram destinados para os cabelos do rosto
    3. Ficar muito tempo sem cuidar da barba
    4. Usar produtos que não sejam de acordo com sua barba
  4. Cuidado com as espinhas
  5. Não deixe o bigode caindo na boca

 

E tem quem acredite que este cuidado é natural entre os rapazes. Neste artigo, você vai descobrir o quanto isto não é verdade, e como você pode deixar sua barba macia. Mas não se desespere, é muito fácil! Então vamos ao que interessa, como fazer sua barba ficar macia!

Descobrindo as causas da barba pontuda ou espetada

O principal motivo para sua barba se transformar em uma “lixa facial” é a maneira com a qual você a tira. Embora seja um hábito em queda, ainda é um tanto comum os homens retirarem ou apararem suas barbas com lâminas. Seja a padrão gilete para se barbear, ou com uma navalha e até para os barbudos que desenham a barba limpando a bochecha e o pescoço.

E por fazerem isto constantemente, os pelo faciais vão sendo aparados como arvores e ficam pontudos e por estarem pequenos ainda ficam rígidos o que os transforma em verdadeiras lanças. Daí você começa a fase da coceira afinal, que barba espetada não coça?

Uma barba macia começa no fio microscópio, veja como ele nasce pós uma lâmina cortar ele. Parece uma lança.

Caso você tenha esse hábito, ou mesmo não tenha mas ainda assim escuta este tipo de reclamação, faça esse teste consigo mesmo:

  • Passe as costas de sua mão na barba.
  • Se você a sentir áspera, e incomodar ao toque, é sinal de que os pelos estão crescendo pontudos.

Para alguns estilos de barba, deixar os pelos mais grossos dão um charme a mais no visual, como é o caso, por exemplo, das barbas tradicionais ou mesmo o cavanhaque. Mas se esta não é uma opção para você, vamos mostrar algumas técnicas simples para que sua barba fique sempre macia.

As técnicas para deixar a Barba Macia

Para fazer sua barba ficar macia, separei aqui somente o que funcionou comigo, assim eu posso garantir que funciona. As técnicas a seguir servem tanto para os homens que já possuem uma barba há um bom tempo, como aqueles que costumam se barbear com frequência. Você vai perceber que estas técnicas são muito fáceis de serem aplicadas no dia a dia, e que podem ajudá-lo facilmente.

Técnica #1 – Use Espuma para Barbear

Esta é uma técnica simples e muito eficaz, principalmente se você não faz muito uso de produtos para se barbear. Se você está se barbeando apenas para manter um visual mais expressivo, utilize uma espuma específica para mantê-la macia.

Técnica #2 – Use Shampoo para Barba

Se você já possui uma barba grande e deseja mantê-la, o ideal é utilizar shampoo próprio para barbas. Eles não são caros, e possuem um efeito muito positivo nas barbas, já que eles dão mais mais resistência e maciez ao toque. Assim, sua companheira ficará muito mais agradecida com sua barba macia.

Técnica #3 – Faça uma boa Manutenção

Aparar os pelos com frequência ajuda a não deixar a barba pontuda, além de ser uma forma excelente de manter o visual atualizado. E para que a manutenção seja bem feita, opte por uma tesoura ao invés da máquina de barbear. Dependendo do seu estilo de barba, é mais adequado do que arriscar uma outra técnica e levar a falhas no visual.

Técnica #4 – Use Balm para Barbas

Complementando o uso de shampoo, use um bom balm para barba. Além de intensificar o uso dos produtos anteriores, o Balm pode ser considerado um “perfume extra”, já que além de deixar a barba mais macia, ela terá um cheiro específico, o que por si só já é muito atraente para o sexo oposto. No caso dos bigodes, uma cera para bigode é mais indicado, para ter os benefícios que deseja.

Técnica #5 – Mantenha ela bem nutrida

Trate da sua barba de fora para dentro, mantendo uma alimentação saudável e regular, exercícios físicos produzirão hormônios, que ajudarão o desenvolvimento dos fios, menos stress no dia a dia.

Mas se me falar que não da para fazer isso, sugiro que você tome vitaminas para melhorar o crescimento da barba diariamente, e use um tônico para barba que vai ajudar no crescimento dos fios e nutrir os folículos

O que NÃO Fazer para deixar a barba macia

Para fazer a barba ficar macia, todas estas técnicas citadas pedem por produtos de qualidade, e que você pode encontrar em preços muito acessíveis, deixando sua barba macia da maneira que deseja. Agora, para que essas técnicas sejam realmente efetivas, você precisa parar de realizar alguns hábitos. Vejamos alguns deles.

1 – Não tire demais a barba

Tal como acontece com homens que cortam o cabelo com muita frequência, deixando-os muito curtos, tirar a barba por completo e com frequência deixa a pele do rosto mais áspera, e os fios mais finos. Se você realmente quer deixar sua barba crescendo e modelá-la da maneira que quiser, aplique as técnicas que exemplificamos acima, e diminua o uso de aparelhos que causem estas condições no rosto.

2 – Não use produtos que não foram destinados para os cabelos do rosto

Isto inclui shampoos e condicionadores para cabelos, sabonetes, cremes para cabelos e produtos similares. Os pelos faciais possuem características muito distintas em relação aos cabelos, principalmente quanto ao crescimento e abertura e fechamento de poros.

O mal cuidado nestes casos acaba deixando a pele irritada, e os fios mais finos. Por isso o cuidado dela é tão específico quanto cabelo e pele, em termos de comparação.

3 – Ficar muito tempo sem cuidar da barba

De nada adianta um bom estilo na barba se ela não for cuidada de acordo. E mais do que produtos, manter uma boa frequência não só é importante como necessário para que o visual se mantenha em bom estado.

Procure fazer a limpeza de sua barba no mesmo período em que lava os cabelos, para que não perca o ritmo e ainda esteja com um visual bem atualizado. Em média, a cada 2 dias é o suficiente (o famoso “dia sim, dia não”) mas dê preferência para que seja todo dia. Desta forma você ajudará que sua barba fique macia e cheirosa.

4 – Usar produtos que não sejam de acordo com sua barba

Um complemento da dica anterior, além de usar produtos específicos para barbas, é importante fazer uso de produtos que sejam específicos para o seu tipo de barba.

Tal como os produtos para cabelos, você precisa encontrar produtos que sejam acordo com barbas mais cheias e completas, ou com barbas mais ralas. O importante é que você sempre esteja alinhado com seu biotipo.

Cuidado com as espinhas

Alguns homens começam a usar o visual barbado para tampar as espinhas. Se nunca te disseram isso antes, eu sinto te decepcionar, mas você escolheu a alternativa errada. As barbas costumam deixar a pele muito mais oleosa, por isso você deve tomar cuidado.

Se você tem muitas espinhas, é bem provável que o número aumente quando você deixar a barba crescer. A primeira dica é muito importante aqui para deixar sua barba macia. Lave a barba, ao menos, duas vezes por dia para diminuir as espinhas e busque utilizar cremes que ajudam no tratamento. Sabonetes faciais esfoliantes podem te ajudar muito neste ponto.

Além de aumentar o número de espinhas, na hora de cuidar da barba, tome cuidado para não se machucar. Quando for aparar ou desenhar sua barba, você pode ferir onde está infeccionado. Todo cuidado é pouco para se ter uma barba macia!

Não deixe o bigode caindo na boca

O bigode é uma das partes mais importantes na hora de cuidar da barba. Pela sua oposição, ele tem contato direto com sua boca e acumula muita sujeira durante o dia todo. O ideal é não deixar que os pelos fiquem caindo sobre os lábios.

Para isso não acontecer, você pode aparar os bigodes com uma maquininha de barbear, mas se você usa barba mais longa, o ideal é pentear o bigode todo para baixo e aparar com uma tesourinha.

Agora, se você for corajoso e ostentar uma longa barba macia, uma dica interessante é usar pomadas modeladoras para bigodes. Assim, você pode fazer aquele clássico penteado com bigodes lustroso e bem ajeitados. É preciso ter muita coragem para usar esse tipo de visual, mas o resultado é incrível.

_______________________________________________________________________________

Barba macia é bem mais agradáveis aos olhos, e mostram um apreço único do seu visual para outras pessoas. Se bem cuidado, você garante um bom carimbo social, abrindo boas oportunidades entre as pessoas. E você já sabe onde encontrar todas estas opções para as barbas, então não perca esta oportunidade! Afinal devemos barbas mais macias a nossas companheiras!

Você pode se cadastrar em nossa newsletter para receber os conteúdos com exclusividade.

8 comentários

Deixe um comentário
  1. Só para lembrar que não só as companheiras mas também os companheiros adoram uma bela barba muito bem cuidada.

  2. Minha barba é muito dura e grossa, muita barba bem fechado, eu lavo com o shampoo, uso o condicionador BARBER CLUB, porém não afina os fios,e está sempre dura,ainda abaixo do queixo aparece fios brancos, o que devo fazer?

  3. Eu utilizo cavanhaques grande, porém sempre aparecem uns fios tipo arame e caem, geralmente são bem grande maior que todos. Alguns outros mais macios e mais finos tb tem essa queda com facilidade ao pentear ou até mesmo quando pega.
    O que pode estar causando isso?

    • Cara que treta hein, esse ai vou falhar com você. somente um dermatologista para analisar afundo para te dar uma resposta confiável. desculpa

  4. Ola estou deixando minha barba crescer pela primeira vez já tenho 43 anos e nunca tive barba grande e agora quero ter
    mas o problema é que ela é muito dura grossa demais o que devo fazer para deixar ela macia preciso de sua ajuda .

    • José, faça o basico, mantenha ela limpa com um bom shampoo para barba hidrate ela com um condicionador de barba e depois dela já seca, finalize com um óleo para barba. faça isso diariamente por 15 dias e depois vá ajustando a frequência de acordo que for vendo a necessidade. Certo que vai funcionar 🙂

One Ping

  1. Pingback:3 dicas práticas de Inbound Marketing para alavancar resultados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avatar for Rodrigo

Escrito por Rodrigo

Barbudo com interesses diversos, expert em produtos para barba e cuidados, porem focado em ajudar outros barbudos em como cuidar melhor de suas barbas e ter seu estilo próprio.
Tem alguma dúvida? Pergunte-me e irei lhe ajudar no que for preciso para deixar sua barba top!

As Cantadas Engraçadas são as que Dão Certo

Saiba como deixar a barba lisa, um guia simples para você!

Saiba como deixar a barba lisa, um guia simples para você!