Pelo encravado na cara dói pra caramba, não é? Se você passa a mão no local, sente aquele incômodo. Se usar uma gilete ou aparelho para tirar o pelo, pode gerar uma infecção grave. E nem sempre é possível esperar o pelo encravado secar dentro da pele, já que a barba continua crescendo, e pode gerar uma falha nada agradável no seu visual.

Advertisements

Para resolver esse pequeno impasse, que pode se tornar grande e bem incômodo, separamos um pequeno guia. São dicas simples, mas que vão resolver os seus problemas antes deles se tornarem algo sério. Sim, um pelo encravado pode se tornar um problema mais grave de saúde do que um atentado ao visual da barba.

Mas sem alarde. Vamos cuidar desse problema com calma, e com o cuidado que um barbudo de respeito tem pelos próprios pelos faciais.

Quais são as causas do Pelo Encravado e como se identifica?

Aprenda a identificar o Pelo encravado

A causa mais comum para um pelo encravado é a falta de cuidado ao barbear. Muitas vezes, peles sensíveis que não tiveram os poros bem abertos ou fechando, acabam dificultando o corte das lâminas durante o barbear, o que gera aqueles entraves no pelo na hora de crescer novamente.

O resultado é uma espécie de caroço dolorido na área machucada, que se inflamado pode tomar uma área um pouco maior do rosto, e deixar a pele bem machucada. Não é recomendável “estourar” a área da mesma forma que uma espinha, pois o estrago pode ser bem maior para sua barba, mas principalmente para a pele.

Não é muito difícil identificar um pelo encravado, embora leve alguns dias para que a protuberância na pele apareça. E a princípio, ela pode se parecer com uma espinha, já que o pequeno caroço lembra uma mesmo. Depois que perceber o caroço, passe levemente o dedo. Se causar algum tipo de incômodo ou dor, é certo de que se trata de um pelo encravado.

pelo encravado

Pelo encravado inflamado, como resolver

Em alguns casos o pelo encravado por se curar sozinho, mas quando ele inflama um tratamento com pomadas a base de corticoide, antibiótico ou antifúngico pode ser a solução.

Porem, quando o pelo encravado inflamado está infeccionado com bactérias que naturalmente estão na pele (estafilococos), o local pode apresentar coceira e a inflamação pode apresentar pus. Neste acaso é preciso fazer um tratamento com antibiótico que pode ser usado de forma tópica em uma pomada ou via oral. Importante salientar que enquanto houver inflamação a área não deve ser raspada.

Em alguns casos o a inflamação se deve a bactérias presentes na água. Neste caso o local apresenta erupções vermelhas e coça, podendo surgir posteriormente bolhas de pus. O motivo dessa inflamação normalmente se deve á roupa de banho que fica úmida por mais tempo. Esse tipo de infecção é mais comumente encontrada na região púbica. Antibióticos raramente são indicados nesses casos, o mais recomendado são loções que aliviam a coceira.

Outro motivo da inflamação do pelo encravado é a presença de fungos, que provocam coceiras, sendo mais comum na região do peito e costas, menos frequente mas também pode ocorrer na região do pescoço, rosto, ombros e braços. Para tratar esse tipo de inflamação é utilizado antifúngicos tópicos ou por via oral.

Em casos extremos o medico pode optar por fazer a fazer uma drenagem através de um pequeno corte para retirar o pus e aliviar a dor.

Pelo encravado na virilha

O Pelo encravado na virilha, alem de doloroso pode causar manchas e escurecer a região. Como já vimos a causa é a dificuldade do pelo transpor a pele ai ele acaba se curvado e em alguns caso inflamando. Esse problema é bem comum em quem depila a região da virilha ou com gilete, cera ou outro método que cause microtraumas que propiciam a proliferação de bactérias ou fungos na pele.

pelo encravado na virilha

Pelo encravado na bunda

Também conhecido como foliculite na bunda ou nádegas tem as mesmas causas citada acima, e as formas de se tratar são as mesmas. Mas para previnir que os pelos se encravem na bunda, evite usar calças e cuecas muito justas de tecidos sintéticos que retêm o suor, prefira cuecas de algodão.

Como tirar o pelo encravado?

Tirar o pelo encravado é bem simples, mas é necessário alguns passos bem importantes. Vamos mostrá-los de uma forma prática para você.

Passo #1 – Esfoliação

Você pode usar um sabonete esfoliante, uma luva, ou qualquer outro tipo de esfoliante. Todos eles têm uma função similar, que é retirar as células mortas, sujeiras, e trazer aos poucos o pelo para fora da pele. E para qualquer tipo de esfoliante, não esfregue demais a área machucada, para não prejudicar ainda mais a pele.

Passo #2 – Compressa morna

Aplicar uma compressa morna ou um pouco mais quente vai ajudar a abrir os poros do rosto, incluindo na área que está machucada. Com a diminuição do calombo, fica mais fácil remover o pelo encravado. Para fazer essa compressa., não deixe de usar um pano limpo. E depois de molhá-lo na água morna, torça bem – ele só precisa estar úmido.

E não se esqueça de lavar o rosto em seguida com água fria, para fechar os poros e evitar outros pelos encravados.

Passo #3 – A Pinça…

A pinça é um método meio invasivo, porém eficiente se você tiver um pouco de cuidado. Para que funcione de uma forma mais segura, siga bem o passo anterior com a compressa. Quando a pele estiver bem mole, puxe com a pinça. Só não coloque muita força ao puxar, para não machucar a pele. Se vai doer? Bem, vai sim, mas você vai será algo temporário se comparar com cada toque ao rosto com o pelo encravado.

Ah, e não se esqueça de esterilizar bem a pinça antes de usar. A presença de bactérias no acessório pode gerar um problema muito pior do que um pelo encravado. Ferva a pinça em água quente, deixe por alguns minutos em um pano limpo, e após esfriar, use na barba. Faça sempre antes de usar para qualquer propósito.

Passo #4 – Estratégias antiacne

Esse pode ser tanto uma solução como uma prevenção. Se os outros passos não funcionaram, um medicamento antiacne vai ajudar a resolver esse problema. Mas não se esqueça de ir ao médico antes para se certificar que é possível usar o medicamento, e pegar o mais adequado.

A ajuda através de medicamentos também ajuda a acabar com a foliculite. Dá só uma olhada nesse artigo para entender melhor como um problema desses pode ser tão complicado quanto um pelo encravado.

Como evitar o Pelo Encravado

Existem algumas saídas muito simples para evitar os pelos encravados. Eles são importantes não apenas para este passo, como para fazer a aparação na barba que todo barbudo vai precisar uma hora ou outra. Veja quais são.

  • Faça uma esfoliação na pele de duas a 3 vezes por semana ou de 3 a 4 dias antes da depilação e 10 dias após a depilação.
  • Ante de depilar, lave a pele com um sabonete anticéptico.
  • Sabe a dica com água morna acima? Ela é necessária para abrir os poros da pele, assim como a água fria ajuda a fechar. Por isso é sempre bom aparar a barba após o banho, e lavá-lo bem depois de fazer a barba.
  • Mantenha as lâminas utilizadas no corte sempre limpas e esterilizadas. Se for o caso de lâminas de barbear descartáveis e navalhas, troque com uma boa frequência, pois o corte depende delas.
  • Na hora de aparar, siga o sentido que os pelos crescem quando for barbear, tanto pela facilidade como para evitar o risco de machucar a pele. Isso é ainda mais importante no pescoço, onde a barba machuca mais.
  • Depois de depilado, lave a região com água fria.

Qual produto devo usar para evitar pelo encravado?

Para você que sofre com pelo encravado, todo cuidado é pouco na hora de se barbear como ja falamos ai em cima. Mas a Barbearia Clube trouxe a solução para seus problemas! Apresento a vocês o trio Barbear Perfeito, estes produtos vão ajudar a acalmar a pele, hidratar a pele, amaciar os fios, ajudar a deslizar a lâmina melhor, tem ativos anti-inflamatória e anti séptica e ajuda na regeneração e cicatrização da pele!

kit Barbearia Clube Barbear Perfeito
kit Barbearia Clube Barbear Perfeito

kit Barbearia Clube Barbear Perfeito

Cuide bem da sua barba, jovem!

Todos esses cuidados para evitar os pelos encravados são importantes para não estragar o seu visual. Ter uma situação dessas com uma barba cheia, por exemplo, pode te forçar a desfazer de todo o visual, até estar de forma adequada para estilizar novamente. Se você seguir as prevenções de forma adequada, nada vai acontecer com sua barba.

E para encontrar aparelhos de qualidade para acabar com esses pelos faciais ruins, dá uma olhada na Loja Beard, jovem. Tem vários itens, de aparelhos a produtos para manter sua barba saudável, e impedir qualquer pelo encravado de surgir no seu rosto. Faça uma visita, é rapidinho. E até a próxima, meu amigo barbudo.

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.

One Response

  1. Avatar for Rodrigo Rodrigo
    Posted on 16/02/2021
  2. Avatar for Rodrigo Rodrigo
    Posted on 15/02/2021
  3. Avatar for Rodrigo Rodrigo
    Posted on 04/02/2021
  4. Avatar for Rodrigo Gab
    Posted on 08/02/2019

Deixe sua pergunta ou opinião

Ad Blocker Detected

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh