Saiba como preparar o corpo e o bolso para o Oktoberfest 2018!

Saiba como preparar o corpo e o bolso para o Oktoberfest 2018!

trink nicht zu viel oktoberfest 2018! Essa frase, tirada diretamente do Google Translate na cara de pau – já que ninguém aqui na redação fala um alemão fluente, mas chegaremos lá um dia por um bom motivo -, meio que dá a tônica do que vamos te ajudar aqui. A Oktoberfest é uma chance única de aproveitar o melhor da cultura germânica, beber uma boa cerveja, e ainda curtir bem o clima.

Se você é um leitor antigo do Blog Beard, sabe que fazemos uma cobertura legal para quem deseja aproveitar a festa que, ao contrário do que imagina, não se resume a região sul do Brasil – embora seja lá o seu ponto mais tradicional e o mais acessível para quem deseja conhecer. Caso não saiba nada sobre a Oktoberfest, recomendamos que comece por aqui, só pra ter uma ideia do que se trata.

Esse ano, vamos para uma parte um pouco mais técnica. Quer dizer, não deixa de ser uma viagem, certo? Que envolve custos, organizar as malas, saber o quanto vai gastar por lá, e que tipo de comes e bebes vai aproveitar, entre outras coisas.

Vamos te dar esse apoio completo para curtir a Oktoberfest 2018 com tranquilidade.

Oktoberfest 2018: preparando a carteira

Prepare-se para o Oktoberfest 2018

Bem, é uma viagem longa se parar pra pensar. A maior parte dos eventos da Oktoberfest costumam durar a semana inteira, então daí você pode se planejar se vai um dia, o fim de semana, ou todos os dias de evento (o que mostra um tanto do poder aquisitivo você tem, diga-se de passagem). Mas não vamos entrar em conjecturas por aqui, já que a questão é você curtir bem.

Quanto a organizar as malas, temos umas dicas bem interessantes aqui, jovem. Quanto aos custos da viagem, faça o seguinte check-in, para não ficar sem grana em momentos de grande importância durante o evento:

  • Passagem (Vai de ônibus? Avião? Com os amigos ou sozinho?)
  • Hospedagem (Se não for na casa de amigos, o mais próximo possível do evento)
  • Os custos do evento (Paga antes? O que vai ter além dos comes e bebes?)
  • Gastos extras (tudo o que vai fazer dentro do Oktoberfest)

Com isso em mente, vai ficar realmente fácil de saber quanto vai disponibilizar para sua viagem, incluindo o tempo de estadia. Vejamos em detalhes esses tópicos agora, pra chegar tranquilo e faceiro.

Passagem e Hospedagem

Para ir ao Oktoberfest 2018, é bom se antecipar nas passagens e hospedagem

Sem muitos mistérios aqui, jovem. Planejando com antecedência, é possível pegar uns bons descontos tanto na passagem como na hospedagem. Lembre-se que, por ser uma festa tão tradicional quanto o carnaval, por exemplo, a região no entorno da Oktoberfest costuma ser bem procurada, então quanto mais cedo agendar sua viagem, melhor.

Ainda na hospedagem, é bom considerar opções variadas da mesma. Hotéis são bons, mas são bem caros nesta época, além de ter essa concorrência por quartos como já falamos. Opções de estadia como o couchsurfing e o Airbnb podem ser uma boa se as vagas mais cobiçadas já foram alugadas, e você não tem tantas exigências quanto às particularidades do serviços.

Os sites citados costumam oferecer locais muito bons de descanso, então pode ficar tranquilo que não estamos te colocando em furada.

Os tipos de Cerveja na Oktoberfest

O Oktoberfest 2018 sempre traz uma boa variedade de cervejas

Essa é uma questão importante. Sendo os germânicos um dos povos mais tradicionais na fabricação da cerveja, é natural que você se permita provar opções diferentes do tradicional, mesmo que já tenha algumas preferências caso tenha pegado gosto nas artesanais. E aqui vai um conselho importante: vá consciente de que não vai encontrar exatamente tudo que deseja.

É bem simples, jovem. Como é uma festa bem arraigada nas tradições desta região européia, faz parte de sua cultura exaltar tudo aquilo que os faz únicos. Então dificilmente você vai encontrar uma Guinness num evento desses, por exemplo.

Basicamente, você vai encontrar a variedade de cervejas que respeitam o Renheitsgebot, ou o Edito da Pureza da cerveja feito ainda no século XV, na Baviera. As seis escolas que estão presentes na maior parte da Oktoberfest que seguem esses princípios seculares de produção são:

  • Augustiner-Bräu;
  • Hacker-Pschorr-Bräu;
  • Löwenbräu;
  • Paulaner-Bräu;
  • Spatenbräu;
  • Staaliches Hofbräu-München.

Todas são pertecentes a Munique, e se você ainda não tem interesse em ir a Alemanha, é um bom meio de começar a conhecê-la nessas escolas cervejeiras.

O que comer por lá

Entre os pratos Oktoberfest 2018, tem o Turducken

Mais do que apenas cerveja, a gastronomia alemã também é muito valorizada na Oktoberfest. A vantagem aqui é que, além dos alemães em si, você descobre muitas boas opções dos povos germânicos em geral, o que pode incluir nessa conta aí um pouquinho de opções polonesas e austríacas.

Se ficou curioso com as opções, separamos algumas sugestões bem resumidas e pra te dar água na boca. De repente até testar em casa se for um barbudo chef.

  • Cachorro-quente. Não, não aquele de rua, que é bem gostoso diga-se de passagem. Aqui tem a receita original, jovem, com molhos, tipos diferentes de salsicha ou até linguiça, que vão fazer você repensar sobre o lanche;
  • Marreco recheado. Talvez seja difícil comer carne de marreco, porém aqui nessa festa o que não falta são opções variadas da iguaria alemã.
  • Turducken. Ainda nas aves, talvez você queira um prato mais interessante do que um marreco recheado com legumes. Que tal uma ave recheada com outra ave?
  • Batata Recheada. Já reparou que os alemães gostam de rechear suas comidas, certo? Aqui tem um bom exemplar de um porn food já bem conhecido dos brasileiros.
  • Bretzel. É o tradicional pão alemão, jovem. Pode ser doce ou salgado, porém duas características os tornam indispensáveis: a forma de nó, e ser bem assado.

O que tem mais?

O Oktoberfest 2018 terá seu tradicional desfile

Comer, beber e se vestir como o pessoal daquela região não são as únicas coisas a se fazer na Oktoberfest 2018, obviamente. Os programas exatos variam de cidade para cidade, mas podemos listar algumas das atrações mais comuns da festa:

  • Conhecer os pontos turísticos especialmente planejados para o evento;
  • Apresentações de bandas nacionais e alemãs, com músicas típicas e outros estilos;
  • Fanfarras, souvenirs exóticos e toda sorte de comércio relacionado ao evento;
  • Desfile da Oktoberfest, com carros alegóricos temáticos com a cultura alemã, além de exposições de outros grupos culturais locais.

Esses eventos são parte comum para quem vai nos grandes eventos da Oktoberfest 2018, como Blumenau e Florianópolis, mas as opções vão bem além. Fizemos uma outra cobertura falando das cidades brasileiras tradicionais do evento, então vale a pena dar uma conferida para escolher o seu destino e curtir bem as festividades em Outubro. Não deixe de conferir, e boa festa!!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *