Existem barbudos de respeito em praticamente todos os esportes. Talvez só na natação isso não seja possível, mas a gente entende por questões de profissão. Mas como o que importa aqui são outros esportes, a categoria da vez é o basquete. E por incrível que pareça, é um dos que mais possuem barbudos, talvez em um nível próximo do rugby.
Mas vamos mudar um pouco os ares. Ao invés de falar só da toda poderosa NBA, que sem dúvida é onde estão os jogadores mais conhecidos a apresentar esse traço facial, vamos dar alguns exemplos também do basquete nacional. Afinal de contas, nossos jogadores brasileiros já conseguem dar um bom trabalho de vez em quando aos americanos.
Enfim, vamos ao que interessa.
Barbudos do Basquete para dar aquele devido respeito
LeBron James
Vamos começar com um dos caras que praticamente dispensa apresentações se você conhece um pouco de basquete nos últimos 10 anos. Só para você ter uma ideia, LeBron James foi o único na história da NBA até hoje a participar de seis finais consecutivas, todas elas pelo Cleveland Cavaliers. Sim, nem mesmo Michael Jordan chegou tão longe. E não se preocupe: o estilo marrento com a cabeça raspada e a barba um pouco mais comprida e bem cuidada não intimida tanto depois de um pouco de conversa.
Nenê
Jovem, você não faz ideia de quantos brasileiros estão na NBA atualmente. E se tem um cara que fez por merecer o papel de vanguarda nesse avanço do basquete nacional, esse é Nenê. O cara está há 13 anos na liga, e assume um papel de liderança na atual seleção brasileira. Além de, claro, ser um grande aliado de James Harden na campanha do Houston Rockets. Nenê é um dos caras mais estilosos aqui, combinando a barba completa e bem aparada com o cabelão dread. E ainda é responsável por umas assistências fodas!
James Harden
É provavelmente o cara mais estiloso e mais icônico na nossa lista. E não é apenas por ser um astro do basquete. James Harden é tão conhecido por seu visual, que sua alcunha, e nome no qual é conhecido internacionalmente, é “The Beard”. Só de olhar para seu estilo, com sua barba de lenhador bem comprida combinado com um discreto moicano, já diz um pouco sobre qual a opinião entre combinar barbas e esportes mais intensos como o basquete.
Se você tem alguma outra desculpa para tirar a barba na hora de fazer alguma atividade física, a hora de acabar com ela é agora, ao ver a imagem de James Harden.
Steve Adams
Nem só de barbas vive a NBA. Outro nome que tem se destacado muito bem quando se trata de estilos dentro da modalidade é o pivô do Oklahoma City Hunter, Steve Adams. Não sei isso é uma moda na Nova Zelândia, seu país de origem, talvez não, mas o fato é que Steve um verdadeiro bigode do começo de século XX com um cabelo de samurai e o restante da barba cerrada… E tudo combina muito bem! Se você ficou curioso com a forma que Steve consegue esse cuidado todo com o bigode, recomendo que dê uma lida nesse material aqui, você vai ter tudo que precisa.
Quincy Acy
Quincy é um veterano da NBA, estando na liga por praticamente o mesmo tempo que Nenê. E seguindo o exemplo jovem de James Harden e do não tão jovem LeBron, o membro do Brooklyn Nets também adotou o estilo barbudão longo e intimidador com a cabeça raspada. E ele sim pode causar aquele medinho nos caras que não conhecem muito de basquete e vê-lo em ação.
Larry Taylor
Partindo da NBA, vamos para a nossa NBB. E não, eu não escrevi errado. O cara é realmente americano, mas foi naturalizado brasileiro. Tanto, que Larry iria representar a seleção brasileira nas últimas Olimpíadas do Rio 2016, porém devido a uma lesão ele acabou cortado na última hora. Mas isso não abalou a vontade do jogador do Bauru, que continua ativo na cena brasileira, e continua representando bem os barbudos com seu cavanhaque bem feito.
Márcio Dornelles
Embora o basquete tenha como figura veterana mais conhecida o Oscar Schmidt, existem outros jogadores tão bons quanto de sua época que continuam na ativa. É o caso do jogador do Vasco Márcio Dornelles, que tem feito uma campanha muito boa pela equipe carioca. E seguindo a moda do jogador de futebol Zé Roberto e tantos outros caras por aí, Márcio tem combinado bem o black power todo estiloso com o cavanhaque bem aparado. E se tiver a oportunidade, vá ver um jogo dele pelo Vasco, é muito foda.
Fernando Vera
A Liga Sorocabana não tem tido bons resultados na NBB, mas não deixa de ter jogadores que se destacam na medida do possível, seja pelas suas capacidades como jogador, seja pelos visuais. Um deles é o lateral Fernando Vera. O cara se destacou bem em seu clube inicial, o Remo, e agora tem sido uma das promessas para tirar o time paulista da lanterna da temporada. E tal como Márcio ali em cima, ele também combina o cabelo arrepiado com a barbicha bem feita.
Shamell
Outro americano? Sim jovem, tem vários jogadores americanos disputando pelo Brasil, e não fazem feio. Shamell Jermaine já é um veterano no basquete, e fez sua carreira bem pelos clubes paulistas, e desde 2014 é um dos grandes destaques do Mogi das Cruzes. E de todos nessa lista, ele é o cara com o visual barbudo mais simples e básico, com um cavanhaque bem aparado. Mas só pela simpatia e respeito com o qual trata o público brasileiro já merece um posição nessa lista.
Jovem, se você é um fã de basquete, vale a pena dar uma chance para acompanhar a NBB. A ideia do novo formato é justamente mostrar a força do esporte no Brasil, uma vez que várias promessas daqui acabaram ganhando o seu devido destaque no exterior. E se tem alguém que ainda duvida disso, mostre essa lista para eles, garanto que eles vão se inspirar não apenas pelo esporte, mas pelos estilos bacanas de barbas presentes. Até a próxima, jovem!
Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.