4.4/5 - (1749 votes)

4.4/5 - (1749 votes)

Decidiu adotar o bom e velho cavanhaque? Então, prepare-se para transformar o seu rosto, porque o cavanhaque é um detalhe que faz toda a diferença no seu visual! E é por isso que, antes de qualquer coisa, é bom tomar certos cuidados para não errar a mão na hora, e fazer um cavanhaque de deixar qualquer um com inveja.

O cavanhaque esta entre os tipos de barba mais utilizados pelos homens, isso porque este tipo de barba favorece aqueles em que a barba é falhada na bochecha. Isso o fez um estilo bem popular entre os homens barbados.

Neste post, elaboramos um passo a passo para te ajudar a fazer na sua barba um cavanhaque perfeito. Cuidar bem do seu rosto, antes e depois, usar os produtos certos e pensar direitinho qual o formato que você quer. Então se liga nestas dicas para este tipo de barba. Vamos lá?

1. Cuide do seu rosto em primeiro lugar

Fazer um cavanhaque precisa de um rosto limpo e cuidado.

Não dá para fazer um cavanhaque bonito tendo a pele toda mal cuidada. Isso porque ele chama a atenção para o seu rosto, e é essencial que tudo esteja em ordem. Para isso, hábitos regulares de limpeza no rosto irão te ajudar muito.

Primeiro, sempre limpe bem a pele do rosto com um sabonete facial para remover as células mortas e as impurezas. Isso mesmo: você deve usar um sabonete especificamente para o seu rosto, não adianta passar aquele que usa no banho.

Se, por acaso, você tiver a pele oleosa, compre um produto para esse tipo de pele para evitar a acne. O ideal é lavar duas vezes por dia — ao acordar e antes de dormir. Basta aplicar o sabonete em toda a superfície do rosto, em seguida massagear bem toda a pele e remover o produto com água fria. Desta forma você limpa a pele com o sabonete facial e a água fria ajuda a fechar os poros, ajudando a prevenir acne e cravos.

Depois de lavar, aplique um hidratante próprio para o seu tipo de pele — tudo para evitar o  ressecamento, descamação da pele, resultado do clima e da poluição. E vale também investir em um produto noturno, que hidrata e ainda previne o surgimento de rugas. Talvez funcione o tal do pepino no olho mas nunca tentamos.

Por último, mas não menos importante, invista em uma bela esfoliação no rosto de tempos em tempos. O esfoliante remove todas as impurezas e evita cravos, espinhas, além de pelos encravados. Favorece o rejuvenescimento da derme, deixando sua pele sempre mais novinha.

2. Hora de deixar os pelos crescerem

Para fazer um cavanhaque, primeiro temos que deixar os pelos crescerem!

Depois da decisão, chegou o momento de deixar os pelos do seu rosto crescerem. Se você nunca deixou a barba crescer, pode ser que sinta um certo desconforto, inclusive com possíveis coceiras. Mas não se preocupe, isso é normal. Só tente não coçar, para evitar danos à pele. Para você que tinha o hábito de se barbear todos os dias, é possível que alguns pontos de foliculite aparaçam, principalmente na região do pescoço. para prevenir e tratar, volte ao passo dois deste guia.

Você precisa ter paciência: em média, a barba demora de 4 a 6 semanas para crescer. E, outra coisa importante: pode ser que, quando estiver com a barba por fazer, você escute algumas piadinhas de pessoas ao seu redor. Não ligue e resista — tudo para fazer um cavanhaque perfeito na sua barba!

3. Defina o seu estilo de cavanhaque

Defina o seu estilo para fazer um cavanhaque perfeito!

Agora, você vai precisar decidir qual estilo de cavanhaque mais lhe agrada. Mas para que faça isso certo, primeiro temos que definir o tipo do seu rosto. Mas porque? Simples, dependendo do formato do rosto alguns estilos de cavanhaque que irei abordar abaixo não ficariam top, igual a outros.

O mais comum é o cavanhaque com bigode e sem barba, formando uma moldura para a sua boca. Se escolher essa opção, existem dois caminhos: optar ou não em unir o bigode e o cavanhaque. O que faz deste estilo de barba muito utilizada por quem não tem a barba fechada ou cheia.

Você também pode escolher se quer deixar o queixo com bastante pelo ou apenas um filete. Ainda, outra opção é deixar um cavanhaque bem fino ligado ao bigode e às costeletas. Nesse caso, você deixaria seu queixo pelado, no estilo mutton chops.

Além do estilo, é importante saber qual o desenho você vai fazer. Isso porque quanto mais detalhes e linhas tiver, mais precisão seu cavanhaque vai exigir. Isso sem falar na manutenção que deve ser contante neste estilo de barba.

Escolhendo um caminho, você já sabe qual tipo de aparelho vai precisar utilizar. A lâmina e a navalha são as mais indicadas para quem quer criar detalhes. Nesse caso, uma dica para definir o seu estilo é se sentir bastante inspirado. Tem algum modelo que te atrai mais? Algum cantor ou artista? Pesquise e faça o teste!


4. Hora de fazer um cavanhaque

Hora de fazer um cavanhaque

Se você é iniciante neste processo de desenhar a barba, aconselho a procurar um barbeiro profissional. Desta forma ele vai te ajudar a escolher um bom desenho para seu rosto. Alem de aproveitar e curtir a barbearia que sempre rola uma sinuca e uma cerveja gelada!

No entanto, a gente sabe que às vezes falta tempo, e só resta mesmo dar um jeito em casa. Tenha calma, não se preocupe não é tão complicado fazer um cavanhaque! Vamos explicar tudo direitinho para você não falhar na hora do rosto barbear. Veja abaixo o passo a passo:

  1. Umedeça o rosto com água morna para dilatar os poros;
  2. Aplique um creme ou espuma para barbear para amolecer os fios e facilitar o corte e o deixe ele na pele por uns dois minutos;
  3. Com a navalha, comece de fora para dentro, tirando primeiro os pelos das bochechas e do pescoço;
  4. Vá de pouquinho em pouquinho e faça os ajustes necessários no seu tempo, paciência é uma virtude;
  5. Depois de tirar os pelos até a linha perpendicular aos olhos, é hora de dar aquela aparadinha com uma tesoura;
  6. Aplique a loção pós barba ou um creme hidratante ou o balm cremoso sobre a pele para hidrata-la;
  7. Feito isso finalize com um balm para barba, modelando os fios. Um pente de madeira pode te ajudar nesta etapa.

[responsive_youtube https://youtu.be/I8juUIS4Nds norel]

5. Transforme a loção pós-barba no seu melhor amigo

fazer um cavanhaque estilo bode

Então homens barbados, depois de aparar os pelinhos, saiba que ainda não acabou. É fundamental finalizar tudo com um produto pós-barba, para hidratar a pele, contribuir com a cicatrização dos possíveis ferimentos e evitar pelos encravados.

Fora que o produto ainda higieniza a pele profundamente, deixando seu rosto bem cheiroso! Afinal, lembre-se de que os produtos pós-barba de hoje são livres de álcool, dão frescor e não deixam aquela sensação de ardência. Quem ai lembra de quando merthiolate ardia?

Para quem tem pele oleosa, o gel pós-barba é uma ótima alternativa — inclusive nos dias mais quentes. Já para as peles mais sensíveis, com tendência à vermelhidão, o bálsamo é incrível porque é mais suave. Agora, se sua pele for mais seca, procure loções que priorizem a hidratação.

6. Inclua alguns hábitos na sua rotina

Inclua alguns hábitos na sua rotina de cuidar do seu cavanhaque

Pronto! Fazer um cavanhaque agora não é mais um bicho de sete cabeças, certo? Errado! A partir de agora, você vai precisar cuidar para que ele se mantenha sempre bonito e no estilo. E, para isso, alguns produtos serão essenciais no seu dia a dia.

Para evitar pelos ressecados, aplique um óleo para barba. Ele hidrata e fortalece os fios, e ainda tem um cheiro delicioso. É só colocar algumas gotas nas mãos e espalhar.

Para quem ainda sofre com coceira, o balm para barba é perfeito. Ele deixa os pelos super macios e maleáveis, repara ferimentos e evita irritações — ou seja, vantagens não faltam. E, que tal, modelar o bigode? Para isso, invista na cera para bigode, que deixa os fios assentados e no lugar.

Por fim, na hora de lavar o seu cavanhaque, não deixe de passar o shampoo para barba — afinal, os pelos do seu rosto são bem mais sensíveis, e necessitam de um produto diferenciado. Quanto a isso, o shampoo deixa o seu cavanhaque bem tratado e cheiroso.


7. Mantenha sempre o cavanhaque em dia

Mantenha sempre o cavanhaque em dia para não fazer feio!

De fato, a manutenção do cavanhaque exige mais cuidados do que a própria barba. Tudo isso porque só um pelinho fora do lugar já pode comprometer todo o visual. Então, quando seus pelos crescerem um pouco, é bom dar aquela aparadinha para tudo ficar no lugar. E não desvie a a atenção na hora do rosto barbear, afinal com uma navalha qualquer errinho é sério!

E aí, viu homens barbados, como não é nada difícil fazer um cavanhaque de respeito? Se você adotar essas dicas no seu dia a dia, o sucesso é garantido! Tem ainda alguma dúvida que gostaria de dividir com a gente? Deixe-nos o seu comentário, que teremos o maior prazer em te ajudar! E se você enjoar, depois é escolher outro tipo de barba para adotar.

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Comments (6)

  1. Avatar for Rodrigo Evandro
    Posted on 15/10/2018
  2. Avatar for Rodrigo ivan
    Posted on 26/12/2017
  3. Avatar for Rodrigo Wanderson
    Posted on 06/03/2017
    • Avatar for Rodrigo Rodrigo
      Posted on 06/03/2017

Deixe sua pergunta ou opinião

Ad Blocker Detected

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh