in

15 tipos de barba para combinar com seu rosto

Existem diversos tipos de barba espalhados por aí, alguns mais tradicionais enquanto outros esbanjam criatividade e ousadia. Mas para cada estilo, é preciso certos cuidados para garantir mais qualidade no visual, e mais beleza como um todo.

Neste post, vamos destrinchar alguns destes tipos de barba, e quais os melhores produtos para que você cuide da sua barba com cuidado. Então sem demoras, vamos para a lista, levando em consideração os vários tipos de rosto. Afinal os rostos podem ter diferentes tipos de barbas ou diferentes tipos de cavanhaque, basta você escolhe o que mais combina com você!

Mas antes de começarmos, você sabe qual é o formato do seu rosto? Não? Então da uma conferida aqui neste post: COMO DETERMINAR O FORMATO DO SEU ROSTO.

Veja os tipos de barba:

1 – Tradicional

Barba Tradicional, um dos tipos de barba mais utilizado

Indicada para homens de rosto quadrado, isto é, de maxilar mais amplo e traços mais fortes, a barba tradicional destaca o rosto por cobrir toda sua área sem um cuidado tão específico – tudo é bem uniforme. Dentre os tipos de barba que apresentaremos, este, além de ser um dos mais populares é amplamente adotado pelos artistas por ser um estilo muito mais versátil para o rosto.

Para quem tem barbas completas que crescem de forma igual em todo o rosto, é uma excelente indicação. Este estilo possui várias “subdivisões” nas quais veremos em detalhes adiante.

Como cuidar desta barba?

Beto Navalha- produtos para barbear

Vai depender das suas preferências de tamanho, mas uma boa loção ou creme de barbear é o suficiente para manter o estilo e a saúde dos pelos faciais. Caso queira deixar a barba mais macia, o ideal é usar o Balm para barba, ele vai ajudar a diminuir a coceira e deixar o fio mais sedoso.

2 – Cavanhaque

Barba Cavanhaque, este tipo de barba vem sobrevivendo ao tempo

É mais adequada para rostos retangulares, cuja comparação aos rostos quadrados, são mais angulares e um pouco mais finos. Com um bom cavanhaque, você pode tanto destacar estes traços, como deixar o rosto um pouco mais oval – e este tipo de rosto também ganha bons benefícios desta barba. Caso não tenha pelos faciais tão proeminentes, vai gostar de ver a sugestão mais adiante.

Como cuidar desta barba?

Além de retirar todo o restante da barba de maneira limpa, com produtos adequados, você pode passar um bom shampoo para barbas e deixá-la ainda destacada. Para te ajudar, um barbudo fã de deste tipo de barba desenvolveu um molde para fazer o cavanhaque perfeito! Veja aqui outros tipos de cavanhaque que você pode gostar de usar!

E uma dica: procure não apará-las, pois o visual mais “desleixado” é mais chamativo.

3 – Destaque no Bigode

o bigode, um dos tipos de barba que desafia a gravidade

Quer você adote um estilo mais boêmio como alguns sambistas, ou algo mais cheio e chamativo como o praticado em alguns países europeus, manter o bigode pode ser um desafio principalmente para os homens mais novos, porém trata-se de uma opção bem interessante. Dentre os tipos de barba, o bigode é o que desafia a gravidade e requer uma atenção mais especial.

Para rostos mais redondos, ou os do chamado “triângulo invertido”, com o queixo mais acentuado e testa proeminente, o uso do bigode torna estas características mais atraentes, além de ser uma opção interessante para quem gosta de complementar com o cavanhaque.

Como cuidar desta barba?

Cera de bigodes - Para modelagem de bigodes

Assim como o cavanhaque, deixar apenas o bigode crescendo é uma opção bem interessante para chamar atenção. E para manter o bigode no estilo que você quiser, um bom pente para barbas e uma pomada para bigodes é o suficiente.

4 – Full Beard

sabia que possem vários tipos de Barba Cheia ou Full Beard

A famosa barba cheia é perfeita para rostos redondos e triangulares. Assim como a barba mal feita (veja adiante), ela deixa o rosto mais uniforme, mas com a diferença de ser bem volumosa.

Se deseja um visual mais rústico, ou mais impactante, a barba cheia é ideal para você. Contudo, apenas a use se você possui uma barba proeminente e que cresça por completo no rosto.

Como cuidar desta barba?

Por ser um visual em que menos se exige cuidados com aparação, manter um shampoo é o mais básico a se fazer com a barba cheia. E como isto pode ser feito durante um banho, por exemplo, não vai dar tanto trabalho.

Caso você queira deixar ela com uma aparência melhor use um óleo para barba, logo apos o banho.

5 – Ducktail

tipos de barba exótico, ducktail com certeza é uma delas

Outra boa sugestão para rostos mais triangulares ou retangulares, a Ducktail é a famosa “barba de viking”. Com uma aparação leve nos maxilares, e acentuando o volume do queixo, a ducktail é um estilo interessante para quem deseja um visual ainda mais impactante, e de certa forma, agressivo.

Como cuidar desta barba?

kit para cuidado de uma barba ducktail

Além de manter uma manutenção constante, que pode ser feita por conta própria ou com a ajuda de um barbeiro, as barbas ducktail precisam de um cuidado específico quanto ao shampoo, para que mantenha um crescimento linear. Se for o caso da pontas dos fios ficarem mais ressecadas, utilize um óleo para barba no comprimento do fio barba.

6 – Barba Mal Feita

existem vários tipos de Barba Mal Feita, mas tem que fazer direito!

Também conhecida como “barba da sujeira” ou “rosto sujo”, este é o tipo de barba mais rala, que normalmente costuma aparecer poucos dias depois de já tê-la raspado. Ela costuma dar mais certo em rostos mais quadrados e retangulares, atribuindo mais charme aos seus usuários. Na verdade, ela é considerada uma das tendências atuais.

Como uma barba rala é quase um pré requisito, você verá vários tipos de barba mal feita por ai, tudo depende da falha da barba.

Como cuidar desta barba?

Caso tenha uma barba mais volumosa e queira deixar neste formato, tire-a com uma máquina tipo 2 ou 3, para que fique mais “rala”. E para mantê-la dessa forma, apenas mantenha uma boa loção e manutenção constantes nesse ponto.

7 – Volume no Pescoço

Barba Volume no Pescoço

Ótima para rostos mais redondos, uma barba mais cheia nas bochechas e no pescoço pode deixar este aspecto ainda mais visível. Contudo, se isto não for um problema para você, ter uma barba mais volumosa nessa região o deixará bem mais simpático e atraente para o público feminino.

Como cuidar desta barba?

Balm para cuidar da barba

Além de shampoo, um bom balm para barba é o suficiente para garantir um estilo bem uniforme e chamativo. Para que não confunda com o Full Beard, procure aparar nas maçãs do rosto, e até mesmo um pouco das bochechas, para que o destaque fique sempre na região de baixo.

8 – Old Dutch

old dutch, um dos tipos de barba que estão em alta!

Para quem está acompanhando a moda Vintage este é um dos tipos de barba mais ousados.Este estilo de barba cai tão bem nos visuais retrô quanto os bigodes chamativos. O Old Dutch (velho alemão em inglês) ganha o seu charme por fazer bom dos pelos faciais de uma forma bem distinta. E ao contrário do hipster (veja adiante), ele possui um ar muito mais clássico, digno daquelas pinturas antigas.

Porém, não faça uso dele se tiver um rosto mais retangular ou triangular: a barba Old Dutch nesses casos alonga ainda mais o rosto, não tornando seu uso interessante.

Como cuidar desta barba?

Por ser uma barba mais longa e de certa forma ainda mais cuidada em detalhes, você vai precisar de vários cuidados para ela. Além do shampoo, um bom óleo para barba e cera para o bigode quando sair de casa são dicas importantes para manter o Old Dutch bem cuidado.

9 – Mutton Chops

Mutton Chops este estilo motociclista esta de volta

São as famosas “costeletas do Wolverine”, barbas que dão aquela valorizada nas costeletas, e que ligam na barba. Este tipo de barba pode tanto ser apenas uma extensão da barba, deixando próximo ao visual do icônico personagens dos quadrinhos; ou pode fazer um caminho completo, retirando a barba nas bochechas, bigode, cavanhaque (mas mantendo a barbicha) e pescoço. Outra variação abre mão da barbicha, e faz a ligação das costeletas com o bigode.

As Mutton Chops são muito valorizadas para quem possui rostos mais quadrados e retangulares, ou mesmo os triangulares, deixando o rosto mais anguloso e chamativo.

Como cuidar desta barba?

Para cuidar melhor da sua barba compre os melhores produtos

 

O shampoo e uma pomada para bigode é a maneira ideal e muito boa de cuidar do seu Mutton Chops. Além disso, manter a barba bem aparada nas áreas que sirvam para destacar as costeletas é essencial.

Uma boa dica é usar um creme de barbear, pois por ele não tampar os fios como a espuma faz, é ideal para desenhas a barba.

10 – Volume no Queixo

Barba cheia no queixo

Você pode chamar de barbicha caso queira deixar o volume da barba nesta região e tirar o bigode e as costeletas, mas uma barba completa que tenha um volume maior no queixo tem muito mais destaque e é um dos tipos de barba mais chamativos, sobretudo para quem tem os rostos mais triangulares, diminuindo os traços mais expressivos.

Porém, se você não quiser um visual mais próximo do Old Dutch, estabeleça um limite para que não fique tão fora do que deseje.

Como cuidar desta barba?

Um bom shampoo para manter a barba higienizada, e uma boa tesoura para aparar tanto a região do queixo para não fique muito longa, e nas laterais para manter o visual escolhido, é o suficiente para conseguir uma boa barba, e um bom destaque no seu visual.

11 – Barba Cerrada

Barba Cerrada é comumente usada por homens com falhas na barba

Uma pequena variação da Barba Mal Feita, pois ao invés desta, que é “mal cuidada” de propósito, a barba cerrada é um pouco mais volumosa, mais ainda assim mantendo o estilo mal feito. Este é um dos tipos de barba que cai muito bem em praticamente todos os tipos de rostos, sobretudo os mais quadrados e os mais ovalados, e dão um estilo mais ousado aos seus usuários.

Como cuidar desta barba?

Siga os mesmos cuidados de uma barba mal feita, apenas deixando os pelos faciais crescerem mais um pouco. Se sua barba for mais rala, será ainda melhor, pois o crescimento dela no tamanho certo irá ressaltar ainda mais o visual.

12 – Estilo Hipster

Barba Hipster é a barba que segue nenhum padrão, somente o seu

A moda hipster é uma das mais usadas ultimamente, e ela serve tanto para os estilos de roupas, filmes e músicas, como a barba. E aqui, tal como a temática sugere, é usar visuais que saiam completamente dos padrões, que quase ninguém esteja usando. Uma vez que ela precisa de uma certa estilização e não depende de padrões específicos, ela se adapta a qualquer tipo de rosto. 

No estilo hipster vale tudo, misture vários tipos de barba em uma só, experimente, invente, crie! Deixe a sua barba ficar sem limites, sem padrões, invente seu padrão, seu tipo de barba.

Como cuidar desta barba?

DOn alcides para barbas hipsters
Esbanje cuidado com este KIT! Compre aqui!

O estilo hipster pode ser bem variado e versátil, mas todos se valem de um mesmo princípio quanto aos cuidados: use um bom shampoo e óleo para cuidar da barba, e apare ao menos uma vez na semana, seja opor conta própria ou com a ajuda de um barbeiro. Deixar a barba crescer, assim como apará-la regularmente, é essencial para chegar ao design desejado, e você pode se inspirar muito bem nos estilos visto aqui.

13 – Low Custer

low custer, o charmoso low custer

 

Pode ser considerada uma variação da barba cerrada. Enquanto este estilo é mais “selvagem”, num estado entre a barba mal feita e a barba cheia, o estilo Low Custer está mais próximo do estilo Tradicional, mantendo os pelos longos e moderadamente volumosos, porém com um corte bem definido. Se você prefere um estilo mais casual e sair um pouco do estilo tradicional, a Low Custer é ideal para você. Se tem o rosto mais quadrado ou retangular, ficará melhor ainda.

Como cuidar desta barba?

Uma boa tesoura para aparar a barba, além de um bom creme de barbear para corte, são necessários para manter a barba Low Custer bem cuidada. Se preferir, troque a tesoura por uma navalha , e ajuste o tamanho da barba na altura das bochechas. Mas use com cuidado: caso ainda não esteja habituado com o corte, procure um barbeiro. Não se esqueça do balm para barba para manter ela sempre macia e cheirosa.

14 – O Amante Latino

Johnny Depp o amante latino dos tipos de barba

Mais acima, recomendamos o corte de cavanhaque para homens de rostos mais quadrados ou triangulares para um visual mais chamativo, e que não enaltecesse tanto os tratos. Mas como sabemos bem, nem todos os rapazes tem tantos pelos faciais suficientes para fazer uma barba. E para eles temos uma sugestão especial.

Dentre os tipos de barba, o “amante” latino é um cavanhaque diferenciado, sem pelos nas laterais da boca, realçando tanto o bigode como a barbicha. O nome curioso está relacionado com vários artistas que fazem uso do visual pelas razões que descrevem acima, como o ator Jhonny Depp. Mas isto não quer dizer que os homens mais barbudos não possam adotar o visual: na verdade, é até mais fácil para homens com mais barba adotarem o visual do amante latino, já que eles podem adotar pequenas variações que se adéquem ao seus rostos.

Como cuidar desta barba?

Tal como quem deseja cuidar apenas do Cavanhaque, retirar toda a barba nas laterais para realçar o corte é obrigatório. Uma boa cera para bigode realça a região em questão, assim como uma loção para o corte no queixo. E não se esqueça de aparar bem, para manter o charme que o estilo sugere.

15 – A Barba Balbo

Um dos tipos de barba bem romântico é o estilo Balbo

Esse tipo de barba é muito indicado caso você ainda não tenha uma barba completa e ainda está precisando dedicar um pouco mais tempo para deixar ela fechar e ficar um visual mais rústico. Mesmo que não vá ficar com a barba cheia, você pode ir testando esse estilo que cai muito bem com um estilo bem provocador e instigador.

Como cuidar desta barba?

Para ficar bem dentro deste estilo você deve caprichar no desenho. Não deixe a parte de baixo da barba que vem do queixo se juntar com a das costeletas. São áreas que devem estar separadas por um espaço limpo e barbeado de mais ou menos 3 dedos. O lado sensual está em deixar o bigode separado da parte do cavanhaque. Esses dois segmentos da barba não devem estar ligados. Fica um ar bem mais romantizado lembrando os galãs espanhóis da literatura do séc XVIII.

 

Use e abuse dos tipos de barba acima

Veja todos estes tipos de barba que trouxemos hoje para você, e nem são todos, mas antes de escolher o seu é fundamental que ele te agrade. Porem se no final você não gostar é só mudar e tentar outro. 🙂

Com o estilo de barba adequado ao seu rosto, você terá um visual tão bonito quanto prático para as várias ocasiões. E você pode incrementar ainda mais com uma escolha de roupas que exaltem o visual, e trazer aquele charme esperto para conquistar quem você está de olho.

Portanto, não deixe de investir em um bom estilo de barba. Você vai se surpreender com as portas que ele abrirá. E se deseja fazer sua barba crescer com mais facilidade para estes estilos, veja o nosso guia. Tá bem robusto, e bem prático.

Você pode se cadastrar em nossa newsletter para receber os conteúdos com exclusividade.

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.

15 tipos de barba para combinar com seu rosto
4.7 (93.11%) 122 votos

One Ping

  1. Pingback:

Deixe sua pergunta ou opinião

Written by Rodrigo

Avatar for Rodrigo

Barbudo com interesses diversos, expert em produtos para barba e cuidados, porem focado em ajudar outros barbudos em como cuidar melhor de suas barbas e ter seu estilo próprio.
Tem alguma dúvida? Pergunte-me e irei lhe ajudar no que for preciso para deixar sua barba top!

Do Rock ao Folk: como ser um homem estiloso o tempo todo?

Barbudos preocupam empresas de produtos para barbear