em

Pedra Hume: O que é e como usar na hora de fazer a barba?

Saiba a fundo tudo sobre este produto!

Não tem jeito, jovem: se você está aprendendo a usar alguma ferramenta para aparar ou fazer a barba, é bem possível que se machuque. Nada realmente grave, mas é um bocado frustrante ter aquelas marcas e cicatrizes no rosto, mesmo que pequenas por não ter se cuidado direito. É para isso que temos a pedra hume para ajudar nessas horas.

A pedra hume tem um uso muito prático nas áreas de saúde e estética. Feita com alúmen de potássio, ela é muito prática como antitranspirante e cuidados com a pele em geral, mas encontra sua principal aplicação na cicatrização de feridas.

E é por isso que vamos desvendar todas as suas particularidades, para que os barbudos tenham um grande aliado nos cuidados com o rosto e os pelos faciais.

Como funciona a pedra hume?

A Pedra hume é muito conhecida por tratar da pele em seus vários aspectos
A Pedra hume é muito conhecida por tratar da pele em seus vários aspectos

A pedra hume tem um formato translúcido e um pouco esbranquiçado. Mas essa não é sua única apresentação: hoje em dia ela é encontrada em sprays, sais, ou ainda pó, direcionando para suas várias necessidades.

Sua superfície é úmida, lembrando um pouco o sabonete molhado. São por essas características que um dos usos mais comuns da  pedra hume é como antitranspirante.

Neste uso em específico, o alúmen contrai um pouco os poros da pele, o que diminui a quantidade de suor liberada por eles. Para os barbudos, pode ser um uso interessante no verão… Mas já vamos ver isso em maiores detalhes.

As outras formas da pedra hume também possuem aplicações bem diferenciadas. O uso na forma de sais, por exemplo, é muito bom para chás curativos. E só para constar: você não deve bebê-lo, viu?! Esta é uma boa infusão para ser colocada em ataduras.

Já os sais de pedra hume possuem uso mais interessante para os tratamentos de pele. Você pode recomendá-los para as barbudetes – e para os barbudo também, por que não? – nos tratamentos de estrias.

Combinado a um sabonete líquido, os sais de pedra hume podem ser usados como esfoliação das estrias. Com a superfície da pele mais aliviada com o uso dos sais, o uso de outros produtos se torna mais efetivo.

Esses são apenas alguns dos exemplos que tornam a pedra hume um grande aliado para os cuidados com os pelos faciais. Mas para que você fique esperto com a barba nessas horas, veja quais são as vantagens e as desvantagens da pedra hume de forma geral.

Vantagens e Desvantagens da Pedra Hume

Entender quais são as vantagens e as desvantagens da Pedra hume vai ajudá-lo a fazer uma boa escolha
Entender quais são as vantagens e as desvantagens da Pedra hume vai ajudá-lo a fazer uma boa escolha

Por não ser um produto 100% natural, a pedra hume pode apresentar riscos consideráveis para alguns usuários, como pode ser até perigoso para algumas pessoas se não houver cuidado. Mas vamos listar as opções.

Vantagens

  • Pode ser uma ótima alternativa para quem tem problemas com o aerossol do desodorante;
  • Suas propriedades bactericidas e cicatrizantes tratam aftas e outras infecções do tipo
  • Todas as suas versões são de fácil aplicação
  • É fácil de encontrar em farmácias e drogarias;

Desvantagens

  • Deve ter seu uso moderado devido a forte presença de alumínio
  • Pode causar reações alérgicas
  • O risco de ingestão pode levar a hemorragias e morte

Sim jovem, ingerir pedra hume por acidente pode causar sérios problemas. Se acontecer isso, vá para o hospital imediatamente.

Como usar na barba?

A Pedra hume pode ser usada muito bem na barba, veja como!
Veja como a pedra hume ajuda fechando os poros da pele.

Como deu para ver nos exemplos mais acima, a pedra hume é muito boa para tratar de cuidados da pele, desde que se tenha cautela, principalmente ao saber se você é alérgico a alumínio e potássio. Nos pelos faciais, ela pode ajudar muito na cicatrização de feridas causadas pela gilete ou pela navalha.

Também é muito útil caso você sofra de coceiras após se barbear. Isso porque as propriedades da pedra hume ajuda a fechar os poros da pele, agilizando não apenas a cicatrização, mas evita aquelas irritações que podem prejudicar feio o seu visual.

Vamos te ensinar um passo a passo prático para você usar a pedra hume na barba de forma sossegada.

  • Faça a barba normalmente com sua gilete e navalha. Não se esqueça de lavar o rosto com água quente antes de começar o trabalho;
  • Ao finalizar, lave o rosto com água fria, e passe a pedra hume nas áreas barbeadas por cerca de 30 segundos;
  • Você vai sentir a pele pinicar um pouco após passar a pedra. Lave o rosto novamente com água fria, e tanto a prurida como a oleosidade que pode estar no rosto vai passar;
  • Caso tenha o rosto muito seco, passe a pedra hume por no máximo 10 segundos;
  • Para finalizar, passe o balm para barba. Ele vai nutrir os bulbos capilares.

Vale a pena o investimento?

Vale investir na Pedra hume. desde que você tenha os devidos cuidados

A pedra hume, seja a natural ou a fabricada, é bem fácil de ser achada, e com um bom preço. Para os barbudos que precisam lidar com a oleosidade do rosto com frequência, é uma ótima saída para complementar o uso dos produtos para barba.

Some isso aos outros usos de produtos para barba, e você terá algo bem completo para evitar qualquer um daqueles problemas mais graves, como as espinhas e os cravos, por exemplo.

Mas fica esperto, jovem: pelas desvantagens que explicamos acima, e para os rapazes com o rosto mais seco, seu uso deve ser bem cuidados. Na dúvida, sempre é bom buscar antes um dermatologista para lhe dar as coordenadas do que precisa ser feito.

pedra hume sprayCompre este produto clicando aqui

A pedra hume é versátil pra caramba, não é? Considere seus usos em momentos específicos, só para não esquecer daquela máxima de que tudo em excesso faz mal. E não deixe de compartilhar a técnica com seus amigos barbudos nas redes sociais, para ajudar aquele novato ou experiente em suas dificuldades no barbear. Até a próxima, jovem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avatar for Rodrigo

Escrito por Rodrigo

Barbudo com interesses diversos, expert em produtos para barba e cuidados, porem focado em ajudar outros barbudos em como cuidar melhor de suas barbas e ter seu estilo próprio.
Tem alguma dúvida? Pergunte-me e irei lhe ajudar no que for preciso para deixar sua barba top!

5 Kits de presente de natal para seu barbudo

Barbas e Mestres Jedi – A força é forte em você!