Barbas e Mestres Jedi – A força é forte em você!

Quem diria que Luke Skywalker, aquele moleque franzino e que mal sabia manejar o sabre de luz direito, um dia seria um ancião foda como Obi-Wan Kenobi um dia foi? Pois é, uma das características que tornam os Mestres Jedi fortes em Star Wars são a barba bem feita à mostra. Quer dizer, quando suas espécies permitem o crescimento de pelos faciais.

E para mostrar o quanto essas barbas realmente fazem a diferença na relação dos guerreiros com a Força, vamos mostrar uma série de Mestres Jedi barbudos que fizeram uma enorme diferença na história da Galáxia antes do Império tomar conta de tudo. Ah, e aproveitar o hype de “O Último Jedi”, que já está com sua estréia por aí, e exibindo o Luke em seu melhor estado, como todos os fãs gostariam de ver faz uns 30 anos.

OBS: só dessa vez, vamos dar alguns exemplos de Mestre Jedi barbudos do antigo Universo Expandido de Star Wars também. Para quem não é muito antenado nesse ponto, eu explico: antes de ser adquirido pela Disney, Star Wars expandiu seu universo de histórias em games, livros e quadrinhos, que hoje são desconsiderados na franquia em prol de um novo Universo Expandido iniciado pela Casa do Mickey.

Para ilustrar quem são as figuras mais antigas, vamos colocar um AU, de Antigo Universo, só para não dar confusão. Com esse disclaimer, sinta o poder da Força fluindo sobre seus pelos faciais enquanto se inspira em alguns mestres jedi lendários.

Mestres Jedi barbudos para você se inspirar

Zez-Kai Ell (AU)

Esse é um dos Mestres Jedi mais antigos, tão antigo que ninguém faz ideia de quem ele é

Apareceu no game The Old Republic. Zez foi membro do Antigo Conselho Jedi séculos antes dos acontecimentos dos filmes. Seu papel mais ativo foi nas chamadas Guerras Mandalorianas, em que expulsou uma antiga Jedi por ter ido contra as ordens do Conselho.

E sua sabedoria é mostrada no bigodão gigantesco, que mesmo em 3D ainda assim é bem expressivo. Ah, e se você é um barbudo gamer, vale muito a pena jogar The Old Republic, ou ainda a série Knights of The Old Republic.

Obi-Wan Kenobi

Obi-Wan é o Mestre Jedi mais antigo

Desde que assumiu o posto como Cavaleiro Jedi, e depois como Mestre Jedi, Obi-Wan passou a adotar um belo cavanhaque como sinal de sabedoria, e aos poucos uma barba completa.

Apesar de na juventude ter sido um tanto sisudo e cético, Obi-Wan aprendeu com seu mestre Qui-Gon Jinn que a Força está além da própria filosofia Jedi. E Qui-Gon é outro barbudo de respeito, então já sabe o que os pelos faciais significam para os servos da luz na Galáxia;

Conde Dookan

O Conde Dookan foi um dos Mestres Jedi que deixaram a ordem por desacreditarem nela

O Conde Dookan, antes de cair para o Lado Sombrio da Força, foi o mestre de Qui-Gon Jinn, o que explica um pouco do comportamento questionador do antigo mentor de Obi-Wan. E como Qui-Gon, também tinha uma barba muito bem cuidada.

O curioso é que, durante o período em que fora um Jedi, Dookan era um Jedi dedicado, e um dos melhores alunos do Mestre Yoda. Tal como acontece com muitos humanos, porém, uma batalha sem sentido na qual Dookan foi enviado acabou com sua fé, bem como sua queda para o lado sombrio..

Corran Horn (AU)

Corran Horn foi um dos Mestres Jedi do Antigo Universo que se perderam

Personagem recorrente nos romances após o Episódio VI, Corran Horn foi um piloto Nova República com alta sensibilidade à força. De grande simpatia e bem visto pelos companheiros, Corran era bem visto até se meter em alguma enrascada e ser quase preso por diversas vezes pelas forças do Império.

Conforme descobriu sua relação com a Força, Corran Horn foi treinar suas aptidões com Luke, acabando por se tornar um Mestre Jedi completo antes de deixar as atividades como piloto. E assim como outros tantos Mestres Jedi de respeito, ele tem um baita cavanhaque bem aparado.

Kyle Katarn (AU)

Outro clássico entre os Mestres Jedi que se perderam foi o carismático Kyle Katarn

No Antigo Universo Expandido, Kyle Katarn seria um daqueles exemplos de personagens que poderiam ser chamados de prodígio quando se trata da Força. Sensitivo a ela, Kyle foi um ex-stormtrooper que se desertou a ordem quando passou a questionar seus métodos escusos. E também por aquele capacete exagerado escondia a barba bem feita do jovem soldado.

Ao encarar o Vale dos Jedi, Katarn passou a encarar ainda mais a si mesmo nos desígnios da Força, e eliminando o seu lado sombrio, ele aprendeu a lidar com a Força dentro de si por conta própria, se aliando a Luke em sua Nova Academia Jedi como mestre.

Luke Skywalker

Luke Skywalker ficou muito foda como um dos Mestres Jedi

Temos que dar os parabéns a Disney aqui. Apesar das controvérsias ao acabar com o Antigo Universo Expandido, eles começaram com o pé na porta com sua nova literatura e abordagem aos personagens. Vai dizer que não deu um hype legal ver Luke Skywalker em suas roupas de Mestre Jedi e aquela barba pesada e bem feita de mentor ao se mostrar a Rey?

Ainda não sabemos o que levou Luke ao completo exílio nos 30 anos após a Batalha de Yavin, mas é certo que ele carrega tanto uma dose de culpa como de sabedoria profunda, já que ele teve de levantar a antiga Ordem Jedi praticamente sozinho, e nesse meio tempo o sobrinho caiu para o Lado Sombrio. Resta só esperar a estréia para saber o que diabos foi aquela última frase no teaser.

Mace Windu, o Mestre Não-Barbudo

Mace Windu é um dos Mestres Jedi que perdeu a barba e se deu mal

Essa é na verdade uma “menção não muito honrosa” nessa lista. Mace Windu foi um dos poucos Mestre Jedi da Antiga Ordem entre os humanos que não portava uma barba de respeito, bem como outras características diferentonas como o sabre de luz roxo e ser absurdamente chato e intransigente. Ainda assim, mesmo com toda essa postura meio irritante, ele foi um Jedi até o fim, não abandonando suas convicções mesmo no momento de trairagem braba do Anakin…

Gostou da lista diferente, jovem? Barbas e Mestre Jedi tem tudo a ver. Elas passam aquela imagem de sabedoria e confiança que esses guerreiros e filósofos precisam, coisa que você pode ver inclusive no vindouro filme da franquia. Compartilhe essa lista nas redes sociais, e vá se preparando bem para esse novo episódio de Star Wars! Até a próxima!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *