Pele oleosa: sabonete de enxofre resolve?

É verdade que sabonete de enxofre é bom para prevenir e combater a pele oleosa? A resposta é sim. E a vantagem é que ele é facilmente encontrado em farmácias e perfumarias por um preço baixo.

Mas, calma: além do cheiro forte que pode causar incômodo, se usado de maneira errada ou em peles sensíveis, pode mais prejudicar que ajudar. Antes de começar a usar qualquer produto, é indicado passar em uma consulta com um dermatologista

O sabonete de enxofre jamais deve ser esfregado com força no rosto. Para isso, você pode usar massageadores e esponjas de limpeza para aplicá-lo, mas sempre de maneira suave para não causar descamação.

Sabonete de enxofre

Para que serve o sabonete de enxofre

O enxofre possui ação antiinflamatória, antibacteriana, adstringente e desinfetante. Ele ainda pode participar na formação de colágeno e queratina na pele, evitando a perda dessas proteínas com o passar dos anos. 

A deficiência de proteínas pode trazer diversos danos à saúde, prejudicando a formação das estruturas da pele, unhas, cabelos e retardando o crescimento. O uso do sabonete ajuda a proteger, higienizar e equilibrar a pele.

Embora algumas pessoas acreditem que o enxofre é tóxico, não é exatamente assim. Muitas vezes ele é encontrado dentros das vitaminas e em alguns alimentos, como ovo, alho poró, queijos, cebola e alho. Além disso, seu excesso não faz mal para a saúde, apenas acaba sendo eliminado através da urina. 

O enxofre é bastante usado em cosméticos que encontramos facilmente em farmácias. Ele atua através das suas propriedades curativas, auxiliando a formação de queratina e colágeno, proporcionando firmeza e elasticidade à pele e aos cabelos, eliminando toxinas que se acumulam na pele, acalma alergias e combate fungos e bactérias. 

Além disso, este sabonete de enxofre possui é capaz de amenizar os sintomas da acne, rosácea, dermatites seborreicas, pele oleosa ou sarnas e micoses. 

O sabonete de enxofre atua na manutenção da queratina e colágeno da pele e eliminando as toxinas, fungos e bactérias, colaborando especialmente para o combate a sarna e problemas de dermatites. 

O enxofre promove a recuperação das propriedades seborreguladores da pele, atuando também para os casos de seborreia seca ou úmida e nos casos de psoríase e possíveis alergias, melhorando o aspecto da pele do animal.

Sabonete de enxcofre

Pontos positivos

O sabonete de enxofre é uma opção barata para se livrar das espinhas e do aspecto molhado da oleosidade. Com ação anti-inflamatória e antibacteriana, pode ser usado como um bom esfoliante sobre as células da camada superficial da pele, de acordo com a dermatologista Larissa Catelan, da rede Atende Mais. “Ele auxilia no combate da foliculite e diminui as inflamações”, afirma.

Pontos negativos

Se você está com o rosto machucado ou com vermelhidão não é recomendável usá-lo. “Apesar de ser um sabonete bastante seguro, podendo ser usado inclusive em crianças e gestantes, pode provocar sensibilidade e ressecamento em alguns tipos de pele”, alerta a dermatologista Bárbara Poggi.

Chocolate, café e bebida alcoólica

A sua pele é um reflexo dos seus hábitos de saúde. Afinal, não adianta apenas investir em bons produtos de skincare. É preciso também manter um estilo de vida saudável, principalmente em relação à alimentação.

O chocolate, por exemplo, não é exatamente um vilão causador de espinhas. Mas quanto menos açúcar, leite e gordura ele tiver, melhor. Para não passar vontade, escolha a versão amarga do doce.

“O aumento da insulina no sangue estimula a produção de sebo pelas glândulas sebáceas, elevando a chance do aparecimento de cravos e espinhas”, explica a dermatologista Thatiana Hadlich Blumenberg. O mesmo cuidado vale, portanto, com o consumo excessivo de refrigerantes, pães e biscoitos.

Já as bebidas alcoólicas causam inflamações e desidratação no organismo, o que impacta diretamente a textura e aparência da pele.

Por outro lado, segundo Thatiana, o café tem propriedades antioxidantes que combatem o envelhecimento, além de estimular a regeneração celular. Mas também pode causar rosácea (principalmente nas bochechas), ansiedade, taquicardia e insônia, provocando as temidas olheiras.

Produtos para pele oleosa

As vitaminas e ácidos (salicílico, glicólico, lático e hialurônico) são sempre os mais indicados para prevenir e tratar as manchas e cravos causados pela acne e podem estar presentes em cremes, sabonetes e loções.

Mas devem ser usados apenas com prescrição médica, pois quando aplicados de maneira incorreta, podem resultar em manchas graves no rosto.

“Além deles, a vitamina A e derivados como a isotretinoína e o adapaleno diminuem o tamanho das glândulas sebáceas, tratando a pele oleosa”, explica Bárbara.

O zinco e a nicotinamida (que faz parte do complexo B) também são lembrados por Larissa como substâncias eficazes para tratar a pele oleosa. “O mineral ajuda a regular o excesso de brilho, enquanto a vitamina reduz o ressecamento.”


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *