9 mentiras sobre barba que andam te contando

4.5/5 - (2621 votes)

Existem superstições para tudo, jovem. Das mais curiosas e misteriosas, até as mais absurdas e exageradas. E não é apenas crendice: o que mais tem são lendas relacionadas aos “milagres da ciência“, que na verdade são apenas uma história mal contada. E com os pelos faciais não é um pouco diferente: existem tantas mentiras sobre barba que eu vou te contar, viu…

Na verdade, eu vou contar sim. Um monte delas, das mais engraçadas até as mais absurdas. É bem provável, inclusive, que você já tenha ouvido ou passado por algumas dela. Se você ainda não sabia, é um bom momento para pegar naquela pegadinha de 1º de Abril.

9 Mentiras sobre Barba Curiosas e até bem divertidas

1 – A barba que fica mais grossa depois de raspada

Uma das Mentiras sobre barba mais conhecidas é raspá-la achando que vai crescer bem depois

Essa é uma das mais clássicas, e geralmente é uma pegadinha engraçada para pegar aqueles caras que desejam uma barba cheia e volumosa, mas sequer a tem completa. Basicamente é o seguinte: dizem que, se você raspar a barba com um barbeador, da próxima vez que ela crescer ela ficará mais grossa.

A mentira aqui é bem sutil. O motivo para essa confusão é que ao fazer a barba através do barbeador, os pelos são cortados rente ao bulbo capilar, dando a impressão de que a espessura está maior. Mas não jovem, ele ai crescer da mesma forma. A forma real de estimular o crescimento dos pelos de forma mais volumosa é através de produtos como o balm para barba, o shampoo para barba, ou mesmo uma alimentação mais regada e direcionada aos pelos faciais.

Então não caia nessa mentirinha. É muito melhor aparar os pelos faciais do que raspá-los por completo achando que vão crescer mais grossos.

2 – Barba = Sujeira

Outra das Mentiras sobre Barba é que ela seja um sinônimo de sujeira

Outra que não é apenas conhecida, mas é um tabu em alguns lugares, e uma bela confusão em outros. Apesar dos hipsters terem sido vanguarda ao adotar as barbas completas, por muito tempo elas foram consideradas um sinônimo de sujeira, principalmente no final dos anos 80 e boa parte dos anos 90. E até hoje tem gente que não evoluiu a cabeça e continua a repetir esse tipo de absurdo.

Uma barba mal cuidada pode ser tão suja quanto qualquer outra parte do corpo. Mas o que é realmente verdade são as proteções a saúde que os pelos faciais oferecem, incluindo em ambientes que antes eram abominados, como o clínico, por exemplo.

Mas não avacalhe, jovem: a barba realmente precisa estar bem cuidada se você quiser um visual saudável e estiloso. Não fomente as mentiras sobre barba.

3 – Não existe problemas ao compartilhar o Barbeador

Isso é um verdadeiro mito, de verdade. Na verdade, é meio um absurdo: quem compartilha o barbeador pessoal com namoradas, amigos e parentes? Na verdade, existem muitas pessoas que chegam a este nível de “intimidade”. Lamento avisar mas achar que não causará doenças é um mito. Na verdade, é um verdadeiro perigo.

Mesmo esterilizadas ou com outros processos de limpeza, há muitos riscos em compartilhar quaisquer tipos de aparelhos que sejam utilizados no rosto. Os mais evidentes é a possibilidade de contrair doenças como Hepatite C e HIV. Fora a chance de acabar com um pelo encravado. Quando aparar a barba, deixe tudo separado e discriminado para não ter riscos na saúde. E isso serve tanto para você, como ela.

4 – Aquela história de que qualquer produto para barba serve…

Uma das Mentiras sobre Barba mais conhecidas é quanto aos produtos. Você não pode usar qualquer coisa

Tem barbudo desavisado que passa sabonete, shampoos para cabelo, e até cremes para barbear na tentativa de higienizar os pelos faciais, e por algum tempo isso até funciona já que a aparência não fica tão bizarra. Mas repare com o tempo como a barba fica com aquele frizz, meio desbotada, ou mesmo desgrenhada, ainda que o barbudo use o pente para manter tudo em ordem.

Usar sabonetes e derivados para o corpo e cabelos, mas na barba, é uma das mentiras sobre barba mais cabeludas, com o perdão do trocadilho. Hoje existem uma infinidade de produtos que ajudam você a ter um visual mais estiloso e sem frescura, então não caia na história do seu amigo preguiçoso que usa o sabonete em todos os lugares e depois na barba. Além de não ajudar a barba a ficar top. é bem nojento.

5 – A Barba não cresce depois dos 20 anos

Essa é uma das mentiras sobre barba mais engraçadas. A barba começa a crescer na puberdade, mas é justamente na vida adulta que ela de fato começa a crescer e se desenvolver. O que acontece é que, como você já deve ter percebido nos seus tempos de adolescência, alguns caras com 15 ou 16 anos já estão com uma barba de respeito, e parecem muito mais maduros. Enquanto outros apenas possuem um bigodinho singelo que dá mais vergonha do que orgulho.

Existem duas formas bem simples de desmistificar esse mito. A primeira é um pouquinho de bom senso: a barba cresce no tempo que deve crescer para cada homem. Tem caras que só começam a desenvolver uma barba legítima depois dos 20 anos, enquanto outros possuem suas dificuldades para começar a crescer.

A segunda é que, mesmo que sua barba não cresça tradicionalmente, é possível estimular o crescimento tanto através do balm para barba, ou de medicamentos indicados por um dermatologista.

6 – Medicamentos que fazem a barba Crescer em menos de 3 semanas…

Medicamentos que fazem os pelos faciais crescerem é uma das grandes Mentiras sobre a Barba

Um dos mitos mais exagerados e absurdos dessa lista sem dúvidas! Com certeza você já deve ter ouvido várias vezes sobre métodos e técnicas mirabolantes para fazer a barba crescer em menos tempo, o que seria até excelente quando você erra na hora da aparação e busca meios de deixar tudo no jeito sem preocupações.

Mas não se iluda, jovem. Tanto a barba, como os cabelos e quaisquer pelos no seu corpo crescem em um ritmo que não se acelera. No caso das barbas, elas sempre levam um período mínimo de 4 a 6 meses de crescimento, que podem variar entre cada tipo de barbudo. O que é possível fazer, na verdade, é tornar os pelos faciais mais estimulados e volumosos, o que pede por um pouquinho mais de dedicação.

7 – A Barba Esquenta a Cara no Verão

Não é bem um mito, mas sim uma baita confusão. Tem muitos barbudos que acabam tirando a barba no verão ou outras épocas mais quentes pois acham que os pelos faciais acabam esquentando o rosto nos dias mais ensolarados. Na verdade, quem não foi afobado ao retirar os pelos faciais, percebeu o seguinte: a barba ajuda a refrescar o rosto ao invés de abafá-lo.

O mito muitas vezes se dá pela simples presença de pelos aos montes na cara, dando a falsa impressão de serem mais quentes no rosto. Já comentamos uma vez sobre isso: um dos melhores benefícios das barbas é a proteção que ela oferece ao rosto quanto aos raios ultra violeta, rejuvenescendo a pele. E como ele atua como filtro solar natural, o rosto fica até mais refrescante.

Então quando o calor chegar, não deixe de cuidar bem da sua barba volumosa, com um bom shampoo e creme pós barba caso vá para a praia ou algo do tipo.

8 – Barbas te impedem de viajar

É uma grande mentira dizer que a barba atrapalha você de viajar

Sério mesmo?! Sim, existe essa história maluca de que as barbas podem gerar confusões na hora de viajar, principalmente de avião. O medo em geral é que a viagem do barbudo seja impedida pelas dúvidas geradas pelos responsáveis pela checagem dos documentos. Sabe aquela história sobre estar irreconhecível com a barba? Pois então, é bem por aí.

Esse mito é bem fácil de desconstruir, jovem. Todo profissional de segurança nestes locais são treinados para reconhecer mudanças no visual, desde o envelhecimento até traços marcantes como a barba. Se por acaso ele encucar, tenha outros documentos e fotos, mas ainda assim você não deve se preocupar. Uma vez que não deve nada, não tem porque esquentar a cabeça com essa questão.

9 – Vão confundí-lo com um Terrorista

Essas mentiras sobre barba são mais uma pegadinha e uma brincadeira de mal gosto do que um fato verídico. Ou melhor dizendo, é mais uma forma de brincar com esteriótipos que podem de fato prejudicar a vida de uma pessoa em determinados contextos. Criou-se uma imagem meio genérica sobre terroristas, que basta um barbudo com uma barba um pouco maior que lá vem as piadas sobre bombas, roupas de árabe, ou outras ainda mais tensas.

Mas fique tranquilo, jovem. Se por um lado existe essa visão ignorante sobre os barbudos, por outro existem pessoas realmente adeptas do visual que estilizam o suficiente para sair por completo do esteriótipo. E se alguém insistir nas piadinhas… Bem, ignore. Pessoas sem amor e sem senso de ridículo dificilmente mudam, então é só não cair na pilha.

Para deixar as coisas mais interessantes, que tal aplicar uma desses mitos e mentiras sobre barba com seus amigos barbudos? Seja para o primeiro de abril ou para qualquer outra ocasião pertinente, brincar um pouco com esses fatos é divertido. Se você fizer, compartilha com a gente a experiência. Até a próxima, jovem!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *