Uma cerveja especial: quais você não pode deixar de provar

4.3/5 - (1534 votes)

Com as cervejarias artesanais crescendo cada dia mais, é seguro dizer que hoje essa modalidade de cervejaria está mais popular do que nunca. Se você já é um consumidor desses produtos ou está querendo se aventurar por esse caminho de novos sabores e encontrar uma cerveja especial, o seu lugar é aqui mesmo.

Depois não dá mole, e dê uma olhada no nosso post sobre o maior festival de cerveja do planeta, a Oktoberfest!

Encontre uma cerveja especial

cerveja especial

No post de hoje, preparamos para você uma lista com os diversos estilos ,sabores e principais características para você encontrar a sua cerveja especial!

Então, relaxe e comece a pensar em quais serão suas primeiras escolhas desta grande lista. Vamos lá?

Lager: baixa fermentação

cerveja especial

A levedura utilizada na produção de lager é mais suave do que a usada para fabricar a cerveja tradicional, e, por isso, se instala na parte inferior do recipiente do líquido após a fermentação. Ela precisa fermentar mais lentamente e em temperaturas mais baixas do que a levedura que é usada na produção de cerveja industrial, e por isso tem menor tolerância de álcool. As principais subcategorias desse tipo são:

Pale Lagers e Pilseners

American Lager

Sendo a mais comum de todas, possui cor clara e baixo teor de álcool, e muitas vezes é produzida em grandes quantidades. Representada por Pabst Blue Ribbon, Coors, Budweiser.

Helles Alemã

É maltada como uma Pilsener tradicional e apresenta uma cor de ouro brilhante. Representadas por Stoudt’s Gold Lager, Victory Helles Lager.

Pilsener Alemã

Possui cor de ouro pálido e um sabor de lúpulo médio com uma ligeira nota de malte. Representada por Nevada’s Nooner Pilsner, Sierra, Bavaria, Tröegs Sunshine Pils.

Pilsener Checa ou Bohemia

Possui cor de palha e é uma cerveja com um sabor de lúpulo pronunciadamente amargo. Às vezes pode ter um aroma floral. Representada por Piercing Pils, Dogfish Head’s, Lagunita’s PILS.

Lager Escura

cerveja especial

Bock Tradicional

É uma cerveja doce e maltada, com um sabor tostado e uma cor de cobre escuro. Representada por Winter Lager, Samuel Adams, Great Lakes, Rockefeller Bock.

Doppelbock

Doppelbock é um tipo de cerveja mais forte e que possui um teor alcoólico mais elevado, além de ser mais encorpada. Representada por Paulaner Salvator Doppelbock, Samuel Adams Double Bock, Tröegs Troegenator Double Bock.

Weizenbock

Weizenbock é uma bock de trigo e pode assumir sabores de malte frutado. Representada por Southern Tier Brewing Company’s Goat Boy, Victory Brewing Company’s Moonglow.

Maibock

Mais pálida do que as bocks tradicionais, embora o sabor de malte ainda esteja presente. Representada por Smuttynose Maibock, Hofbräu Maibock, Capital Maibock.

Ale: alta fermentação

cerveja especial

A levedura que é utilizada na produção da cerveja fermenta e se instala na parte superior do líquido. Ela tem uma maior tolerância ao álcool e fermenta em temperaturas mais quentes, quando comparado com o fermento que é usado para fabricar a Lager.

Brown Ale

American Brown Ale

Uma cerveja escura sem a amargura de Porter e cervejas de malte. Possui uma cor de caramelo escuro e é um meio termo em perfil encorpado. Representada por Sierra Nevada Tumbler Autumn Brown, Brooklyn Brown Ale.

English Brown Ale

Apresenta um sabor de malte de noz com um aroma de caramelo. Representada por City Star Brewing’s Bandit Brown, Newcastle Brown Ale.

Pale Ale

American Amber Ale

Cerveja de corpo médio com um sabor de caramelo e cor âmbar. Representada por Lagunitas Imperial Red Ale.

American Pale Ale

Uma cerveja de corpo médio com um sabor de lúpulo perceptível e cor de cobre. Representada por Smuttynose Shoals Pale Ale, Sierra Nevada Brewing.

Blonde Ale

Blonde Ale equilibra os sabores de malte e lúpulo muito bem, e muitas vezes tem um aroma frutado. Representada por Flying Fish Brewing, Victory Brewing.

English Bitter

Essa cerveja é nomeada em razão do sabor amargo do lúpulo. Tem sabor frutado e menor teor de álcool. Representada por Surly Brewing, Sharp’s Brewery’s.

English Pale Ale

Também conhecida por ter toques especialmente amargos, essa cerveja tem um forte sabor de lúpulo, que é equilibrado pelo malte doce. Representada por Flying Fish Extra Pale Ale, Black Sheep Ale.

Porter

cerveja especial

American Imperial Porter

De cor escura, mas sem o sabor de malte queimado. Há uma doçura maltada que está presente, e pode ser complementada por sabores de chocolate e café. Representada por Sierra Nevada Brewing Company’s Porter, Stone Smoked Porter.

English Brown Porter

Semelhante ao estilo americano, mas geralmente com um teor de álcool inferior e com menos doçura do malte. Representada por Shipyard Longfellow Winter Ale, Arcadia Brewing Company’s Arcadia London Porter.

Porter Robusta

Mais forte e mais amarga do que a Brown Porter, com uma cor escura e um sabor de caramelo sutil. Representada por Smuttynose Robust Porter, Thomas Hooker Imperial Porter.

Estilo Belga

cerveja especial

Belgian Pale Ale

Tem um sabor de malte torrado sem o avassalador sabor de lúpulo. Representada por Leffe Blonde, Weyerbacher Brewing Company’s Verboten, Samuel Adams Belgian Session.

Dubbel Belga

Rica em malte com uma nota frutada picante. Representada por Chimay Premiere, Blue Moon Winter Abbey Ale, Flying Fish Abbey Dubbel.

Tripel Belga

Cerveja mais leve de corpo com uma ligeira amargura e um elevado teor de álcool. Representada por Victory Brewing Company’s Golden Monkey, Weyerbacher Brewing Company’s Merry Monks.

Quadrupel Belga

De cor marrom escura e encorpada, essa cerveja tem sabores como os de açúcar mascavo e frutas, e tem um alto teor de álcool. Representada por Weyerbacher Brewing Company’s QUAD, Brewery Ommegang Three Philosophers.

Cervejas de Trigo

cerveja especial

Pale Wheat

De cor pálida, com teor de álcool mais baixo e sabor mais suave. Representada por Blue Moon Summer Honey Wheat, Samuel Adams Coastal Wheat, Shipyard Summer Ale.

Witbier Belga

Witbier recebe esse nome por sua cor branca, e tem um sabor leve, frutado bem correspondente. Representada por Hoegaarden White Ale, Dogfish Head Brewery’s Namaste, Blue Moon Belgian White.

Berliner Weisse

Um pouco ácida e com uma cor pálida. Às vezes calda de framboesa é adicionada para aliviar o gosto amargo. Representada por Dogfish Head’s Festina Peche, Iron Hill Brewery’s Berliner Weisse.

Dunkelweizen

Uma versão mais escura de uma Hefeweizen, essa cerveja tem um sabor maltado com notas de banana. Representada por Samuel Adams Dunkelweizen, Franziskaner Hefe-Weisse Dunkel.

Hefeweizen

A cor clara da cerveja de trigo com um sabor fresco, que às vezes pode ter notas de cravo ou maçã. Representada por Sierra Nevada Kellerweis Hefeweizen.

cerveja especial

Como pudemos ver, o que não falta são opções de uma cerveja especial para você escolher e aproveitar. Com o aumento da popularidade dessas cervejas, tem sido muito comum encontrar bares especializados na sua comercialização. Além disso, é possível encomendá-las em diversos sites especializados ou viajar por aí e conhecer um pouco de onde é culturalmente consumida.

O que achou dessa lista? Qual a cerveja especial que você mais gostou? Comente abaixo!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *