in

Aprenda a aplicar pomada para cabelo em 5 passos

Deixe seus penteados muito mais estilosos com essas dicas!

Se você é um homem vaidoso, moderno e cheio de personalidade sabe que é preciso estar antenado às tendências do universo masculino para marcar seu estilo. O cabelo é um trunfo em qualquer look e escolher o corte ideal é apenas a primeira etapa para conquistar um penteado elegante. Por essa razão, investir em alguns produtos de beleza como a pomada é essencial.

pomada para cabelo

A pomada para cabelo é um desses investimentos que devem ser feitos e é uma ótima opção quando o assunto é estilizar o penteado de forma prática. Ela modela e destaca o corte, além de garantir um aspecto mais natural e movimento aos fios, mesmo com uma fixação de média a alta.

Mas antes de investir no produto, é importante você saber as diferenças que ele tem em comparação a cera, que tem efeito similar, para fazer a escolha certa conforme o resultado desejado.

Se você tem barba grande, também pode utilizar a pomada para cabelo no alinhamento dos fios e finalização dos cuidados diários.

Quantos tipos de pomada para cabelo existem?

pomada para cabelo

Existem diversos tipos de pomadas, mas para simplificar, podemos dividi-las em duas versões tradicionais: à base de água e à base de óleo. Porém, ainda é possível encontrar algumas versões em pó. Dependendo da composição, cada produto pode ser mais indicado para um determinado tipo de cabelo.

Qual a diferença entre as versões?

As pomadas à base de água possuem uma textura mais seca, já que não possuem óleo em sua composição. Elas são mais indicadas para que tem um cabelo mais fino ou oleoso, pois acrescentam um volume aos fios.

As pomadas à base de óleo são mais fluidas e, por isso, mais indicadas para os fios grossos ou crespos, pois o óleo tende a penetrar mais nos fios e disciplina-los.

Já a pomada em pó tem maior poder de fixação, semelhante ao gel, deixando o cabelo mais duro e intacto. Além disso, ajuda a controlar a oleosidade dos fios.

Quais os efeitos da pomada para cabelo?

pomada para cabelo

É possível encontrar várias opções de pomada nos efeitos molhado (mais brilho) e mate (opaco). O efeito molhado oferece ao cabelo um visual com mais brilho ao mesmo tempo em que gruda os fios. Já o efeito mate, deixa um aspecto com menos brilho ou opaco, além de estruturar e dar volume aos fios.

A pomada pode agredir o cabelo?

Não. Geralmente, a composição das pomadas contém ingredientes que ajudam a manter os cabelos hidratados, macios e brilhantes, além de proteger do suor e umidade.

Opte pelas marcas que apresentem em sua fórmula ativos como manteiga de cacau, pantenol, manteiga de cupuaçu, óleo de jojoba, cera de abelha, lanolina, óleo de coco, linho e cereais como aveia e trigo, que ajudarão a manter a nutrição e a saúde dos fios. Ao fim desse post você terá algumas indicações.

Como aplicar a pomada para cabelo?

1. Escolha a pomada mais indicada para o seu tipo de cabelo

pomada para cabelo

A pomada para cabelo pode ser aplicada em todos os tipos de fios, porém, algumas são mais recomendadas para determinados tipos de cabelo. Por exemplo, a pomada com efeito molhado pode criar um aspecto gorduroso em alguns cabelos.

A pomada à base de óleo é a opção ideal para cabelos cacheados, pois os fios crespos possuem naturalmente um visual mais áspero e seco. Assim, ao aplicar o produto de textura mais oleosa, os fios ficarão com mais brilho e os cachos mais definidos.

Se o seu cabelo for muito oleoso, você pode fazer o uso da pomada em pó, já que ela absorve a oleosidade dos fios e cumpre a mesma função das demais opções cremosas.

2. Aplique a pomada nos cabelos úmidos ou secos

Antes de aplicar o produto os cabelos devem estar úmidos ou secos, para isso tenha o auxílio de uma toalha seca e absorvente ou um secador. Para quem tem cabelo liso ou ondulado, o ideal é aplicar o produto nos fios úmidos. Se o seu cabelo for mais cacheado, aplique a pomada com os fios secos.

3. Use uma pequena quantidade

pomada para cabelo

Colocar um pouco de pomada é o suficiente, no formato de uma moeda de 1 real. Use apenas as pontas dos dedos para esfregar e derreter o produto, não espalhe na mão toda. Ao passar no cabelo, comece pela parte de trás da cabeça indo para frente, fazendo movimentos leves e repetitivos para distribuir bem nos fios. Se a quantidade inicial de pomada for insuficiente, pegue mais um pouco e aplique aos poucos.

4. Modele a seu estilo 

Depois de aplicar a pomada, seja criativo e estilize seu cabelo ajustando as mechas à forma desejada. Para um estilo mais moderno e despojado, deixe as mechas mais abertas e bagunçadas proporcionando volume ao penteado. Se desejar mais discrição, mantenha os fios mais alinhados, com o auxílio de um pente e faça um topete mais comportado para frente ou para o lado.

5. Lave bem os cabelos para não deixar resíduos

Após o uso da pomada, não se deixe de lavar bem o seu cabelo com um shampoo de uso diário, e uma vez por semana aplicar um shampoo anti-resíduos para limpar profundamente o couro cabeludo, retirando as impurezas acumuladas e evitando a queda dos fios.

Quais as melhores pomadas para cabelo?

pomada para cabelo

Red Dry é uma pomada para cabelo com toque seco e fixação média deixando os fios com um aspecto natural, ideal para modelar cabelos curtos e disciplinar os cabelos longos. Sua fórmula contém ativos naturais como manteiga de cupuaçu, pantenol e manteiga de cacau, que concedem hidratação, brilho, maciez e proteção.

pomada para cabelo

Pomada Fibrosa Fix 007 Sculp Mate é uma pomada para cabelo com efeito mate e possui uma fixação de média a forte. Com ativos nobres de turmalina, folha de limão, cera de abelha e urtiga, essa pomada é uma ótima opção para quem busca cabelos super esculpidos e uma barba e bigode alinhados e sem pelos arrepiados. Além disso, ainda permite e facilita a remodelagem do penteado ao longo do dia.

E aqui chegamos ao fim do nosso post sobre o uso de pomada para cabelo e como aplicá-la corretamente nos fios. Gostou? Ficou com alguma dúvida ou gostaria saber de outras dicas? Comente conosco no post e nos ajude a elaborar mais conteúdos como esse!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.

Aprenda a aplicar pomada para cabelo em 5 passos
Avalie este artigo

Deixe sua pergunta ou opinião

Written by Rodrigo

Avatar for Rodrigo

Barbudo com interesses diversos, expert em produtos para barba e cuidados, porem focado em ajudar outros barbudos em como cuidar melhor de suas barbas e ter seu estilo próprio.
Tem alguma dúvida? Pergunte-me e irei lhe ajudar no que for preciso para deixar sua barba top!

Black Power: O básico e o necessário sobre esse estilo!

Quinta temporada de Vikings: Quais as barbas que virão?