Guia completo de Degustação de Cerveja para iniciantes

Existem os admiradores de cerveja, os caras que não largam sua gelada favorita em algum momento da semana. E existem os verdadeiros apreciadores da cerveja, caras que não chegam a ser um sommelier, mas que possuem um conhecimento tão grande e variado da loira. Um apreciador desse tipo seguiu o Guia de Degustação de Cerveja de forma exemplar.

Mas o que seria esse guia? Que segredos ele guarda para aquele cara que ainda não percebe as nuances de cada tipo de cerveja? Se estiver disposto mesmo a descobrir, vamos destrinchar todas essas informações para você. E de cara, eu logo aviso: apreciar cada sabor de um tipo diferente de cerveja requer prática, e sem exageros. O que vamos mostrar adiante são práticas que vão ajudá-lo a ser um degustador ainda mais eficiente.

Vamos ao que interessa.

O Guia de Degustação de Cerveja que todo barbudo deve conhecer

Que tal conhecer alguns segredos da cerveja? Confira com a gente sobre degustação de cerveja

Basicamente, o que vamos apresentar neste guia de Degustação de Cerveja são os seguintes pontos, para que você tenha a melhor experiência com a cerveja sempre que tiver a oportunidade de apreciá-la. Vejamos:

  • Tipos de Cerveja
  • Tipos de Copos e Taças
  • Harmonização

Parece pouco, mas cada um desses tópicos guardam tantos detalhes que vale ficar um bom tempo testando suas várias possibilidades. Então vejamos em detalhes como funcionam cada uma dessas características que tornam a apreciação da cerveja ainda mais saborosa.

Tipos de Cerveja e suas peculiaridades

Existem dois grupos para Degustação de Cerveja, que englobam vários outros estilos

Basicamente, as cervejas se dividem em dois grandes grupos: as Lagers e as Ale. O que define um tipo ou outro é o seu tipo de fermentação: enquanto as cervejas lagers são de baixa fermentação, as Ale são de alta fermentação. Na prática, isso interfere no amargor da cerveja, na leveza (ou peso), ou mesmo na composição de aromas.

Saber os tipos de cerveja é bem importante para que suas escolhas sejam bem direcionadas. E mais do que isso: se você é um daqueles barbudos que nem sempre se dá bem com a cerveja por só conhecer aquelas mais populares, saber a que tipo ela pertence facilita sua procura por um estilo que não seja tão pesado ao organismo.

Vamos ver alguns exemplos de tipos de cerveja dentro das Lagers e as Ale.

Cervejas Lager

As cervejas Lager são as mais conhecidas ao fazer a Degustação de Cerveja

Devido a sua baixa fermentação, as cervejas lagers são mais leves e secas. Seus aromas vêm da levedura da cerveja, enquanto os sabores são mais sobrepostos pelo malte e pelo lúpulo. Boa parte delas são ótimas para dias mais quentes. E como veremos adiante, as Lagers são uma das mais populares no Brasil e importantes na Degustação de Cerveja Nacional.

Pilsen – Pode-se dizer que elas são os famosos chopps por aqui. Seu amargor é relativamente bem equilibrado, com uma espuma densa e que dura por um longo, preservando sua temperatura gelada. É um dos tipos mais leves, porém com alto teor alcoólico entre as cervejas.

Bock – Graças ao malte torrado, tanto sua coloração como sabores ficam mais intensos. Sua espuma é densa, e o teor alcoólico é ainda maior do que a Pilsen e boa parte das outras cervejas Lager. São um pouco mais caras em comparação a outras cervejas do tipo, porém vale a pena provar seu sabor em situações especiais.

American Lager – É bem possível que você encontre nas propagandas brasileiras de cerveja que suas opções populares sejam cervejas pilsen. Mas na verdade, a grande maioria delas pertencem ao estilo American Lager. Com pouco amargor e refrescante, elas são consideradas cervejas leves, ideias para quem deseja uma opção mais tranquila em dias muito quentes. Seu teor alcoólico é moderado.

Marzen – Se a pilsen é uma cerveja bem encorpada e agradável pelo sabor e temperaturas moderadas, a Marzen é uma versão “tunada” dessa cerveja. Sua espuma é consistente e bem espessa, ideal para quem precisa de uma boa quantidade da bebida por um tempo. Você a reconhece bem pelas cervejas vendidas na Oktoberfest, tanto na Alemanha como aqui no Brasil.

Cervejas Ale

A cervejas Ale são bem variadas, e faz a Degustação de Cerveja algo especial

São cervejas com alta fermentação, e por consequência permitem um pouco mais de criatividade entre os fabricantes. Por vezes, costumam ser fermentadas em barris específicos, de forma similar a vinhos, cachaças e outras bebidas fermentadas. E aqui vai um segredo: essas são as cervejas “originais”. Ou melhor dizendo, são as mais antigas, com as receitas originais vindas da Alemanha.

Vejamos alguns exemplos.

Weiss – Tem uma espuma densa, e tem um teor alcoólico relativamente moderado. Outro fator curioso na composição da Weiss é a quantidade relativa de malte de trigo junto a cevada, o que oferece algumas possibilidades únicas de bebidas nesse tipo.

IPA – É uma das cervejas com maior índice de lúpulo atualmente. E a razão disso é muito simples: como ela também possui uma boa quantidade de malte, e ambos os fatores combinam-se ao teor alcoólico acima da média, a quantidade extra de lúpulo ajuda a manter a bebida conservada. É uma boa sugestão para dias um pouco mais frios, ou para os apreciadores que desejam beber uma única dose por mais tempo.

Stout – É a famosa cerveja escura. Existem outros tipos, mas foi a stout que popularizou a categoria. A aparência escura da cerveja, combinada a seus sabores fortes, vem das técnicas de torra dos grãos de malte, o que todo um processo específico de fermentação para que saia perfeita. O resultado é uma cerveja forte, principalmente para dias frios.

Pale Ale – Apesar de ter uma espuma bem fina, o que implica em agilizar o aumento de sua temperatura de acordo com o ambiente, as Pale Ale são as mais ousadas em sabores e aromas. Boa parte delas trazem aromas frutados, o que atrai a atenção dos que buscam mais variedade.  

Cabe lembrar que não cobrimos todos os tipos de cervejas. Mas se você ficou curioso, dá uma olhada em alguns dos tipos que separamos aqui também, para que você abra ainda mais a cabeça para as cervejas artesanais.

Tipos de Copos e Taças para Degustação de Cerveja

A Degustação de Cerveja fica melhor com os copos certos

Tal como os vinhos, as cervejas conseguem mostrar suas melhores características quando combinadas ao tipo certo de taça ou copo. Na verdade, alguns tipos de taças costumam ser usadas tanto para vinhos como para cervejas. Mas isso é outro assunto.

Vejamos aqui neste Guia de Degustação de Cerveja alguns dos tipos de taças mais comuns, e quais se encaixam às cervejas em questão.

Tulipa – É um copo elegante, perfeito para pegar os aromas da cerveja. Para cervejas com muita espuma, como a Bock, Weiss e Marzen, é uma ótima sugestão para aproveitar os momentos especiais.

Pilsner – Não, eu não escrevi errado. Esse é um copo excelente para se apreciar a cerveja pilsen, com uma boca larga, alta e cônica, perfeita para acumular a espuma no topo, e proteger a bebida por um longo tempo.

Cálice – Parece brincadeira, mas você pode mesmo aproveitar uma boa cerveja com cálices propícios para elas. Com uma boca bem larga, e uma haste longa para evitar a dispersão de calor, ela é ótima para cervejas mais encorpadas, como a conhecida Trapista.

Mug – É a famosa caneca para os caras que desejam cervejas mais pesadas, como Marzen ou Stouts. Mesmo as Pilsens também podem ser apreciadas nas gigantescas canecas, com uma alça reforçada para suportar quase 1 litro de cerveja.

Pokal – Tem um fundo arredondado e a boca mais fina. É uma das taças mais versáteis, e ótimas para iniciar um novo apreciador de cervejas, já que ela tira o melhor de boa parte dos tipos. Se você já conhecer um pouquinho mais, experimente tipos como a Bock e a American Lager.

Weizen – São copos compridos, com uma boca um pouco mais larga que a base, o que faz uma pequena curva no copo, ou “cintura”, que ajuda a manter os aromas por mais tempo. Algumas Pale Ale, mas principalmente a Weiss, pode ser apreciada aqui.

Harmonização – Quais as melhores comidas para cada tipo de cerveja?

Existem diversas formas de Degustação de Cerveja através da harmonização

Harmonizações são combinações entre bebidas e acompanhamentos, que enaltecem o sabor de ambos de uma forma única. Com uma boa harmonização, você atinge um outro estado nos prazeres gastronômicos, e pode até fazer bonito naquele encontro especial.

Usando as cervejas citadas neste rápido guia, vejamos algumas boas opções de harmonizações para você comer como um lorde. Use-as como base para outros tipos de cerveja.

Pilsen – Peixes, frutos do mar e aves. Combinação perfeita para praias e lugares quentes.

Bock – Carnes de Porco e Churrasco em Geral. Use para aquele encontro especial com os amigos.

American Lager – Petiscos e Aves. Também é boa para aquela reunião mais descompromissada.

Marzen – Frios e embutidos (salsichas, linguiças. presunto). Que tal hot dog com cerveja?

Weiss – Carnes de Porco e pratos japoneses. Ofereça ao seu amigo oriental e ele vai pirar, com certeza.

IPA – Queijos e Burgers.  Se uma hamburgueria oferecer esta opção de cervejas artesanais, invista sem medo.

Stout – Churrasco e carnes em geral. Para aquele jantar mais pesado, ou para churrascos em dias mais frios, é excelente.

Pale Ale – Carnes de porco e frutos do mar. É excelente para alguns jantares românticos e momentos mais tranquilos.

Copo ideal para beber sua cerva gelada enquanto aprender sobre Degustação de Cerveja
Copo ideal para beber sua cerva sempre gelada

Gostou do nosso guia de degustação de cerveja? Obviamente, ele vai muito mais além em opções de cervejas e harmonizações. Recomendo que você confira algumas ideias a mais de pratos que podem ser apreciados não apenas com cerveja, mas com vinhos também. E não deixe de compartilhar com seus amigos, jovem. Até a próxima!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *