Chef de cozinha com barba pode ou não pode?

Todo cuidado na cozinha é pouco. Estamos sempre em constante atenção com os detalhes para que tudo saia de forma perfeita. E o mais importante, obviamente, é com a limpeza.Toucas, luvas e outros acessórios são obrigatórios em cozinhas profissionais, e se ele for ainda mais dedicado faz o mesmo em casa. Mas e as barbas? É possível um chef de cozinha com barba?

Essa é uma questão muito discutida, e para quem não manja muito de cozinha, fica com aquela dúvida ou mesmo medo: vai que aqueles pelos faciais caem no meio da comida? Mas calma, não é para tanto, e vamos te explicar o porquê. Assim como os cabelos, os barbudos também devem ter uns bons cuidados com seu visual na cozinha.

Vejamos o que pode e o que não pode fazer com os pelos faciais na cozinha.

Afinal, o que é permitido por lei para um chef de cozinha com barba?

chef de cozinha com barba é proibidos ou não

Em muitas regiões do Brasil, a presença de barbas na cozinha é proibida ou bem restrita. A Anvisa, o órgão responsável por coordenar atividades nos setores de saúde, o que inclui a higiene pessoal de funcionários e profissionais como um todo, tem algumas regras.

De acordo com RDC 275/02, o funcionário deve estar “bem apresentável”. Isso inclui estar com as unhas cortadas e limpas, assim como as mãos; não utilizar algum tipo de adorno como pulseiras, anéis e brincos, e rosto barbeado. Em ambientes relacionados à saúde, como drogarias, por exemplo, exigem que seus funcionários tenham a cara lisa.

No caso dos cozinheiros, as regras variam. De modo geral, não são permitidos barbas cheias. Mas dependendo da região, é possível mantê-la, desde que sejam bem aparadas.

Então, é impossível manter os pelos faciais na cozinha? Se você for um cozinheiro profissional, sim, ou vai ter que adotar um estilo mais comportado. Mas não é totalmente impossível ficar sem os pelos faciais em um ambiente tão refinado.

Quais são os cuidados que se deve ter com a barba na cozinha?

Saiba alguns cuidados que o chef de cozinha com barba precisa ter

Seja em casa ou numa cozinha profissional, um chef de cozinha com barba deve ter apreço por seus pelos faciais, e ainda mais pela comida. Vejamos como você pode cuidar da sua barba nesses ambientes de uma forma adequada, sem prejudicar seus pratos, nem o seu visual.

  • Redinhas para barba – Isso mesmo. Assim como existem redes e toucas para cobrir os cabelos e evitar a presença dos fios na comida, existem redes específicas para barba. Elas não são difíceis de serem encontradas, e para os barbudos que desejam um visual um pouco mais cheio, é uma opção necessária.
  • Se não tiver rede, barba bem aparada – É, jovem, nesse caso não tem muito o que se fazer. Barbas muito cheias correm o risco de ter alguns fios na comida, o que para ambientes profissionais não é nada agradável. Para trazer mais confiança para si mesmo e para os que receberão seus pratos, opte por estilos mais simples, como a barba cerrada, por exemplo. Mesmo os Van Dykes ou cavanhaques únicos precisam ser bem curtos, para não proporcionar os mesmos riscos.
  • Não se esqueça da cera para barba – Para proteger sua barba dos efeitos do calor, e a comida da queda de alguns pelos faciais, a melhor opção é o balm para barba. Além de manter a barba protegida, você pode modelá-la de acordo com o ambiente. Mas fica a dica: use a cera para barba apenas para visuais um pouco mais cheios que o normal, como a Short Boxed Beard. Lembre-se das normas para a cozinha, certo?

Chefs famosos com barba para você se inspirar

Se você não quer deixar seus pelos faciais de lado ao lidar com a comida, mas não tem alguma referência, separamos exemplos de chefs muito conhecidos pela qualidade de seus pratos, e pelo estilo de barba que quebram alguns daqueles paradigmas mais exagerados. Se você quer uma referência para um chef de cozinha com barba, confira as referências a seguir.

René Redzepi

Líder do Noma, René é um chef de cozinha com barba que não abre mão do estilo

Vamos começar justamente quebrando o protocolo da barba cerrada! René é bem conhecido por chefiar o Noma, restaurante localizado na capital dinamarquesa, Compenhague. Por vezes já liderou a lista dos maiores chefs de cozinha do mundo, o que faz do restaurante um dos mais procurados na Europa. E ele não largou a barba desenhada para sair desse posto.

Heston Blumental

Blumental é um chef de cozinha com barba mais módica, mas não menos expressiva

Da Dinamarca para Inglaterra, Heston ficou conhecido não só pela barba cerrada e simpática, mas por um dos pratos mais curiosos do restaurante que leva seu nome em Londres: a Fruta da Carne. Trata-se de um fígado de galinha recheado com geleias de frutas. Você pode achar o prato um pouco  estranho a princípio, mas é uma iguaria única lá fora.

Alex Atala

Alex Atala é um chef de cozinha com barba que não esquenta com a presença dos pelos faciais

Achou a Dinamarca e a Inglaterra exemplos muito distantes? Vamos a umas indicações brasileiras então. O chef Alex Atala também figura nas listas de melhores chefs do mundo, e lidera o D.O.M, restaurante paulista muito bem quisto. Inspirado pela culinária da região norte do país, o chef se destaca não apenas pelos pratos diferenciados até para nosso público brasileiro, como pelo cavanhaque discreto e bem cuidado.

Henrique Fogaça

Henrique Fogaça é um mito, e um chef de cozinha com barba

E não poderia faltar o mito na nossa lista. Jurado do programa Masterchef, conhecido por seus pratos estilosos, a barba por fazer, e a postura de um barbudo de respeito, Henrique Fogaça é uma figura bem ativa na mídia. O chef está sempre ativo nas mídias sociais, falando de tudo um pouco, enquanto administra seu restaurante, Sal, em São Paulo. E uma das propostas mais fodas do chef em seu restaurante, além de cozinhar sem frescura, é que comidas não devem ser tratadas como artigos de luxo. Só com isso você já pode ser um barbudo top e buscar ser um cozinheiro top também.

Curtiu as referências, jovem? Agora que você já sabe como cuidar da barba, seja para fins profissionais ou pessoais, o pacote pode ficar completo ao aprender receitas tão práticas quanto gostosas para adicionar a sua mesa? Nada de frescura ou comida de sobrevivência, jovem: para ser um chef de cozinha com barba, é preciso apenas disposição e cabeça aberta para pegar as receitas. Até a próxima!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Comments

  1. Post
    Author
  2. Bruno dos Santos

    Sou Professor de Panificação e Confeitaria, não sou contra barba desde que sejam bem aparadas, inclusive as vezes uso.
    A higiene em não se diz em quem está com ou sem a barba.
    Quanto a questão industrias que tem pelos de ratos nos alimentos e o povo come de lamber os beiço.
    E é permitido…

  3. Veruska

    É absurdo barba e pêlos grandes em cozinha. Toda profissão temos de abrir mão de certas coisas. Se quer ser cozinheiro, tem de abrir mão de ter barba. Várias profissões não pode usar barba ou cabelo grande. Além disso, a legislação sanitária da ANVISA é bem rigorosa e tem de ser seguida. Não adianta fazer o “jeitinho” brasileiro. Conheço vários cozinheiros que inclusive raspa os pêlos dos braços.
    Achar pêlo/cabelo na comida é a pior coisa do mundo.

    1. Post
      Author
  4. Fernando

    Posso ser impedido de usar uma barba ” baixa “em instituições de ensino ??? Mesmo me propondo a usar máscara ??? A regulamentação dos órgãos públicos exige que um aluno não tenha barba ???

    1. Post
      Author
      Rodrigo

      Amigo, não conheço todas as regulamentações dos setores principalmente de instituições de ensino, por via de regra não podem se embasar em lei. Porem há regras específicas de higiene para certas atividades que devem ser seguidas.
      Então não, eles não podem de barrar, desde que você siga as normas de higiene estabelecidas pela vigilância sanitária do município.

  5. Julio Vicente

    Com todo respeito, mas é frescura que não acaba mais.
    Pelo é pelo (seja da barba, da cabeça, do braço) e é claro que não é nada agradável se deparar com um deles em sua comida, seja de onde ele for. Mas poha, é um ser humano que está preparando seu prato, ou seja, pode acontecer! Em minha humilde opinião a regra tinha que ser um pouco mais “humana”, ou seja: Cara, quer ter barba (ou qualquer pelo mais aparente no corpo) e ser cozinheiro? saiba que a chance de “dar merda” será muito maior! então, tome todos os cuidados possíveis, e ainda será pouco. Mas obrigar a raspar? aí não!… senão teria que raspar tudo!
    Abraços!

    1. Post
      Author
    2. jorge luiz

      O calor favorece a queda de cabelo. Seja da cabeça , do braço, ou do rosto. cabelo é uma contaminação física. Todos esses chefes “estrelas” deveriam saber disso. mas se querem usar a barba na cozinha, pelo menos protejam com um mascara descartável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *