6 dicas de como usar melhor o óleo de barba

O óleo de barba é uma opção muito interessante de produtos para os pelos faciais. Eles adicionam um pouco mais de cheiro e segurança para a barba como um todo graças aos seus componentes. O que é uma alternativa interessante para quem já faz uso de outros produtos para barba e quer protegê-la de efeitos específicos, como aqueles causados nos períodos mais frios do ano como o outono e o inverno.

Contudo, tem quem ainda veja o óleo como uma alternativa desnecessária ou até ruim dependendo do caso. Isso tanto se deve ao fato de não saberem dos benefícios que ele proporciona, como as confusões com o balm para barba. De fato, o balm tem alguns benefícios a mais, mas existem outras situações nas quais o óleo é mais útil e até mais econômico.

Para esclarecer todas essas dúvidas, vamos mostrar como o óleo de barba funciona, mas sem um grande guia. A ideia dessa vez é mostrar algumas dicas práticas para você que já faz um uso constante dos produtos para seus pelos faciais.

As dicas para deixar seu óleo de barba ainda mais interessante

1 – Em dias frios, o óleo será o seu melhor amigo

Use sempre o óleo de barba no frio.

Na verdade, não apenas em dias mais frios, mas qualquer situação em que o clima não colabore para que seu visual fique intacto. O inverno costuma ser esta estação mais complicada por conta do clima ficar muito seco em determinados períodos, o que contribui para uma pele mais ressecada, e aquelas coceiras e vermelhidões que acabam com o seu visual.

Usar um pouco de óleo para barba antes de sair de casa vai prevenir sua barba e sua pele desses efeitos, e de uma forma até melhor que o balm. Enquanto o balm cuida da hidratação da barba durante longos períodos, como o sono, por exemplo, o óleo vai garantir uma proteção mais imediata. Se for o caso, ande com ele na rua, para outras situações de emergência.

2 – Use com frequência para barbas mais secas…

Não deixe de investir em um óleo de barba

Tirando o fato dos climas que não colaboram com o visual, existe o seu próprio corpo. Muitos barbudos têm a pele naturalmente seca, o que leva a constantes coceiras e situações desagradáveis envolvendo a barba. Na verdade, a pele seca costuma um dos motivos de muitos homens barbados desistirem do visual por conta disso, o que é uma pena.

O óleo para barba pode ajudar e muito nessas situações, pela mesma razão do clima ruim. Ele vai hidratar a barba, e em segundo plano a pele para que evite esse mal estar com os pelos faciais. E para complementar os cuidados, um creme facial vai ajudar e muito no combate a pele seca.

3 – E modere o uso para peles oleosas

use o óleo de barba para épocas mais secas

Ao contrário da pele seca, as peles muito oleosas podem causar outros problemas para a barba, como caspas ou mesmo a falta de nutrientes pelo excesso de óleo na raiz. E ainda assim, elas estão sujeitas aos efeitos do frio, e pior ainda do calor. Nestes casos, o óleo para barba pode não ser a opção mais viável, já que ele pode potencializar os efeitos naturais do rosto.

Mesmo que não seja uma opção imediata, o óleo de barba pode ser usado sim. Mas apenas numa quantidade muito menor do que realmente necessária. A função aqui é mais proteger a barba do que hidratá-la. Para essa última tarefa, o balm ou a loção fortalecedora são bem mais eficientes.

4 – Complemente a estilização com um óleo de barba

Estilize bem sua barba com o óleo de barba

O óleo de barba pode ser o seu grande aliado na hora de manter um visual top. Isso só é possível se você usá-lo na quantidade correta, e após pentear muito bem. Lembra do que falei sobre manter um óleo para barba entre os itens que leva para sair? Pois então, é ele que vai deixar o seu visual no jeito quando estiver fora de casa.

Com uma analogia um pouco estranha, pode-se dizer que o óleo de barba nessas horas funciona de forma similar a um gel ou cera para cabelos, que ajudam a manter o penteado. No caso da barba, ele ajuda a manter um alinhamento mais adequado no seu visual. Ah, mas cabe lembrar que aqui o uso é mais adequado para barbas mais cheias e compridas, certo?

5 – Use em situações de emergência para dar um tapa no visual

proteja seu estilo com o óleo de barba

Você sujou a barba ao comer? Caiu algo nela que pode estragar o visual? Ou apenas deu aquela bagunçada? Para todas essas perguntas tem uma resposta bem simples: o óleo de barba. Ele é uma solução bem prática para o seu visual pelas mesmas razões anteriores, servindo tanto para proteger como para estilizar.

O óleo para barba é uma solução precisa nessas horas contra eventuais deslizes no visual, causados por você mesmo ou não. Mas cabe o mesmo conselho dado para quem já tem o rosto oleoso: não exagere. Sobretudo se você já usou antes de sair de casa. Óleos tem uma absorção muito rápida pelas barbas, então o excesso pode provocar mais prejuízos do que vantagens.

6 – Use o óleo de barba para ficar cheiroso

o óleo de barba é uma boa saída para proteger sua barba

Por fim, uma das grandes vantagens do óleo de barba, senão a maior vantagem se tratando do estilo que ela oferece. Algumas marcas de produtos para barba trabalha com diferentes aromas em seus óleos, o que pode ser o diferencial que seus pelos faciais precisam. O cheiro que ele proporciona pode deixar sua barba ainda mais interessante em algumas situações, como encontros, por exemplo.

Mas insisto. Não exagere na quantidade de óleo, em qualquer situação que seja. O óleo de barba é uma boa opção para tornar o seu visual ainda melhor. Porém, assim como qualquer outro produto, o excesso pode lhe causar muitos prejuízos. Busque sempre o equilíbrio jovem, e até a próxima!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *