Barbudos são narcisistas? O que as pessoas acham de verdade.

Cuidar das barbas e cabelos é uma atitude normal para qualquer barbudo que gosta do visual. Isso dá autoestima, abre a possibilidade de ser mais criativo com o visual, fora aquele chamariz quase natural em todos os tipos de relacionamento. Mas todo esse cuidado consigo mesmo pode levantar uma questão até pertinente: seriam os barbudos narcisistas?

De certa forma, cuidar da barba, dos cabelos e do visual como um todo não deixa de ser um ato de vaidade. Você está dedicando uma boa parte do seu tempo basicamente se dedicando à própria imagem. Mas será que isto é real mesmo, ou seria um exagero vindo de pessoas que não cuidam da barba de verdade?

Vejamos alguns aspectos positivos e negativos a respeito deste assunto. Se você não for um narcisista, pode ficar tranquilo que não é o seu caso. Se você for e achar um problema, é uma boa chance de acabar com esse problema. E sim, é um problemão.

O que definem os narcisistas?

Narcisistas são conhecidos por serem líderes temidos, entre outras coisas

Os narcisistas são figuras particularmente curiosas. Em uma definição bem resumida, podemos dizer que eles são pessoas – homens e mulheres – que amam a si mesmos. Mas não poderia ser comum? Na verdade não, ao menos no caso dos narcisistas. Pessoas desse tipo não amam nada nem ninguém que não sejam eles mesmos.

Gosto de comentar que eles são as pessoas que te olham nos olhos apenas para verem o próprio reflexo na íris. E isso é sério, jovem: narcisismo é um tipo bem pesado, e até idiota, de egoísmo e auto-valorização, e quando uma pessoa é identificada como tal, geram-se situações um tanto complicadas.

Vejamos algumas das características mais comuns dos narcisistas.

  • Adoram estar no controle, e isso pode ser no trabalho, nos relacionamentos, na rotina do cotidiano, em tudo…
  • São energéticos, ou enérgicos dependendo da pessoa. Um narcisista pode ser simpático ou antipático, mas dificilmente é recatado;

Os Narcisistas possuem um carisma diabólico...

  • São duas caras, principalmente quando diz respeito a relações. Traem com facilidade, e seu comportamento se torna sufocante. Gostam mais de falar do que de ouvir.
  • Selecionam bem as pessoas que desejam como amigas, para saber quem estará do seu lado, mais para reforçarem seu comportamento do que uma preocupação genuína.
  • São vistos como pessoas atraentes e estilosas.

Deixei para destacar esse último aspecto especificamente para chamar atenção dos barbudos. Tem muitos que poderiam ser enquadrados na figura narcisista por terem essa preocupação tão grande com o visual. Caso tenha se identificado com outras características faladas acima, é bom buscar mesmo uma autoavaliação sobre sua vida.

Enfim, longe de análises psicológicas, ser um barbudo dedicado no visual com frequência é algo tão ruim assim?

Os pontos positivos (e o negativo) de cuidar da barba

Nem todos os barbudos são narcisistas

Respondendo a pergunta acima: não. Não formamos uma geração de “narcisistas” por cuidar da barba a níveis mais profundos do que eram anos atrás. Essa modalidade simplesmente surgiu da necessidade masculina de explorar a si mesmo nesse sentido, o que não tem nada a ver com ser narcisista.

O que se confunde, muitas vezes, é com o fato dos barbudos realmente se verem como figuras mais confiantes, e por que não dizer bonitas mesmo, e isso pode ser interpretado de várias formas pelas outras pessoas.

Para ilustrar melhor, vamos resumir os pontos positivos que definem um barbudo:

Autoconhecimento – De um shampoo para barba ou cabelo, até um modelador específico para dar a devida atenção a barba e cabelos, o autoconhecimento é um dos pontos positivos mais interessantes no que diz respeito à cuidados pessoais. Ao se fazer uso desses produtos, você descobre quais são as particularidades do seu rosto, barba e cabelo, e vai se permitindo fazer o mesmo com o restante do corpo.

Maior beleza – Homens barbudos são mais bonitos, sim, jovem. Os pelos faciais não estão aí como um aspecto importante do visual masculino à toa. Uma barba bem aparada e tratada com os produtos certos chama muita atenção delas e deles também, sem nenhum tipo de cerimônia.

Mais Confiança – Combinado a todo esse conhecimento de si próprio e da aparência, um barbudo tem aquele bônus na autoestima. Mesmo que existam aqueles chatos no caminho, só um barbudo sabe como é se esforçar tanto para conseguir um tipo de visual tão único e tão especial.

E o ponto negativo? Justamente lidar com essas situações relacionadas a pessoas que não gostam de barbas, ou que não desejam entender os cuidados dos barbudos. Piadinhas, pequenos constrangimentos, e até ofensas gratuitas e diretas são recorrentes.

Mas veja, isso não é se vitimar, jovem. São fatos consumados, nos sentidos bons e no ruim, e que faz parte da rotina de ser um barbudo. Por isso que, uma vez identificados todos esses aspectos, não se deve parar de cuidar nunca.

Seja um barbudo e não seja um narcisista

Não entre no grupo dos Narcisistas, jovem!

A linha que divide um homem confiante de um narcisista é bem clara. Não se prenda na ideia de que ambos são a mesma pessoa, pois uma análise sincera vai te mostrar o quanto isso não é verdade. Veja só um pequeno exemplo.

Você está no bar com os amigos, naquele happy hour de quinta-feira. A barba está impecável mesmo depois de um longo dia de trabalho, e mesmo antes de sair do escritório, você dá aquele trato rápido com o óleo para barba, para deixá-la cheirosa.

Não demora muito para seus amigos mais próximos sentirem o cheiro do produto, e perceberem que você está mesmo animado para o momento, já que reserva estes cuidados para ocasiões especiais. Só que você não falou nada para eles sobre essa animação: foi uma atenção simples que você deu para suas barbas.

Um narcisista provavelmente pegaria essa deixa para falar do quanto está realmente empolgado com sua barba perfeita, apenas cultivando aquela base que vai ajudá-lo com certeza no futuro. Duas motivações completamente diferentes, não é mesmo?

Não caia neste grupo dos narcisistas, jovem. Autoconfiança e estima por si mesmo são importantes para lidar com o mundo, mas de nada adianta se você utilizá-la para objetivos escusos, ou pior ainda, não se importar com nada além de si mesmo. Mais do que usar para si mesmo, os produtos para barba também são para dar aquele carinho para pessoas próximas e importantes. Até a próxima!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *