Skincare para homens: como cuidar corretamente da pele masculina

Com o passar da idade, é importante firmar uma rotina de cuidados faciais, principalmente quando saímos de situações festas, cidade muito poluídas.

Como um rostinho de 35 não se recupera como os 25, eu já dei o start na rotina diária de cuidados e com muita intensidade. Resolvi compartilhar um pouco desse meu momento e deixar as dicas com o que tenho usado nesse processo recuperação.

Cada vez mais, os homens se preocupam em cuidar da pele, não só para prevenir o envelhecimento precoce mas também para melhorar o aspecto do rosto no geral. Poros dilatados, oleosidade excessiva, cravos e acne, além de pelos encravados, são alguns dos problemas mais comuns da pele masculina. Quer saber como montar uma rotina de skincare e driblar essas questões?

Pele do homem X pele da mulher: quais as diferenças?

Por conta da questão hormonal, a pele das mulheres e dos homens é bastante diferente. De modo geral, a pele masculina tende a ser mais grossa e com uma textura mais irregular do que a pele feminina. Os poros também têm tendência a ser mais dilatados e, assim como as mulheres, os homens possuem cravos – tanto pretos, quanto brancos.

A oleosidade também costuma ser um problema maior na pele masculina – que se agrava ainda mais com a transpiração, por ser mais intensa do que na pele feminina.

Além dos agressores externos que também afetam a pele da mulher, como a exposição solar, outro grande inimigo é o hábito de fazer a barba todos os dias, que causa irritação e a formação de pelos encravados. Veja como cuidar desses problemas seguindo o passo a passo abaixo!

Quais as particularidades da pele masculina?

O primeiro passo do skincare para homens é entender que a pele deles tem algumas particularidades que devem ser consideradas na escolha dos dermocosméticos e rotina de cuidados.

Normalmente, a pele masculina do rosto e do corpo é mais espessa, mais oleosa e envelhece de uma forma específica. Eles têm mais poros, que costumam ser dilatados, e glândulas sebáceas.

Com isso, há uma tendência maior à pele oleosa que pode causar problemas com acne, cravos brancos e pretos, além de dermatite seborreica e foliculite, o que tem relação com a maior tendência à transpiração da pele.

Portanto, entender esses aspectos da pele ajuda a definir uma rotina de skincare para homens que contribua para combater os principais problemas da pele masculina.

Passo a passo de como cuidar da pele masculina:

1. Lave o rosto com um sabonete que limpe em profundidade sem ressecar

Espuma de Limpeza Facial Urban Detox

O primeiro passo é lavar bem o rosto com um sabonete antioleosidade e com ação renovadora celular para prevenir o encravamento dos pelos.

Recomendamos o shampoo de Limpeza Facial da linha Urban Detox que é uma espuma purificante detox, de fácil aplicação, sem sulfato, sem corante, sem óleos, sem parabenos, sem sal e com tenso ativos vegetais.

Este produto, além disso tudo já mencionado, é rico em polifenóis de uma flor mediterrânea chamada Iris, que tem ação adstringente, cebo-reguladora, purificante e anti-inflamatória além das vitaminas e no zinco.

Com tudo isso você já começa a nutrir sua pele, fecha os poros, equilibra a oleosidade e hidrata a pele. Com tudo isso ele ajuda na redução do aparecimento de acnes.

2. Em seguida, faça a barba como de costume

Caso você tenha o hábito de fazer a barba, esta é a hora ideal para o fazer. Não esqueça de usar creme ou espuma de barbear, para evitar cortes ou irritação excessiva.

3. Use pós-barba

Após o barbear, para acalmar a pele e cicatrizar qualquer pequeno corte, é importante aplicar um spray calmante, de preferência com ativos prebióticos e com água termal.

4. Passe um tônico (opcional)

Para manter a oleosidade da pele sob controle e para minimizar a aparência dos poros dilatados, vale aplicar um tônico adstringente nas regiões mais oleosas do rosto, como testa, nariz e queixo.

5. Finalize aplicando um protetor solar hidratante

Hidratante Facial Urban Detox

O Hidratante Facial da linha Urban Detox é oil free, o que quer dizer que ele não fica melecado na pele, ele é rapidamente absorvido, além disso também contem outros compostos como Niacinamida que controla a oleosidade e aumenta a produção de colágeno na pele, o ácido hialurónico que é um agente anti-idade que retarda o envelhecimento da pele e por fim um complexo anti-puluição que protege a pele das ações da PM2.5.

Para otimizar a sua rotina de cuidados com a pele, ao invés de aplicar um hidratante e um protetor solar, que tal aplicar um protetor solar hidratante? Este passo é indispensável e deve ser adotado todos os dias – mesmo nos mais nublados. O FPS deve ser alto e a textura deve ser fluida, para não influenciar na produção de oleosidade.

*Ficou com dúvidas? Procure o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e agende uma consulta!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *