Como cuidar da barba diariamente em 5 passos

Como cuidar da barba diariamente em 5 passos
4/5 - (1145 votes)

Cuidar da barba corretamente tem sido deixado de lado pelos homens por muito tempo. Os cuidados com a barba devem ser diários, evitando incômodos como caspa na barba, barbas opacas e sem vida, sem falar da higiene que é fundamental. Então siga estes cinco passos simples diariamente e se pareça mais como um homem do que o  Chewbacca. Porem não podemos ignorar que ainda nos dias de hoje ser considerado, por várias pessoas, um desleixo ter uma barba. Para estas pessoas não diremos nada, deixaremos elas invejarem nossas barbas grandes e gloriosas.

barba ruiva bem cuidada
  1. Saiba como cuidar da barba de maneira adequada
  2. Escolha o desenho certo para cuidar da barba
  3. Utilize um shampoo próprio para a barba
  4. Invista em cuidados com ceras, óleos e balm para barba
  5. Não deixe o bigode cobrir a sua boca
  6. Mantenha a barba aparada
  7. Você faz a barba na barbearia, veja essas dicas!
  8. Coceira, o mal das 4 semanas

Em média, a face masculina produz cerca de 25.000 pelos faciais a cada 24 horas é adicionado meio milímetro de comprimento aos fios. Com esse tipo de crescimento, é muito importante entender como cuidar da barba da maneira correta.

Muitas pessoas, que já experimentaram deixar crescer a barba, acabaram desistindo do processo, porque elas não tiveram os cuidados necessários e não utilizaram técnicas adequadas, o que torna o processo desconfortável. Muita vezes não por descaso mas, por não saber cuidar da barba corretamente ou por nao ler este artigo.

Com a compreensão dos cuidados certos e conhecimento das diferenças entre eles, você ganhará vitalidade em sua jornada e terá facilmente uma bela barba. Mas atenção uma grande barba vem com grandes responsabilidades! Veja abaixo cuidados e dicas para ter essa barba foda!

Saiba como cuidar da barba de maneira adequada

É homem de barba, tradicionalmente, as mulheres têm sido as grandes consumidoras quando se trata de produtos de higiene pessoal específicos de beleza. A partir de 2013, vimos os homens gastarem mais em produtos de higiene pessoal específicos, como produtos de barbear para cuidar da barba da maneira certa. Isso pode ser resumido com algumas conclusões.

Primeiro, os homens estão se preocupando mais com sua aparência, o que se atribui também ao aumento nos gastos masculinos com roupas e acessórios. A segunda e mais fácil conclusão, é que os homens estão simplesmente se barbeando menos. Agora, barbear-se menos não significa que você deva economizar em itens essenciais de cuidados com a barba, não é? Afinal uma barba grande demanda mais, tempo e cuidados, mas em troca ela te concede um visual foda, um estilo único e aumenta sua habilidade de lenhador consideravelmente.

Um pouto muito importantes que você deve considerar é o cuidado com a pele, espinha, acne, foliculite e outro problemas com a pele podem ocasionar em cicatrizes. Outros tipos de problemas como alopécia também são comuns e podem ter várias causas, por isso se você apresenta qualquer um dos citados anteriormente recomento que procure um dermatologista para uma avaliação e o melhor tratamento para o seu caso.

Por isso, preparamos aqui algumas dicas de como cuidar da sua barba e deixá-la sempre limpa e com um bom aspecto. Vamos lá?

1. Escolha o desenho certo para cuidar da barba

Escolha o desenho certo para cuidar da barba

Mesmo que você não seja muito fã de barbas desenhadas, é muito importante definir onde começa e termina a sua, escolher a barba certa para seu tipo de rosto é fundamental. Não é nada adequado ou higiênico que você deixe os pelos da bochecha juntando com a nuca e as sobrancelhas. A não ser que você seja o chewbacca! Então, escolher o tipo da barba, e mante-la aparada é fundamental! Então não pode deixar os pelos do pescoço emendando com os do peito e da bochecha grudando na sobrancelha.

De forma alguma deixe sua barba simplesmente crescer de qualquer maneira, somente aparando algumas poucas vezes. Inclusive, em muitos casos, é necessário que você pegue uma lâmina e limpe algumas partes de sua barba, para não ficar com ar de desleixado e as pessoas não acharem que ela está mal tratada e suja. Essas pessoas também vão te perguntar se você está apaixonado, pagando promessa, entre outras piadinhas de mal gosto. Não se preocupe, é tudo inveja!

Cuidar da barba começa em você definir a onde quer chegar com sua barba, qual tamanho ela vai ter, e ser firme e aguentar as 6 primeiras semanas!

2. Utilize um shampoo próprio para a barba

Se você pensa que só aquela aguinha do banho já vai deixar a barba limpa, está muito enganado. A barba acumula muitas impurezas, por isso são necessários alguns cuidados específicos.

Você já ouviu alguém falar: “eu tentei deixar crescer a barba, mas me dava irritação”? Isso porque, quando você para de fazer a barba, sua pele produz mais células mortas que ficam presas nas cerdas da sua nova barba ainda em desenvolvimento. Cuidar da barba da forma correta requer a lavagem com um shampoo adequado para barba ajudará a resolver isso, enquanto outros sabonetes e produtos não específicos removem os óleos naturais da pele. A limpeza com um shampoo apropriado protegerá a pele por baixo dos pelos com uma fórmula PH anti-coceira.

As barbas costumam deixar a pele muito mais oleosa, por isso você deve tomar cuidado. Se você tem muitas espinhas, é bem provável que o número aumente quando você deixar a barba crescer. A primeira dica é muito importante aqui. Lave a barba, ao menos, duas vezes por dia para diminuir as espinhas e busque utilizar cremes que ajudam no tratamento.

Shampoo para barba

Lavar a barba com shampoo específico para o cabelo poderá prejudicar o couro cabeludo do rosto e piorar a irritação, deixando o cabelo da barba seco, sem vida, resultando em pelos de barba semelhantes a lã de aço que causam coceira, em alguns casos.

Outra dica muito importante que muitos acabam negligênciando quando estão nos estágios iniciais de crescer uma barba foda, cabelos de barba podem também ser armadilhas de odores, como o cheiro de alimentos e fumaça de cigarro. Esta é outra razão para cuidar da sua barba com os cuidados necessários, utilizando os produtos certos com intuito de eliminar esses odores e manter a sua barba com cheiro fresco e agradável.

3. Invista em cuidados com ceras, óleos e balm para barba

É normal que mesmo com o uso do shampoo para a barba, os pelos não fiquem completamente controlados no desenho que você escolheu. Produtos como óleos para barba e ceras para bigode hidratarão a pele e o folículo do cabelo por dentro e por fora ao mesmo tempo, suavizando os fios e prevenindo a pele escamosa e seca, conhecida como “beardruff” (caspa de barba). Uma vantagem adicional é que esses produtos também ajudam a manter o pelo bom e administrável. O óleo para a barba diariamente ajuda a repor os nutrientes dos fios, garantindo que a barba fique hidratada e com aparência saudável.

Para obter o melhor efeito ao cuidar da barba, esfregue-a levemente com uma escova de cerdas de javali ou massageie-a com as mãos. Em seguida, penteie-a com um pente dentado largo algumas vezes, antes de mudar para o lado dentado mais fino, dando um acabamento mais completo. Isso leva a outro elemento de análise do crescimento da barba, que sem o devido cuidado, esses cabelos naturalmente secos podem apontar em todas as direções. E ainda tendem a deixar a barba mais fina em algumas áreas, dando a ilusão ao homem de que ele não pode deixar a barba crescer por não possuir um rosto corretamente preenchido.

Aplicando balm para barba

Já o balm para a barba fornecerá um efeito de condicionamento e, ao mesmo tempo, proporcionará uma fixação média para manter no lugar os cabelos indisciplinados e dispersos. Isso o torna um item indispensável na hora de cuidar da barba.  Isso possibilitará um design cheio e luxuoso!

Coceira, o mal das 4 semanas

Assim que a sua barba começar a crescer, pode ser que ela comece a coçar. As 4 primeiras semanas de um futuro barbudo são tensas. Desde o primeiro dia após sua última heresia de se barbear, pode ser que ela comece a coçar. Resista à tentação, já que usar as unhas para aliviar a sensação pode ocasionar pelos encravados que, além de incomodar, atrapalham o crescimento dos fios.

Homens barbados de respeito usam balm para barba ou óleo para barba na pele e massageie gentilmente. Se você tem tendência a ter foliculite, um bom sabonete esfoliante pode te ajudar neste processo.

4. Não deixe o bigode cobrir a sua boca

Como cuidar da barba e bigode, sem deixar o bigode cair sobre sua boca.

Apesar de ser necessário um cuidado especial com toda a barba, o bigode é uma das partes mais importantes nesse processo. Devido a sua posição, ele mantém contato direto tanto com sua boca quanto com os alimentos que você consome e, por isso, tende a acumular muita sujeira durante todo o dia. Logo, o ideal é não permitir que fios tenham contato direto com estes elementos nem fiquem caindo sobre seus lábios.

Para que isso não ocorra, é vital que você apare sempre os bigodes com uma máquina de barbear. Se seu estilo é de barba mais longa, o melhor é pentear o bigode sempre para baixo e aparar na linha do lábio superior com uma tesourinha. Logo, cuidar da barba, em especial do bigode é muito importante para se ter uma refeição tranquila e sem sujeira na barba.

Para aqueles que usam um visual mais moderno e ostentam um belo bigode longo, o ideal é usar as pomadas modeladoras para bigodes.

Usando os produtos corretamente e mantendo tudo sempre em ordem, você poderá fazer aquele penteado clássico com bigodes bem lustrosos e ajeitados. Cuide sempre de sua aparência e não tenha dúvidas de que o resultado será ótimo e o visual ficará incrível.

5. Mantenha a barba aparada

O último passo para manter sua barba nas melhores condições é aparar frequentemente os pelos. Nem todos os fios crescem na mesma velocidade nem no mesmo sentido. Dessa forma, é de extrema importância sempre aparar a barba a partir das orelhas para baixo, na direção do seu pescoço, a fim de manter um bom nível e até mesmo comprimento dos fios por toda região.

Muito homem, usa sabonete e uma lâmina qualquer para se barbear. Esse é um erro muito comum, mas terrível. Os sabonetes não deixam a lâmina deslizar facilmente e podem irritar ou ferir a pele do seu rosto. Por isso temos hoje a nossa disposição cremes e óleos específicos para barbear além de maquinas de barbear, aparador elétrico, entre muitos outros modelos e marcas.

As barbas curtas devem ser aparadas a cada duas semanas, mais ou menos, enquanto as longas podem ficar mais tempo sem esse corte, de três semanas a um mês. No começo, o ideal é que você modele sua barba no barbeiro de duas ou três vezes para moldar o desenho da barba até que ele esteja exatamente do jeito que você quer. Assim depois de ter dado a forma, a manutenção é muito fácil! Assim como os cabelos, as barbas agora podem ser modeladas. Para isso, conte com um pente para a barba. 

Através desses passos de como cuidar da barba, tenha certeza de que você ganhará o status de homem sério e de respeito com sua barba. Afinal, essa é a ideia não é?

Você faz a barba na barbearia, veja essas dicas!

Bom, ensinamo a você neste post como cuidar da sua barba. Porem ainda sim recomendamos que vá em uma barbearia, não por não acreditarmos em você. Mas a experiencia de uma barboterapia onde você só senta e relaxa é extremamente prazerosa.

Ah aproveite que nestas barbearias mais recentes, é comum encontrar um boa cerveja gelada, fliperamas, sinuca e outras coisas bem divertidas.

Barbearia Torres Belo Horizonte

Então mesmo, que você vá a um barbeiro uma vez por mês, fique atento para que o corte da barba seja sempre compatível com seu formato de rosto. Verifique se as lâminas utilizadas são realmente descartadas após o uso e que o cara seja foda!

Ah, sabe aquela história de que “barba envelhece”? Então, ela pode até te deixar com uma aparência mais madura, mas preserva sua juventude facial por mais tempo. A presença dos pelos no rosto faz com que essa região fique mais bem protegida do vento e a pele fique hidratada por mais tempo.

Esperamos que tenham gostado do post de hoje e que com essas dicas de como cuidar da barba, vocês possam exibir uma bela barba ainda mais bonita e bem cuidada. Que tal agora deixar o seu comentário aqui e nos contar qual o estilo que você usa e como cuida da sua barba? Homens de barba cuidam um dos outros, então deixe seu comentário e compartilhe para que outros aprendam também.

Quer receber dicas incríveis no seu e-mail? Então cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro de tudo em primeira mão.


Comments

  1. Post
    Author
    1. Post
      Author
  2. HELENILSON ALVES MAGALHAES

    Gostei das dicas, essa de “estar apaixonado, promessa e que barba envelhece já ouvi demais” kkk

    1. Post
      Author
  3. Thiago Gomes

    Muito fooodaaaa… Ajuda super relevante, parabéns Rodrigo… Estou indo para a 6ª semana já… Tudo q vc relatou aqui na matéria é super pertinente… Obrigaduuu!!!

    1. Post
      Author
  4. Herbert

    Muito bom o texto, cheio de informações vitais para iniciantes.
    Apesar de já estar usando barba há 6 meses, não sabia como tratá-la e agora com essas dicas poderei cuidar melhor dela.
    Ela é muito revolta, acho que por causa do shampoo e da forma que penteio.

  5. Mark

    Bacana suas dicas! Aderi recentemente ao uso de baba grande e estou gostando muito. Mas como marinheiro de primeira viagem, importante receber informações sobre o assunto.
    Obrigado.

    1. Post
      Author
  6. Felipe de Paula Assis

    Olá, como gosto muito de compartilhar vou dizer que fiquei impresisonado com todo o passo-a-passo da publicação, minha barba sempre foi pequena porque não aguentava a coceira da segunda semana. Agora sei que é normal e que existe cremes para isso, com certeza vou virar um homem barbado de respeito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *