Como usar o cachecol masculino com muito estilo! 5 Ideias para você

O inverno tá começando a se aproximar, e tenho certeza que você já está preparando sua barba para ele, certo? Enquanto essa parte do visual já está bem encaminhada, o importante agora é se preocupar com outros pontos igualmente importantes para aproveitar muito bem os dias de frio. E um dos acessórios mais práticos nesse sentido é o cachecol masculino.

Sim, eu sei que você vai torcer o nariz de imediato. O Brasil não é um país muito conhecido pelas temperaturas baixas como na Europa ou nos Estados Unidos, por exemplo, lugares onde o pessoal usa um cachecol por obrigação e não por estilo. Ainda assim, isso não impede que o pessoal daqui não invista em algumas opções interessantes para as regiões mais frias.

E na boa, qual é o problema em usar um cachecol masculino por aqui? Enfim, vamos ao que interessa, que é a forma de usar um acessório do tipo com muita eficiência. Afinal é um acessório perfeito para os dias mais frios da estação.

O que define um cachecol masculino?

O Cachecol Masculino solto é uma boa ideia para caras mais baixinhos

Mais do que um acessório para proteger a garganta das baixas temperaturas e causar algumas doenças indesejáveis, o cachecol é uma ótima peça para compor certos estilos visuais. E quando usado de forma “classuda”, ou melhor dizendo, com seu devido estilo, ficam ainda mais eficientes.

Hoje frequentemente fabricado de materiais sintéticos a peça já foi feita de lã de origem animal. Ambos os materiais conferem ao cachecol um toque macio, proteção contra os ventos frios e são bem quentes.

Porém, se você quiser mesmo fazer bonito em qualquer lugar combinando o cachecol com a barba e todo o traje de frio, é bom compreender algumas diferenças importantes. Sim, além do cachecol, também existem lenços e echarpes masculinas, e uma não é sinônimo da outra.

Lenços, como o próprio nome sugere, são usados no pescoço, mas podem integrar outras partes do visual. Seus materiais são mais leves, e nem chegam a ser usados como opção de agasalho – sabe aqueles casacos femininos muito finos que cobrem apenas da metade da cintura para cima? Esses são os lenços, seja masculino ou feminino.

As echarpes são um meio termo entre o cachecol e o lenço, e dependendo da região onde você mora, pode ser uma opção até mais interessante do que o próprio cachecol. Pense no inverno do Rio de Janeiro como referência. São um pouco mais longos, e também são feitos de materiais leves, porém não chegam a ser tão finos. O algodão costuma ser a matéria prima mais comum aqui.

Com isso chegamos de fato ao que é um cachecol. Feitos principalmente de lã, eles não chegam a ser longos – são de um tamanho que consiga cobrir o pescoço por completo, sem exageros. Para regiões mais frias, ou melhor, muito frias, essa é a escolha ideal.

Ah, para qualquer um dos tipos de acessórios que descrevemos, aqui vai um conselho bem importante. A menos que seja uma situação especial, e/ou esteja em temperaturas muito frias a ponto de pedir outros agasalhos, não use esses acessórios sozinhos. Isso não funciona nem na Europa. E a razão é muito simples: se você consegue ficar sem um casaco no frio, por que raios usaria um cachecol?

5 Ideias legais para usar um Cachecol Masculino

Agora que demos aquele aviso simpático, vamos para algumas boas ideias para usar o cachecol, de nós a estilos de classe que você pode utilizar junto aos pelos faciais bem cuidados.

compre cachecol masculino na beard

Compre modelos de cachecol masculino, clicando aqui!

Amarrações mais soltas para pescoços mais curtos

Você não tem um pescoço muito longo, e não quer que ele pareça ainda menor quando utiliza o cachecol? Simples, é só um estilo vindo das gravatas que chamamos de gravata frouxa. Colocando o acessório nas costas, e fazendo um nó mais simples na frente, você não destaca tanto o pescoço, ficando com aquela aparência mais achatada, como também cria um estilo único.

Se fizer essa combinação com casacos abertos, ou aqueles estilos com a gola mais longa, fica ainda mais top. Pense nessa configuração quando for para festas ou reuniões especiais, a pinta de galã é garantida.

Crie uma paleta de cores em seu agasalho

Explore padrões de cores para ficar estiloso com o cachecol masculino

As cores exercem forte influência sobre o visual. Quando aplicadas de forma consciente, elas podem, inclusive, dizer um pouco da personalidade dos seus usuários. Aplique esse conceito nos cachecóis, ou mesmo nas suas variantes, com lenços e echarpes.

O segredo aqui é usar modelos de cores mais neutras, que sirvam como um complemento aos demais agasalhos. Como estes costumam ser de cores mais sóbrias, em tons mais escuros, o cachecol se torna uma extensão muito interessante. Para caras um pouco mais baixos, isso é ainda mais interessante, sobretudo combinado com o laço europeu.

O cachecol clássico para homens mais clássicos ainda

Explore as opções clássicas do cachecol masculino

Você deve conhecer os sobretudos, certo? Casacos mais longos, que vão até um pouco acima dos joelhos, ou até na altura das canelas. Embora sejam muito comuns no Hemisfério norte por protegerem bem do frio e serem uma boa combinação com roupas executivas, por aqui isso é conhecido por associar a outras figuras. Sabe como é, país tropical…

Mesmo assim, em estados como São Paulo, Paraná e o restante da região sul, eles são muito bem apreciados. E para os homens mais altos, em que cabe utilizar esse tipo de agasalho, o cachecol cai ainda melhor. Para tanto, basta fazer uma volta simples com o acessório, e deixar o restante cair pelo sobretudo. Combinado com a barba cheia, teremos aqueles homens de filmes mais sofisticados que chamam atenção pela presença.

Use sua criatividade!

Seja criativo ao usar o cachecol masculino

E como sempre jovem, não deixe de quebrar as regras de vez em quando. É óbvio que as dicas que demos aqui não são escritas em pedra (nem em papel, você entendeu a ideia). Elas servem apenas como um rápido guia para você personalizar da maneira que quiser.

Que tal um cachecol de cores mais vivas em contraste com os agasalhos mais sóbrios? Ou usar verdadeiros nós de gravatas em alguns tipos de echarpe para combinar com aquele casaco mais refinado? As combinações só serão limitadas por sua cabeça.

Escolha o tamanho ideal de cachecol

Modelo curto

O cachecol menos volumoso é ideal para homens com pescoço curto e a dica principal é não fazer um nó muito volumoso. Prefira cores escuras para evitar a sensação de silhueta achatada.

Volumoso e pesado

Este pelo contrário é indicado para homens com pescoço longo. Veja abaixo as amarrações mais volumosas como a Volta pois vai ajudar no equilíbrio da silhueta.

Cor lisa e pouca estampa

Se você é mais baixo que a média a dica é escolher o cachecol com a mesma cor da peça de cima, pois vai dar a sensação de alongamento na sua silhueta.

Coloridos e estampados

Este no entanto é recomendado para homens mais altos, a fim de dar uma quebrada no look, mas cuidado e tenha bom senso ao combinar as peças.

Feitos de tricô

Normalmente feito à mão, a peça alem de estilosa pode ter diversas cores e tamanhos. Sempre muito estiloso o cachecol de tricô tem a vantagem que você mesmo pode fazer ou encomendar e a peça vai ficar de acordo com seu gosto e porte físico.

Feitos de crochê

Assim como o anterior, este também é feito de forma artesanal. Ainda que ache modelos industrializados os feito a mão tem sua qualidade muito acima.

Como usar cachecol

Nó parisiense

Quando em dúvida este clássico nunca vai te decepcionar. Extremamente fácil, prático e estiloso protege muito bem o pescoço dos ventos frios. Basta dobrar o cachecol ao meio, colocar em volta do pescoço e passar as pontas por dentro da dobre feita inicialmente.

Volta

Tão fácil quanto o nó parisiense, este basta você colocar o cachecol no pescoço deixando um lado mais comprido e em seguida com esta ponta maior dar uma volta no pescoço e deixar ela para frente. Ajuste a gosto a folga e se o cachecol for muito grande, de duas voltas. 😀

Tradicional

Simples porem estilosa, esta forma de usar cachecol exige que você esteja com um terno ou blazer. Para usar o cachecol desta forma, basta passar o cachecol pelo pescoço e deixar as pontas para frente. Fica muito bom também se colocar elas para dentro do paletó ou blazer de forma reta ou cruzada. Não é indicado para os dias muito frios.

Nó simples

O nó simples é bastante utilizado com echarpe, que é feia de tecido mais leve, porem funciona perfeitamente com o cachecol. Basta colocar para frente, passar uma ponta para trás da oura e finalizar jogando por cima. Ai agora é só acertar o nó. No caso de cachecol mais compridos, dê uma volta como cachecol no pescoço antes de fazer o nó.

Ponta para frente

Neste que é mais informal, basta passar o cachecol pelo pescoço deixando uma ponta maior e em seguida passar esta ponta maior para trás. Caso seja comprido você pode dar uma volta no pescoço ficando assim mais aconchegante em dias frios.

Gola

A gola é uma opção bem contemporânea, basta começar com uma ponta bem pertinho do seu pescoço e vai enrolando a outra por cima e no final encaixa as duas pontas por dentro.

Estes infográficos foram retirados do site Ties.com afinal temos que difundir o conhecimento.

Gostou das ideias, jovem? Então não deixe de investir no cachecol masculino neste inverno, ou em qualquer época mais fria. Combinado aos agasalhos, não tem como ficar mais charmoso. Até a próxima!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *