Pela defesa de meus pelos, barba e afins

Afirmo de primeira mão que tenho certo cuidado com a higiene e beleza, mas não sou adepto ao metrossexualismo. Acho que o homem de verdade é aquele que prefere gastar o tempo praticando o bom e velho cavalheirismo e não precisa ficar horas no espelho se preocupando com a estética.

Esse post surgiu após me deparar com a propaganda de uma marca de gillete, que sugere a preferência feminina pelos homens lisinhos e sem pelos. Podemos resumir o vídeo nessa conversa abaixo:

Sabrina Sato: “Gente, não aguento mais, esses caras do peito todo peludo se sentindo os gostosões!”

Uma das Gêmeas que não consegui diferenciar: “Ninguém merece, um peito liso é muito mais bonito!”

A outra gêmea responde: “A gente podia aprontar uma, instigar-los para ver quem tem coragem para agradar uma mulher?”

Sabrina conclui: “Tipo, chegar e falar: Quero ver raspar!”

*Sabrina liga para O rapper sul-coreano PSY (sim, aquele mesmo que fez sucesso com uma critica social, contra o modo de vida consumista) e termina com a “genial” paródia do rapper sul-coreano PSY, em prol da marca de gillete.

Não precisa ser nenhum vidente para perceber que a campanha que quer incentivar a depilação do peitoral dos homens ficou meio descabida, tanto na abordagem, quanto no uso dos personagens. O vídeo recebeu duras críticas e pegou tão mal que a marca logo removeu a publicação de sua rede social, além de não permitir os comentários na página do Youtube.

video

O engraçado é que a marca usa um conceito masculino criticado pelas mulheres – a cobrança estética do sexo oposto, a necessidade da mulher ser ‘perfeita’ em suas formas e cuidados – contra elas mesmas. Para pegar mulher, você precisa retirar os pelos do peito e deixar o rosto lisinho. Caso contrário, vai ficar na bronha.

O que eu quero defender aqui é o meu direito a ter pelos, barba e afins, sem essa piração com a estética, muito menos achar que serei apontado com desprezo na praia só porque não optei por raspar geral. Uma colocação no Facebook sobre o assunto foi a mais sensacional que vi. Dei-me o direito de reproduzi-la:

Imagina se fosse um comercial com três caras conversando e mandando: ‘quem tem coragem de arrancar as celulites da bunda para agradar os homens?’. Meninos, assim como homem de verdade está cagando pra celulite/estria/whatever, mulheres de verdade e são cagando pra isso aí.

Concordam?

Isso, para não contar nessa tal “preferência” da mulher por homens sem pelos. A marca ainda aponta que 8 em cada 10 mulheres acham que um homem lisinho é mais sexy. Acredito que essa deve ser uma pesquisa feita em grupos que procuram metrossexuais ou meninos.

De acordo com uma pesquisa realizada na Inglaterra, 54% das mulheres dão preferência a homens barbados, pois eles demonstram mais masculinidade. Se você tem dúvida da preferência, lembramos que é delas a famosa frase: “Faça amor, não faça a barba!”

Faça amor não faça a barba

Esse conceito de mulher querer cara lisinho é semelhante aos homens que preferem mulheres 100% depiladas. Existe, mas não é a maioria que da voz a isso. Sou totalmente contra essa visão do mundo limpinho e que prega o fim dos pelos, sejam eles púbicos ou não.

Isso não quer dizer que eu defenda o estilo Cláudia Ohana, com uma densa Mata Atlântica. Precisa ter um cuidado e higiene, aparar (barba, costas, peito e afins), mas esse cuidado não pode virar uma piração no estilo: ou raspa, ou desce!

Acho que o problema é muito mais dessa geração “Tá com nojinho!”, que precisa arrumar desculpas e subterfúgios para não encarar a beleza real de homens e mulheres. Eles e elas correm de de celulites, estrias, pelos e kilos a mais do sexo oposto. Para esses, até o mau hálito da manhã do dia seguinte é inadmissível.

Agora também não basta deixar a barba crescer sem nenhum cuidado, não estou falando para ser metrosexual mas tem que ter higiene. Aqui no blog da Beard, você pode conferir várias dicas de como manter sua barba bem cuidada.

Se você, mulher, não é capaz de conviver com pelos ou barba, procure os “Ken” da vida, eles estão por ai, mas metrossexuais do que nunca e sempre dispostos para brincar de casinha. Só não reclame se eles tiverem mais produtos de beleza e passarem mais tempo se arrumando do que você!

Quer receber dicas incríveis no seu email? Então cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro de tudo em primeira mão.


Comments

  1. TONINHO E FILHOS SALAO E BARBEARIA

    GOSTARIA DE SABER QUAL A TENDÊNCIA DE BARBA E CABELO PARA VERÃO 2017/2018??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *