A Melhor Cerveja Artesanal é de Minas Gerais

Minas Gerais é um estado muito famoso por três iguarias: o pão de queijo, o café, e a cachaça. E agora, mais uma bebida entra neste cardápio, a cerveja artesanal. Pergunte a seu amigo bom de copo o que ele acha tanto da cachaça mineira como das cervejas brasileiras produzidas por lá. O sorriso automático, típico de quem possui uma boa lembrança de tempos passados, vai ser uma resposta mais do que suficiente.

E este título de “melhor cerveja artesanal” não é a toa. O Concurso Brasileiro de Cervejas, realizado em Blumenau, Santa Catarina, teve em suas primeiras colocações cervejarias de várias cidades mineiras. O que enaltece tanto a competência do estado na bebida como em seu outro título: a “Capital dos Bares do Brasil”.

Mas o que a cerveja mineira tem de tão especial quando comparada a outras cervejarias brasileiras?

As características da Cerveja Artesanal Mineira

Há quem compare a produção mineira de cerveja com as melhores marcas belgas em questão de técnica e qualidade. E não é nenhum exagero: Minas Gerais é a segunda maior produtora de cerveja artesanal do Brasil, com quase 1 milhão de litros produzidos por mês. Atrás dela, apenas Santa Catarina.

Cerveja Artesanal mineira

Com várias fábricas espalhadas pelo estado, uma das características que tem chamado atenção não apenas dos mineiros, mas por boa parte dos apreciadores de cervejas artesanais, é a sua variedade e ousadia nos estilos. Para se ter uma ideia, 55 dos 120 estilos de cerveja produzidos no mundo inteiro se encontram em Minas Gerais.

Outro fator que contribuí para o crescimento exorbitante das cervejas artesanais em todo estado são as pequenas redes. Ora independentes, ora associadas a outros grupos locais, elas ajudam a manter o interesse do público com opções mais acessíveis, e ao mesmo tempo garantem o mesmo selo de qualidade dos grandes nomes. Para quem gosta de fazer um tour pelos bares de Minas Gerais, vai encontrar uma variedade impressionante.

Entre as cidades que se destacam no circuito mineiro de cervejarias mineiras, estão as seguintes:

. Belo Horizonte – Possui a maior quantidade de cervejarias artesanais do estado. Seus estilos são variados, e atendem a todos os gostos.

. Nova Lima – Se destaca com suas três cervejarias de estilo alemão, atraindo uma grande quantidade de apreciadores para a cidade, cuja concorrência está na região sul.

. Capim Branco – Apesar de contar com apenas uma grande Cervejaria, a Artesamalt, seu estilo mais tradicional pode ser a porta de entrada para quem deseja conhecer mais sobre os modelos fora do mercado tradicional, e sabores mais variados.

. Ribeirão das Neves – Com várias fábricas espalhadas pela região, a cidade tem uma variedade um pouco menor do que a capital BH, mas não perde a qualidade estadual. Para quem não está interessado no ritmo de Belo Horizonte, mas deseja conhecer mais da cervejaria artesanal, Ribeirão das Neves é o lugar.

Exemplos de Cervejarias Mineiras

Como dissemos mais acima, o que traz destaque para as cervejas artesanais mineiras não são apenas a variedade, como também a criatividade e ousadia em sabores, e até mesmo preços acessíveis para seus apreciadores.

Cerveja Artesanal Falke Bier

Para que não fique muito perdido na hora de escolher as suas cervejas, temos uma pequena lista com algumas sugestões de cervejarias para você visitar em Minas Gerais, a maioria delas nas cidades já citadas.

E como um bom cervejeiro, você certamente não vai escolher apenas em uma.

Backer

Com quase 20 anos de existência, a cervejaria de Belo Horizonte foi fundada pelos irmãos Halim e Munir Lebbos. E de todas as presentes aqui, ela aposta em um estilo mais tradicional de fabricação. Uma ótima porta de entrada para conhecer e apreciar as cervejas artesanais.

Bruder

Situada em Ipatinga, a Bruder foi uma das ganhadores do prêmio em Blumenau com sua Red Leger. Com opções de estilos tanto na Pilsen, Weizen e Red, a Bruder também aposta no estilo alemão clássico, e garante uma qualidade e acessibilidade sem igual.

Falke Bier

Fundada em 2004, a Falke Bier é uma das mais respeitadas em Ribeirão das Neves. Embora no início os irmãos Falcone (Marco Antônio, Juliana e Ronaldo) tenham investido no tradicional estilo alemão, suas opções atuais incluem receitas da Bélgica, Inglaterra, República Tcheca, e até mesmo uma cerveja escura especial em homenagem a Ouro Preto, com o malte torrado na própria fábrica.

Krug Bier

Considerada a primeira cervejaria artesanal de Minas Gerais, fundada em 1997 na cidade de Nova Lima, a Krug Bier tem uma das maiores variedades do estado atualmente. Seu carro chefe atual é a Linha Áustria, considerada uma das melhores do mundo, mas vem se expandindo em criatividade com sua linha Expressionista (de nomes bem curiosos), e a Linha Rock, inspirada na cena musical de Minas Gerais.

Kud

É a mais recente na nossa lista, fundada em 2010, e também de Nova Lima. Crescendo rapidamente desde sua fundação, a Kud tem uma pegada mais voltada para a criatividade: ao invés de apostar apenas no estilo tradicional, sua linha vai desde receitas do estilo Witbler, com cascas de laranja, até uma Smoked Ale com malte defumado, dando um sabor especial para esta cerveja escura. Para quem gosta de variedade, aqui esta a pedida.

Wäls

A grande vencedora dos prêmios em Blumenau, a Wäls possui um estilo mais sofisticado, e por que não dizer, mais luxuoso. Localizada na região da Pampulha, em Belo Horizonte, seu acervo conta com opções que por muitas vezes lembram vinhos e champanhes, seja pela apresentação, ou mesmo pela apuração na receita. Seu exemplar mais conhecido atualmente é a Petroleum, uma Russian Imperial Stout com 12% de teor alcoólico.

Cerveja Artesanal walls petroleum

Se planeja visitar Belo Horizonte e algumas das cidades citadas acima, vale muito a pena conhecer suas cervejarias. A variedade, sobretudo em Belo Horizonte, onde existem bares dedicados a boa parte destas e outras marcas locais, vão garantir a você uma experiência especial. Além de fazê-lo perceber na prática porque a melhor Cerveja Artesanal é mineira.

E se quiser aproveitar também umas dicas de o que comer, confira esse link aqui, com as TOP10 Hamburguerias do Brasil!

AH e para os barbudos, temos um guia de como comer sem sujar a barba!

Você pode se cadastrar em nossa newsletter para receber os conteúdos com exclusividade.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *