7 Cervejas e aperitivos para a galera aproveitar no verão!

7 Cervejas e aperitivos para a galera aproveitar no verão!
4.5/5 - (4454 votes)

Você já ouviu aquele papo de que “cerveja engorda”, não é? Mas se você conhece bem do assunto, sabe que não é ela a responsável por deixar com aquela barriga digna de um grande guerreiro bárbaro aposentado, mas sim os seus acompanhamentos. E isso também pode se tornar uma falácia, se você souber apreciar com moderação boas cervejas e aperitivos de qualidade. Afinal, você é um barbudo que se cuida, certo?

Existe uma infinidade de aperitivos que podem acompanhar ou até harmonizar na hora de beber a cerveja. É quase um ritual entre os amigos que se reúnem para beber, e ter algo para acompanhar os papos e as zueiras.

Então pare deixar essas opções ainda mais variadas, e dar um diferencial além da conhecida “calabresa com cebola e limão”, vamos apresentar algumas ideias de aperitivos que vão tornar seu verão ainda mais interessante.

Combinações de cervejas e aperitivos para aproveitar no verão

Antes, como de costume, é bom dar uma dica importante aqui: apesar de usarmos a ideia de combinar cervejas e aperitivos, nada te impede de você escolher a cerva que quiser. Afinal de contas, os aperitivos são seus, nada melhor do que respeitar as preferências, certo?

Vamos às dicas.

1 – Bolinho de Bacalhau

Bolinho de bacalhau é uma boa combinação de Cerveja e aperitivo

E uma das marcas registradas da praia e do verão como um todo, ao menos nos litorais cariocas e parte do nordeste. O bolinho de bacalhau precisa estar no ponto certo de fritura, e bem temperado, já que o gosto dele costuma ser bem marcado. Aliás, você sabia que o bacalhau não é um peixe, e sim uma técnica de conserva do mesmo? Vivendo e aprendendo.

Uma cerveja lager, como aquelas mais populares que se dizem Pilsen, é muito boa para acompanhar os bolinhos de bacalhau. Mas consuma com cuidado, pois eles têm a tendência de encher bem fácil no estômago.

2 – Nachos

Os nachos são ótimos entre Cervejas e aperitivos

Sabe o doritos? Então, esquece ele. O verdadeiro nacho mexicano é mais “puro”, por assim dizer, apenas com aquela massa leve e crocante como um biscoito. O grande charme para quem quer acompanhar a cerveja com nachos está não só no aperitivo em si, mas em seus molhos.

Um nacho sozinho, sendo bem sincero, acaba meio sem graça. E nisso os próprios mexicanos também sabem disso, e tratam de acompanhar a iguaria com molhos como a Guacamole, Cheddar derretido, Creme Azedo, Molho Tártaro e tantos outros. Se quiser outras opções interessantes, mete bronca também. A maior parte das Ale caem bem com Nachos, para manter o frescor e ressaltar a picância dos nachos, caso prefira um molho assim.

3 – Batatas temperadas

Batatas Temperadas são muito boas para combinar Cervejas e aperitivos

Pode ser batata frita, mas para quem combina cervejas e aperitivos sabe que só essa opção não é suficiente. Por isso a opção a seguir vai um pouco além. As batatinhas temperadas são comuns não apenas como aperitivo para as cervejas, como em churrascos e almoços em geral. Se você não é muito fã de frituras, pode ser uma boa alternativa.

A receita mais básica é feita com aquelas batatinhas bem pequenas, as chamadas pirulito. Descascadas, são cozidas apenas com sal, e depois escorridas. Para finalizar bem, coloque um molho de sua preferência – o tradicional para essa receita vai alho, vinagre, cebola, azeite e cheiro verde, tudo batido no liquidificador. E uma Pale Ale ou mesmo Porter para acompanhar.

4 – Provolone a Milanesa

Queijo a milanesa é uma delícia para combinar Cervejas e aperitivos

Ah, essa é uma sacanagem. Se não gostar de provolone, pode tentar uma gorgonzola ou mesmo um queijo coalho à milanesa, que o efeito é o mesmo: um queijo derretido e crocante para comer fechando os olhos, antes ou depois de um bom gole de cerveja.

Aqui, dá para acompanhar qualquer cerveja. E qualquer uma mesmo, já que você pode fazer esses cubinhos de queijo a milanesa com qualquer opção que tenha essa consistência para empanar e fritar direitinho.

5 – Cubinhos de Filé

As Cervejas e aperitivos ficam ainda melhores quando se coloca cubinhos de filé

Em alguns lugares chamam de arrepiadinho de filé, mas vamos manter os cubinhos mesmo para dar uma generalizada. Pode ser com peito de frango, com filé mignon, com alcatra, ou com qualquer peça que permita uma altera parecida com a de um medalhão de carne, mas cortado em cubos pequenos.

O tal arrepiadinho combina a ideia de cubinhos acima com o queijo a milanesa, trazendo um derretido gostoso junto a carne. Mas você pode ficar só nos cubinhos mesmo, combinando com uns tomates picados, e claro, aquela cerveja IPA forte.

6 – Salame com limão?

Salame com limão cai bem nas combinações de Cervejas e aperitivos

Bem, eu sei que a calabresa com limão é um aperitivo sem igual, prático e até baratinho de fazer para acompanhar a cerveja. Mas caso a ideia tenha enjoado para você – e acho que esteja senão você não ia procurar outras opções aqui, certo? -, pode aproveitar outras opções similares, e nem precisa levá-las na frigideira

Um salame costuma ser a melhor opção aqui. Se quiser ir um pouco além, pode tentar um presunto de parma, uma panchetta, um crisp de bacon, Rámon… Sacou que a calabresa não é o único bom defumado, não é?

7 – Bruschetta

A bruschetta é inusitada, mas combina bem entre Cervejas e aperitivos

Segura a quinta série aí. O aperitivo, que é quase uma entrada em um restaurante, cai bem com aquelas cervejas mais suaves, como a Lager ou mesmo a Pilsen, por exemplo. A bruschetta, basicamente, é uma torrada no azeite acompanhada com tomate, manjericão e mais um pouco de orégano.

Essa é uma boa ideia de cervejas e aperitivos para os barbudos que estão com pouca coisa na geladeira, querem algo rápido para acompanhar a gelada e estão com aquele pão perto de se transformarem em rocha. Ou curte umas versões diferenciadas da torrada mesmo. E claro, dá pra investir bem com os amigos.

A lista com cervejas e aperitivos pode ir além, jovem. Na verdade, é bom que você mesmo pense em ideias interessantes para acompanhar sua bebida, inspiradas ou gourmetizadas no que colocamos ainda. Que tal um queijo camembert à milanesa, ou cubinhos com uma picanha? Deixamos o resto com você, jovem. Até a próxima!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *