O homem moderno tem algumas preocupações que até então passavam despercebidas. E não estamos falando apenas da barba, mas com os cabelos também. Não basta apenas usar shampoo e condicionador a cada dois dias e achar que está tudo certo – os cuidados devem levar em consideração o seu tipo de cabelo.

De uma forma geral, podemos identificar fácil alguns tipos de penteado: cacheado, crespo, ondulado e liso. Mas para cada um desses tipos, há detalhes e produtos específicos que podem levar o estado natural dos cabelos a outro nível, deixando seu visual no melhor estado.

Entendendo o seu Tipo de Cabelo

Identificar um tipo de cabelo não chega a ser difícil. Suas características principais são bem visíveis, e são ainda mais destacadas quando bem cuidadas. Esse é o primeiro passo para descobrir quais são os produtos que precisa para seus cabelos.

Vamos aos tipos.

Cacheados

Tipo de Cabelo

Você também costuma chamá-los de encaracolados, o que não é totalmente errado. O que diferencia um do outro é a forma como crescem: enquanto os cabelos encaracolados costumam descer, os cacheados ficam mais armados.

Por um lado, esse tipo de cabelo costuma ser um tanto frágil e ter aquele frizz. Por outro, são volumosos, e podem ganhar um bom destaque se deixá-lo crescer bem, independente dos tipos.

Cabelos encaracolados podem ter seus cachos mais fechados, lembrando “molas”, como mais abertos, mais próximos do encaracolado. Por ser um tipo mais frágil, seu cuidado deve ser constante, principalmente em épocas como o inverno.

Crespos

Tipo de Cabelo

São cabelos mais ásperos e rijos. Armam com facilidade, e são os que recebem os efeitos climáticos com mais força. Seus cachos costumam ser mais apertados e pequenos, e diferente dos outros tipos de cabelos, eles costumam crescer para cima, e não para baixo.

Falando desse jeito, até parece que os cabelos crespos são ruins, não é? Mas é claro que isso não é verdade: os melhores penteados afro vêm do cabelo crespo, e conseguem ser ainda mais estilosos. Veja como você pode combinar a barba com o cabelo afro.

Lisos

Tipo de Cabelo

São os cabelos desejados por muitas mulheres, mas que na verdade não chegam a ter tanta diferença em beleza do que outros tipos de cabelos. Seus fios são longos, firmes, e mesmo que tenham aquele frizz, são fáceis de trazer de volta ao seu estado natural.

Você não precisa se sentir especial se tem o cabelo liso. Muito pelo contrário: os cuidados com os cabelos lisos são constantes, pois caso contrário a tendência é que fiquem quebradiços e secos.

Ondulados

Tipo de Cabelo

São idênticos aos lisos, mas apenas na raiz. Quando grandes, tem uma forma de “S”, que fica mais acentuado quanto mais ondulados eles forem. Não é por acaso que chamam esses cabelos de “cabelos de surfistas”, já que estes tipos costumam ser oleosos ou ganhar esse formato quando ficam em contato com a água.

Para muitas pessoas, os cabelos ondulados são perfeitos. Os cuidados são “menores” que os outros tipos, não ganham tanto destaque quanto os cabelos lisos, e ainda podem ser modelados de várias formas, inclusive com um bom coque samurai.

Qual desses estilos você identificou? Agora que você já sabe, vamos para algumas dicas básicas na hora de cuidar dos cabelos.

5 Dicas Rápidas para cuidar dos Tipos de Cabelos

1 – Escolha o Shampoo e o Condicionador Certo

Tipo de Cabelo

Para cada tipo de cabelo, existe um shampoo e um condicionador correspondente. É importante escolher o tipo certo, pois os nutrientes presentes neles vão reforçar e proteger as características mais importantes do seu tipo de cabelo.

Aplicando a cada 2 dias, você exalta o que tem de melhor nos cabelos. E quanto a marca, deixamos de acordo com suas preferências. Mas você pode conferir algumas opções aqui mesmo na Beard.

2 – Para cada tipo de cabelo, um produto específico

Tipo de Cabelo

Além do combo shampoo + condicionador, cada tipo de cabelo possui um produto específico que pode deixá-lo ainda mais em destaque. Os cabelos lisos, por exemplo, podem precisar de um creme para pentear em épocas muito secas.

Já os cabelos encaracolados podem precisar de um creme para que os fios não armem tanto. E os cabelos crespos podem precisar de uma pomada para cabelos caso queiram algum penteado diferente.

E aqui vai um conselho: caso use gel ou a própria pomada, faça seu uso com moderação. O excesso pode danificar os fios, ou mesmo causar danos no couro cabeludo, então guarde para situações bem específicas.

3 – Cuidado com o Stress…

Tipo de Cabelo

O stress é um dos grandes inimigos dos cabelos, de qualquer tipo. Quando ficamos muitos nervosos, e numa frequência constante, os hormônios responsáveis pelos crescimentos dos cabelos ficam desregulados, e com o tempo enfraquecem o couro cabeludo.

Então, esfrie a cabeça jovem, literalmente. Ficar calvo cedo por stress não é nada agradável, procure se acalmar e aproveitar bem a vida.

4 – E com a alimentação também

Tipo de Cabelo

O segredo de um cabelo bem cuidado não é apenas usar os produtos corretos. É ter uma alimentação rica em nutrientes que reforçam os seus cuidados. Para os cabelos, boas fontes de Vitamina D, Vitamina C, Zinco, Ferro e Complexo B são o ideal.

E aqui também entra aquela moderação com bebidas alcoólicas e cigarros. Por mais que eles possam trazer algum tipo de prazer, eles são ilusórios, e a tendência também é prejudicar o crescimento dos seus cabelos.

5 – Valorize o seu visual natural

Tipo de Cabelo

Essa é a nossa melhor dica. Seu tipo de cabelo é algo que você deve valorizar sempre, seja com os cuidados adequados, seja com o tipo de penteado. Tudo deve ser feito levando em conta que você não precisa fazer aqueles processos malucos para mudar o tipo de cabelo.

Aqui é onde entram as poderosas barbas. Elas podem variar em estilo, ressaltam seus melhores traços, e deixam seus cabelos ainda mais chamativos também. Se fizer essa combinação matadora, não importa o seu tipo de cabelo, vai ficar naquele jeito. Ah, e se quer mais dicas de como cuidar dos cabelos, a Beard tem um guia especial para você. Até a próxima!

Comments (25)

  1. Avatar for Rodrigo Flávio
    Posted on 03/06/2019
    • Avatar for Rodrigo Thiago
      Posted on 14/07/2019
  2. Avatar for Rodrigo Flávio
    Posted on 03/06/2019
    • Avatar for Rodrigo Rodrigo
      Posted on 04/06/2019
  3. Avatar for Rodrigo eduardo
    Posted on 11/05/2019
  4. Avatar for Rodrigo Richard ferreira
    Posted on 23/02/2019
    • Avatar for Rodrigo Rodrigo
      Posted on 25/02/2019
  5. Avatar for Rodrigo Gabriel Roberto Aguirre
    Posted on 19/01/2019
    • Avatar for Rodrigo Rodrigo
      Posted on 21/01/2019
  6. Avatar for Rodrigo Rafael Carvalho Ferreira
    Posted on 13/01/2019
  7. Avatar for Rodrigo Lucas
    Posted on 08/12/2018
  8. Avatar for Rodrigo Gabriel
    Posted on 28/11/2018
    • Avatar for Rodrigo Rodrigo
      Posted on 06/12/2018
    • Avatar for Rodrigo Gustavo Nascimento
      Posted on 30/01/2019
  9. Avatar for Rodrigo Sávio Augusto Rosynni
    Posted on 25/09/2018
    • Avatar for Rodrigo Rodrigo
      Posted on 28/09/2018
  10. Avatar for Rodrigo Chailon Silva Da Cruz
    Posted on 23/09/2018
    • Avatar for Rodrigo Rodrigo
      Posted on 24/09/2018
  11. Avatar for Rodrigo gabriel
    Posted on 10/09/2018
  12. Avatar for Rodrigo Bryan
    Posted on 27/08/2018
    • Avatar for Rodrigo Rodrigo
      Posted on 31/08/2018
  13. Avatar for Rodrigo Bryan
    Posted on 27/08/2018
  14. Avatar for Rodrigo Henrique
    Posted on 13/03/2018
    • Avatar for Rodrigo Rodrigo
      Posted on 22/08/2018
      • Avatar for Rodrigo Jonatas Lopes
        Posted on 22/08/2018

Deixe sua pergunta ou opinião

Ad Blocker Detected

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh