‘Tolkien’, o filme que conta a história do criador de ‘Senhor dos Anéis’

Filme Tolkien trailer
4.8/5 - (4643 votes)

O filme Tolkien, traz a história de vida da mente criadora de grandes histórias como “Senhor dos Anéis” em um filme que retrata sua trajetória que passa inclusive pela Primeira Guerra mundial.

Filme Tolkien trailer

Nascido em 3 de janeiro de 1892, o britânico John Ronald Reuel Tolkien (ou simplesmente J. R. R. Tolkien) passou para a História como o criador de um universo que inspiraria uma série de outras obras da literatura fantástica do século 20, com livros como O Hobbit (1937) e Senhor dos Anéis (1954), títulos que depois foram adaptados para o cinema. 

Sua trajetória é contada no filme Tolkien, que estreia na quinta-feira, 23 de maio, no Brasil. A trama foca na juventude do britânico, retratando suas amizades, a passagem pela Batalha do Somme, um dos mais sangrentos conflitos da Primeira Guerra Mundial, e sua relação de amor com Edith Bratt – todas situações que o influenciaram a criar a Terra Média. 

Filme Tolkien trailer

Com direção de Dome Karukoski, o longa conta com Nicholas Hoult no papel de Tolkien e Lily Collins intepreta Bratt. A história amorosa apresenta referências de como O Hobbitpode ter surgido: ele e Bratt dão o primeiro beijo nos fundos de um teatro, onde foram tentar assistir a ópera O Anel de Nibelungo, do alemão Richard Wagner, que narra como um anão forjou um anel que é cobiçado por várias pessoas. 

O filme cria um “mito” ao redor da imagem de Tolkien, atribuindo a breves momentos de genialidade toda a criação do seu universo mágico. Porém, como os fãs já sabem, os elementos de seus livros demoraram anos para ganhar forma. 

O longa é uma homenagem válida para a criação de Tolkien, mas pouco tocante. A emoção fica por conta de sua relação com Bratt, retratada como um amor quase proibido, e das cenas da Batalha de Somme, que mostram todo o horror de uma guerra. 

Filme Tolkien trailer

A família do autor não participou da produção, e ainda divulgou que “não aprovava o conteúdo do longa”. Karukoski, o diretor, declarou publicamente que adoria assistir ao filme ao lado dos parentes de Tolkien – mas isso não parece que vai acontecer. 

Família de J.R.R. Tolkien não aprova filme biográfico

A família de J.R.R. Tolkien liberou comunicado oficial esclarecendo que não aprova e nem colaborou com a produção de “Tolkien”, filme biográfico sobre o autor. A informação é do site do Yahoo!

“A família de J.R.R. Tolkien e os executores de seu legado ficaram sabendo do filme intitulado ‘Tolkien’, produzido pela Fox Searchlight Pictures. Desejamos esclarecer que não aprovamos, autorizamos ou participamos da produção deste filme. Não endossamos o seu conteúdo de forma alguma”, diz o texto….

Nicholas hoult em cena de tolkien

A história de Tolkien também é contada no livro J.R.R. Tolkien – Uma Biografia (Harper Collins, 383 páginas). Escrito por Humphrey Carpenter, foi lançado pela primeira vez em 1977, quatro anos depois da morte do britânico. Em nota, o autor declarou que o próprio Tolkien não gostava de biografias. “No entanto, ele sem dúvida tinha consciência de que, graças à notável popularidade de suas obras, era muito provável que uma biografia fosse escrita após a sua morte”, escreveu Carpenter. 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *