Rugby e barba, uma combinação de força e estilo!

O Rugby pode não ser o esporte mais popular no Brasil. Para ser bem sincero, o esporte por aqui é várzea perto de potências como Inglaterra, Nova Zelândia e nossos hermanos argentinos. Mas sem dúvida, ele chama atenção por vários motivos. Além de ser um pouco mais brutal do que seu primo Futebol Americano, é um dos que mais leva a capacidade atlética ao limite.

E a barba? Ela está muito mais presente aqui do que em qualquer outro esporte, inclusive no futebol tradicional. Sim, o Rugby é uma variação do futebol, também surgida na Inglaterra, e que aos poucos ganhou sua própria notoriedade. E é sobre o Rugby que vamos falar nesse post. Ou melhor dizendo, as relações que ele tem com as barbas. O que não são poucas.

As Seleções Barbudas do Rugby

As seleções que vamos mostrar a seguir são tão conhecidas pelo seu jogo como pelos visuais dos seus jogadores. É bom ressaltar, pois quem é fã de Rugby vai notar a falta de países como África do Sul, Inglaterra e Argentina. Elas realmente são fortes, mas a questão aqui são as barbas, beleza? Então vamos a elas.

País de Gales

O País de Gales tem uma das seleções de Rugby mais barbudas do esporte

Não só eles, mas todos os países desta região são grandes potenciais no Rugby. Mas Gales em específico possui uma das maiores quantidades de barbudos do que seus vizinhos ingleses e escoceses. Mais do que isso – os caras foram responsáveis por um dos vídeos mais tensos envolvendo o início da partida. Mas já já falamos disso. Uma barba ruiva como essa é de dar inveja em muito barbudo. porem uma barba ruiva demanda cuidados específicos.

Irlanda

A Irlanda tem uma seleção de Rugby perigosa e barbuda

Já faz alguns anos que os irlandeses tem crescido como uma das grandes forças do Rugby europeu e mundial. Na última copa do mundo os caras fizeram um ótimo campeonato, e a quantidade de barbudos presentes no time foi um dos fatores determinantes. É bem conhecida pelo seu jogo bruto.

França

A França tem uma das melhores seleções de Rugby do mundo

Embora a França hoje não seja a grande referência no Rugby, ela ainda dá muito trabalho para seus adversários. E ao contrário do que poderia se esperar dos franceses, com suas caras lisas por aí, muitos deles são barbudos convictos. Um deles falaremos daqui a pouco, só para você ter uma ideia.

Nova Zelândia

Os All Blacks são simsplesmente a melhor seleção de Rugby do mundo

E claro que não deixaríamos os All Blacks de lado! Os caras tem a seleção mais imbatível do Rugby, e conseguem se manter no topo até hoje, investindo pesado nas novas gerações. E eles estão entre os barbudos mais variados, muito por conta do sangue maori e inglês que correm em suas veias, garantindo estilos únicos. E por falar nos Maori…

O Haka!

O Haka é um dos grandes momentos da seleção da Nova Zelândia no Rugby

Jovem, se você nunca viu uma partida de rugby, no mínimo você deve ter visto em algum lugar o Haka. Trata-se de um grito de guerra antigo dos Maori, usado como uma forma intimidação contra os inimigos, e para energizar o espírito dos guerreiros.

O Haka se tornou o símbolo da seleção neozelandesa, não apenas pelo valor cultural que ele tem para os seus jogadores. Ele tem como um símbolo da união entre os povos que habitam a Nova Zelândia, que por muitas décadas teve os costumes Maori proibidos de serem mostrados. Foi justamente a seleção de Rugby que puxou a frente para essa unificação, lá nos anos 50 ainda.

O grito de guerra é tão influente, que as seleções adversárias costumam ficar frente a frente com os All Blacks para aceitar o desafio do Haka. E não são apenas os neozelandeses que fazem seu grito: países como Fiji e Tonga também possuem suas tradições, e quando duas destas equipes se encontrem, é um show à parte antes da competição.

Para você ter uma ideia do que estou falando, aqui vão dois vídeos do Haka. O primeiro é de um amistoso entre Nova Zelândia e País de Gales, em que os galeses mostraram que não tem medo do grito de guerra; e o segundo é da performance de Tonga contra os All Blacks.

https://www.youtube.com/watch?v=44wEloTNrOc

Jogadores Conhecidos do Rugby com Barba

E chegamos a parte que você já pode usar como referência na hora de se inspirar com o visual. Os barbudos do Rugby são um dos melhores exemplos de como os pelos faciais dão força, imponência e um tanto de fúria nos olhos. O que é essencial num esporte em que você precisa ser uma parede sólida contra um cara de mais de 100 kg atingindo quase 15 km/h. Não é para qualquer um.

Vamos à lista.

Sebastien Shabal

Sebastian Shabal é uma das lendas do Rugby

Um dos mais icônicos aqui. Reza a lenda de que Sebastien Shabal teria sido encontrado num gife de gelo na Sibéria por franceses, que o acolheram e o transformaram numa máquina de guerra de sua seleção de Rugby. Brincadeira, mas o cara era mesmo intimidador dentro de campo, e foi um dos grandes ícones dos franceses, dentro e fora do campo. Atualmente está aposentado, mas ainda ostenta tanto a barba como a cabeleira de viking.

Geoff Cross

Geoff Cross é uma das grandes referências do Rugby na Escócia

Geoff é da seleção escocesa, e apesar do país ter seus poucos momentos de glória, o jogador se destaca por ser uma das grandes lideranças do time nos últimos anos. E seguindo as raízes de seus antigos compatriotas, mantém uma senhora barba de respeito, que intimida tanto quanto o francês aí de cima.

Logovi’i Mulipola

Logovi é um inusitado jogador de Rugby

Logovi é um dos jogadores de destaque da seleção de Samoa, uma das ilhas da Polinésia. Aliás, essa região inteira tem ótimas seleções de Rugby, sempre recomendo assistir os campeonatos da Oceania para vê-los jogar. Logovi não tem uma barba tão proeminente quanto os demais exemplos aqui, mas é um ótimo exemplo de como a barba pode ser bem pesada mesmo quando estiver cheia.

Piri Weepu

Piri Weepu foi um dos capitães mais nervosos da seleção da Nova Zelândia de Rugby

E para fechar a nossa lista, também não poderia faltar um All Black. Piri Weepu já está aposentado, mas até hoje é lembrado não apenas como um dos melhores jogadores da seleção neozelandesa, como um capitão exemplar. E um dos caras que mais intimidou os adversários puxando o Haka. E a barba por fazer dava um ar ainda mais furioso para o jogador Maori.

Curtiu as barbas do Rugby? Deixe nos comentários quais jogadores que você conhece e tem aquele respeito, e já vai acompanhando os campeonatos que vão rolando por aí. 2019 ainda está longe para a Copa do Mundo de Rugby, mas você já pode se preparar. Até a próxima, jovem!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *